Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Dicas indispensáveis pra você aproveitar melhor cada Steam Sales!

É bastante comum chegar a época das promoções steam e as pessoas simplesmente não saberem o que fazer na hora. E aí quando passa, começam a lembrar do que poderiam ter feito, o que poderiam ter comprado, e claro... Os tão conhecidos arrependimentos. Afinal de contas, quantas pessoas já não foram na empolgação comprar aquele tão falado jogo eletrônico de ação, tipo um Sifu ou God of War da vida, pra só depois ver que foi dominado pelo hyper e nem gosta tanto do gênero. Então aqui vão umas dicas para aproveitar melhor cada Steam Sale.

O que são as Steam Sales?
 
Apesar de terem várias temporadas de descontos na Steam, as principais são as das quatro estações. Ou seja, mais ou menos a cada três meses, a Steam abre um momento onde quase todas as desenvolvedoras colocam seus jogos com desconto. Essas temporadas normalmente tem nomes diferentes no Brasil, pois estamos em outro hemisfério, então ela tenta disfarçar, por exemplo, a Steam Autumn Sales (Promoção de Outono), vira a "Promoção de Primavera" no Brasil, já a Steam Summer Sales (Promoção de Verão) vira a "Promoção de Férias", enquanto a Steam Winter Sales (Promoção de Inverno) vira a "Promoção de Fim de Ano". Confira:
  • Steam Spring Sales: Provavelmente o menos popular dos eventos, ocorrendo mais ou menos em março de cada ano.

  • Steam Summer Sales: A mais popular das vendas, por se passar mais ou menos durante o período de férias do meio do ano e as pessoas não estarem pensando em outros eventos como Black Friday e Natal. Dá cartinhas

  • Steam Autumn Sales: Esse evento ocorre sempre no fim de novembro e tem como destaque o fato de que a comunidade faz suas votações em jogos de toda a loja para eleger os melhores do ano na The Steam Awards.

  • Steam Winter Sales: As promoções de final de ano que ocorrem entre o fim de dezembro e os primeiros dias de janeiro, quase tão populares quanto a Summer Sales, tendo também um investimento pesado da Valve e dando cartinhas.

Além disso, existem algumas outras promoções especiais que surgem de tempos em tempos como por exemplo as promoções Steam de Ano Novo Chinês, que também são temáticas. Ou a Steam Next Fest, que tem foco em promover jogos indie. A promoção de Halloween é focada só em jogos de terror e assim vai...
 
Organize sua lista de desejos!

O Steam tem a lista de desejos que facilita muito a coisa. Basta você clicar em "+lista de desejos" que fica embaixo das fotos do jogo. No entanto é muito comum às vezes você ter adicionado tantos jogos, que no fim das contas ela não serve de fato pra ver o que tá bom pra comprar, mas meramente como lembrete. E assim, de repente você entra e vê coisas completamente aleatórias, um FIFA 22 ao lado de Project Zomboid, seguido de Call of Duty: Modern Warfare 2. Uma verdadeira bagunça que só te diz que o jogo te atrai, mas não o que é urgente pra olhar.
O que nem todo mundo sabe, é que dá pra personalizar a lista de favoritos para aparecerem os mais urgentes em cima! Dessa forma, ao entrar, você poderá ver as coisas que mais está desesperado por desconto, ali em cima! Isso também serve pra DLCs, então jogos de computador gratuitos como The Sims 4, Multiversus, Lost Ark e Poppy Playtime que são grátis, mas tem DLCs pagas, também podem entrar na lista pra você ficar de olho!

Como personalizar minha lista de desejos?

É muito fácil personalizar os seus jogos mais desejados na sua lista de desejos. Isso com certeza facilitará sua vida na hora de entrar na lista e ver com facilidade apenas aquele RPG eletrônico e semelhantes que você achou há meses atrás, mas esqueceu e sempre só lembra dele quando a promoção acaba. Basta fazer o seguinte:
  1. Na página do jogo, embaixo das fotos, clique em "+lista de desejos".
  2. Entre na sua lista de desejos, está no seu perfil na Steam. Ou só veja sua lista de desejos da Steam aqui.
  3. Note que do lado esquerdo de cada jogo, bem pequeno, tem um número. É possível clicar nesse número e colocar em que posição você quer que ele fique na lista.
  4. Clique lá em cima à direita em "Ordenar por" e selecione "Posições personalizadas.
Pronto! Agora sempre que bater aquela vontade enorme de jogar algo, você pode colocar como "Posição 1" e ele vai fazer o que estava nessa posição, se tornar o 2. Fica muito simples manter as coisas em ordens, mas é preciso lembrar quando adicionar aos favoritos, assim quando chegar a Steam Sales, vai estar tudo prontinho.

FILTRAR LISTA DA STEAM POR GÊNERO
 
Mas se o seu problema são apenas gêneros de jogos, e não títulos específicos, fica mais fácil ainda. Se seu negócio for só jogo eletrônico para um jogador, como Stray ou o jogo brasileiro 171, poderá encher o topo deles, mas se preferir um jogo em mundo aberto "Triplo A" de gráficos cabulosos como Grand Theft Auto V (GTA5) ou o badalado soulslike Elden Ring, é ainda mais fácil. Basta:

  1. No topo à esquerda, clique em "Buscar por nome ou marcador".
  2. Escreva o que você quer. É um jogo eletrônico de sobrevivência? Um jogo cooperativo como Cuphead? Ou um jogo de tabuleiro como Monopoly? Basta colocar o gênero ou uma palavra que define o jogo e se estiver na sua lista, ele aparecerá.
Se controla na hora de comprar jogos na Steam! 

Uma das coisas mais complicadas é se controlar na hora que a pessoa vê o preço na Steam, especialmente se antes ela só jogava em consoles de consoles como Playstation 4 e 5, Xbox Series S e X ou Nintendo Switch e de repente ganhou um PC Gamer. Como a pessoa sempre foi acostumada a ver jogos muito mais caros, às vezes ela vê algo que nem tá com um desconto muito bom, mas sofre a ilusão de que é um desconto único que nunca voltará a ser assim. 
 
Infelizmente para essas pessoas, não demora muito para descobrirem que às vezes mesmo na Steam Sales, aquele não era o melhor desconto. Inclusive acredito que esse seja um dos motivos de sempre pensarmos que a Steam Sales já foi melhor. Talvez ela nunca tenha sido, o negócio é que não tem comparação quando você tem um mar de produtos pra comprar e na próxima, os mesmos estão com desconto, parecendo que não tem nada novo.
 
Então é preciso ficar atento pra comprar só o que você quer realmente jogar! Até porque no mundo, temos tanto entretenimento, que por mais que desejemos algo, é fácil conseguir se entreter com outra coisa até a próxima Steam Sales. Pense que esse dinheiro que você vai gastar poderia ser usado para algo que seria útil de verdade. Você não vai querer passar pela frustração de pagar por algo e ver se tornar um jogo grátis! Isso sim vai ser ter visto seu dinheiro ir parar no lixo. Então só compre coisas urgentes.
 
Existe um mar de jogos para se jogar, isso sem contar com as outras formas de entretenimento, né? Sei que tem alguns jogos mais urgentes. Obras como God of War Ragnarok e The Amazing Spider-Man 2 foram anunciados sem uma versão lançada no PC junto com a versão de PS4 e PS5, e muita gente se rasgou com isso, mas convenhamos que a maioria dos jogos é mais uma vontade repentina, mas logo vemos que nem tempo temos pra jogar.

STEAM CALCULATOR PODE TE INCENTIVAR
Só falar é fácil, mas talvez um incentivo visual te ajude a repensar, afinal de contas a maioria de nós é bem consumista naturalmente. É só ver o Steam Deck, que não teve lançamento no Brasil, mas ainda assim as buscas pelos preços do Steam Deck pra importar são cabulosas. Mas talvez ao ver quanto sua conta vale e quanto você já gastou, isso te faça segurar as pontas um pouco, e pra isso existe uma ferramenta. Confira a Steam Calculator.

Aproveite os jogos gratuitos!

Todo mundo sabe que sempre atualizo o blog com jogos que normalmente são pagos, mas ficaram de graça. São jogos de diversas plataformas, Steam, Ubisoft Connect (Uplay), Epic Games Store, GOG, Battle.net (mais raro), Origin e mais... Indo desde jogos clássicos mais antigos que não rodam no Windows 11, até jogos tunados lançados atualmente, além dos meio-termo. Aqui algumas opções:
  • Jogos Grátis Free to Play: Pode não ser tão emocionante como pegar algo que era pago, mas os jogos F2P podem trazer muita diversão, não é em vão que as listas do tipo "Lost Ark Steam Charts" sempre estão com popularidade em alta. Obras de fora da Steam como o badalado jogo de navegador Doodle Champion Island Games ou o jogo de celular Subway Surfers, mostram bem que público tem. Inclusive tem certas alternativas a jogos que não tem na Steam. Por exemplo Fall Guys pode até ter saído da Steam, mas surgiu o Stumble Guys, também gratuito e que fez um sucesso enorme!

  • Lista de Jogos Grátis: Toda semana, em dias variados eu atualizo o blog com jogos grátis que estão sendo dados. Muitas empresas fazem isso por motivos variados. Isso certamente facilitará sua vida e vai ser uma economia boa. Confira a lista de jogos grátis, e também a lista de jogos grátis DRM-Free, e a que não atualizo tanto por não ser tão frequente, mas sempre volto a atualizar, lista de jogos grátis pra celular. E também tem a Lista de Doação de Keys.

  • Jogos em Nuvem Grátis: Nem todo mundo tem um PC bom e atinge o requisito mínimo do jogo que quer, e a computação em nuvem evoluiu a um nível cabuloso. Serviços como o Xbox Game Pass Ultimate podem ser pagos para isso, mas existem algumas opções sem pagar nada! Por exemplo, o Nvidia Geforce Now permite que você jogue Fortnite sem ter que ter uma assinatura, já o emulador em nuvem now.gg é capaz de emular jogos de celular pra jogar direto do navegador!

  • Amazon Prime Gaming: Uma das maneiras mais maravilhosas de conseguir uns jogos tunados e outras coisas! O melhor é que a assinatura dá 30 dias de teste grátis. Nesses 30 dias você pode pegar jogos grátis, itens grátis e dependendo da época até assinaturas grátis, como a da Ubisoft Connect+ que ela já chegou a dar. Isso sem contar com os outros benefícios, acesso ao Prime Video (Concorrente da Netflix), Amazon Music (Concorrente do Spotify), Amazon Reading (Acesso a livros), Frete Grátis Na Amazon, descontos exclusivos e mais! E mesmo que você use isso tudo e não queira continuar, você não paga NADA e os jogos continuam sendo seus pra sempre. Confira no link de afiliado Amazon.

  • GX.Games: Nem todo mundo sabe, mas a Opera Software não tem apenas o navegador Opera padrão, ele tem um focado em gamers e apenas usando ele é possível acessar o GX.Games, uma área gamer do Opera que tem uma penca de jogos indie, inclusive conhecidos e inclusive jogos grátis para serem resgatados na sua conta! Dá pra zerar uns games pagos em outras plataformas, mas sem gastar um centavo! E lá tem até jogos cooperativos! Você pode acessar usando o Opera GX.

As Steam Sales certas para gastar

Pode parecer estranho, mas existem as Steam Sales adequadas para você gastar dinheiro se quiser economizar mais. É claro que isso vai depender também do estilo de jogador que você é, do desconto que estiver naquele momento e outras coisinhas. Mas no geral existe uma regrinha boa para economizar mais, que é comprar apenas na Steam Summer Sales e Steam Winter Sales. Ou seja, a do meio e a do final do ano.

O motivo é que essas duas são as únicas promoções em que são dadas as cartinhas Steam. Essas cartas são ganhas tanto nos eventos que a Valve faz, que varia todo ano, quanto na hora que você compra. Existe uma quantidade mínima que você pode gastar e então uma carta é liberada e você pode fazer uma insígnia com ela, que vai dar XP para sua conta ou vender.

Claro que o que elas dão é questão de centavos apenas, mas pensa... Se você deixasse tudo o que você compra ao longo do ano pra comprar só no meio ou no final, vai ter muito mais cartas e mais economia naturalmente. Depois dê uma olhada na minha postagem com a estratégia pra ganhar dinheiro com as cartas Steam.

MAS NÃO ABANDONE OS OUTROS EVENTOS!

Fique atento, que apesar dos outros eventos não terem cartinhas, muitas vezes eles tem um evento que libera uma insígnia. Ou seja... Você vai ganhar mais XP na sua conta e consequentemente vai ter mais chances de ganhar um pacotinho de cartas toda semana. A Steam Autumn Sales (Promoção de Primavera), por exemplo, sempre tem o evento de votação de melhores jogos do ano e como incentivo a participar, a Valve te dá uma insígnia.
Compre keys fora da Steam! 
 
Ao mesmo tempo que a Steam entra em promoções, tem várias empresas que também entram em promoções, e o melhor é que elas vendem keys que você ativa na própria Steam. Tem vezes que esses preços estão cabulosamente mais baratos nessas lojas e te faz economizar demais.
 
Particularmente acho a GMG (Green Man Gaming), a melhor loja que tem, pois além de ser uma loja que licencia as chaves com as próprias desenvolvedoras, garantindo segurança na venda, ela tem um sistema de XP na loja, que quanto mais você compra, mais ganha XP, que te dá vantagens. Essas vantagens vão desde descontos extras na compra de outros jogos, até receber crédito na loja pra gastar e até mesmo jogos grátis! Também é bem comum eles tacarem um cupom de desconto na página inicial da loja, que vale pra um monte de jogos. Confira as ofertas da GMG atualmente.

Boas compras!
 
E é isso aí! Abençoado seja quem criou os jogos eletrônicos! A quantidade de possibilidade são enormes. Enquanto na época do Sony Playstation 2, a Steam não era nada, a loja cresceu a um ponto que se destaca de forma cabulosa, o mundo mudou e o que antes eram jogos de PC exclusivamente com mouse e teclado, hoje temos controle de forma nativa e uma popularização cada vez maior da plataforma.

Postar um comentário

0 Comentários