Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Project Zomboid - Um verdadeiro simulador de apocalipse

Hoje vou falar aqui sobre um jogo que estou há séculos prometendo que iria analisar para o leitor KassTrooper, mas sempre acabava deixando de lado a bagaceira, no entanto vamos lá! Ò_Ò

Esse é um jogo indie daqueles que impressionam pra valer com a sua grandiosidade e simplicidade ao mesmo tempo. O jogo visualmente me lembrou Ultima Online embora não tenha nada a ver na jogabilidade e nem ao menos seja um MMORPG. Mas ele tem aquele ângulo de visão isométrica e um visual que lembra desenhos.


Nele você controla um personagem em meio a um apocalipse zumbi, no entanto não ache que é daqueles jogos simples que você é um super herói praticamente e sai matando zumbis feito louco sem parar. Nesse jogo os zumbis tem a total vantagem e o mais interessante é que nele você não joga esperando zerar, o desafio do jogo é exatamente ver quanto tempo você leva para morrer! Macabro, não?

Há uma série de detalhes realistas muito interessantes no jogo, por exemplo é muito recomendável que você cubra as janelas, pois os zumbis observam e se eles notarem que tem uma pessoa dentro da casa, vão querer entrar, mesmo que você apenas passe em frente à janela da cozinha. Então é bom fechar a cortina ou mesmo pegar madeira e pregar nas janelas para que eles não te notem. No entanto se você quiser fazer isso, precisará de tábuas e terá que consegui-las. Daí você pode por exemplo ir à casa dos vizinhos e quebrar as portas, então usar as tábuas para usar em sua casa. Esse só um exemplo de objetos transformados em outros, existem dezenas de itens no jogo que podem ser usados de outra forma, por exemplo roupas podem virar bandagens. No jogo existe o sistema de "crafting" onde você pode pegar objetos e unir para formar um novo ou adaptar algo para ser usado de outra forma.

Seu personagem simula um verdadeiro humano, ou seja ele tem medos, cansaço, sono, fome, entre outras coisas. Sair lá fora é perigoso e você tem que se preparar bem para isso. Seu personagem se cansa de correr e tem um limite de peso pra carregar. Então às vezes você acha coisas incríveis, mas simplesmente não vale a pena carregar e é melhor abandonar pois se uma horda de zumbis te cercar, já era. Quando você se machuca, dependendo do ferimento, pode ser definitivo e você ter que lidar com ele pelo resto do jogo, por exemplo se quebram sua perna, você vai sentir as consequências disso dali em diante. Claro que há remédios e é possível se restaurar de algumas coisas, no entanto para outros a única coisa que você vai conseguir fazer é passar a aguentar ele. Apesar da visão isométrica, existe um ângulo de visão no jogo, você não vê o que tem dentro de casas por exemplo se não estiver nela, e apenas em seu ângulo de visão e levemente atrás de você, por isso se você quiser ver o que ta acontecendo lá fora, terá que olhar pela janela e poderá ver o que estiver à frente.

Graças ao fato de você não poder ver o que não está em seu ângulo de visão, podem acontecer diversas surpresas no jogo, como por exemplo você abrir a porta e aparecer um zumbi bem na sua frente. Esse tipo de aparição provoca pânico que causam efeitos negativos no personagem, fazendo com que você tenha que tomar algo pra se acalmar, dormir ou apenas se esconder por um tempo. Quanto maior a quantidade de zumbis, maior o pânico, o seu personagem fica realmente enlouquecido, por isso você tem que ser muito cauteloso quanto ao que faz. É necessário dormir e comer, por isso antes de sair para procurar suprimentos, é sempre bom estar descansado. A comida é preciso ser preparada e vários efeitos podem surgir dependendo do que você faz, por exemplo se você deixa o fogão ligado, tudo pode pegar fogo.

Há outros sobreviventes, mas você tem que tomar cuidado, eles podem ser perigosos e podem te atacar, por isso você não deve confiar em outras pessoas. No jogo existem armas brancas e armas de fogo, mas o combate pode ser perigoso, não é bom desperdiçar munições, assim como não é recomendado atacar diretamente se você não souber entrar na porrada, pois pode tomar uma mordida.

Você precisa cuidar bem de sua casa e ser cauteloso quando voltar pra ela. Não é bom fazer um monte de zumbis te seguirem, pois se verem você entrando em uma porta, vão bater nela, um único zumbi pode ficar dias metendo a mão na tua porta, e uma hora ela vai arrebentar, se tiver um monte então, aí pode se preparar pra ZOMBIE BUKKAKE Ò__Ò!!! Por isso é bom ser cauteloso, uma coisa que eu costumava fazer era entrar por uma porta, dar a volta, sair pelos fundos, daí pegar o zumbi por trás e matar, ou em horas com menos paciência, ouvir eles batendo, descer, abrir a porta, meter um tiro de doze e fechar a porta. è_é

Enfim, esse jogo é um simulador muito interessante cheio de detalhes como efeitos climáticos e outras coisas que devo ter esquecido de falar, infelizmente não joguei no multiplayer, porque joguei uma versão que ainda não tinha e mesmo que tivesse a minha conexão atual diabólica não permitiria tal feito =/ . Mas imagino como deve ser foda sair com um grupo pra buscar suprimentos e voltar realmente ao estilo "O John não sobreviveu =( ". Uahahahaha, ou então começar cuidar de um ferido que fique na casa e outros saírem pra tentar achar medicamentos. Deve realmente simular muitas situações de filmes. Vale a pena dar uma conferida no site da G2A, pois lá eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Fantástico! Quando menor mexia com RPG Maker e sempre quis fazer jogos desse tipo, apesar de todos os protótipos falharem um dia eu vou montar um rsrs.

    www.nerdiaries.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito legal a ideia do jogo. Pretendo jogar. Só acho que ficaria bom mesmo com gráficos mais elaborados, se o gráfico for como no vídeo mesmo. Mas vou procurar pra jogar. =)

    ResponderExcluir
  3. Os graficos estão muito mais avançados e realisticos,procurem videos recentes.

    ResponderExcluir
  4. O john nao sobreviveu kkkkkk,realmente esse jogo parece legal.

    .

    ResponderExcluir