Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Backrooms | Conheça o horror que se esconde atrás da nossa realidade

Como sei que vocês que visitam o Blog Nerd Maldito adoram um terror, finalmente chegou a hora de falar das tão badaladas Backrooms! Elas são um fenômeno misterioso e assustador que se popularizou pela internet há anos. Essas "salas de trás" são descritas como um labirinto interminável que vão desde de salas vazias e sem janelas, até ambientes completamente surreais, onde de repente pessoas acabam indo parar sem saber como. Os relatos dessas salas são aterrorizantes e deixam muitas perguntas sem respostas. Porém nessa matéria reuni tudo sobre as Backrooms!
 
Enquanto muita gente leva as Backrooms de forma muito séria, é importante lembrar que essas histórias são apenas lendas urbanas e não devem ser levadas tão a sério. Isso porque, devido à natureza da coisa, pode impressionar muito facilmente, já que causa uma forte sensação de familiaridade.  Muitos acabam com medo real, visto que qualquer um pode ser pego a qualquer momento. Portanto é importante manter o cuidado e a precaução ao se deparar com esse tipo de coisa, pois pode ser perturbador e causar efeitos negativos na saúde mental de algumas pessoas. Se está tudo ok pra você, vamos lá! Preparado pra saber quais são as principais características das Backrooms? 
Onde se originaram as Backrooms?
 
Temos uma quantidade enorme de relatos bizarros que surgem na internet todos os dias. São situações que te fazem sentir aquele frio na barriga. Enquanto algumas coisas são a mais pura tosqueira, tem outras que você sente medo por se ver no lugar da pessoa. Tipo o Homem Sorridente, que te faz pensar no tipo de horror que pode rolar do nada no meio da rua, ou o tenebroso Ruth Price's 911 Call, que muita gente não tem nem coragem de ouvir aquele áudio pela segunda vez. E esse horror nem é algo novo, o caso de Peter Plogojowitz, é um exemplo de como o horror é atemporal. E as Backrooms foram algo que surgiram da forma mais misteriosa.
 
A primeira foto de uma Backroom postada na internet, até onde se sabe, surgiu em abril de 2018, quando uma pessoa anônima criou no 4chan uma postagem focada em imagens assombradas. Lá ele pediu para que as pessoas postassem algumas imagens que fossem inquietantes e que também parecessem ser desconexa da realidade de alguma forma. E várias postagens foram feitas, entre elas alguém tacou simplesmente essa foto:
Observe ela com atenção, parece ter algo de estranho? Te causa uma sensação inquietante? Quem sabe seja até mesmo algo um tanto familiar, como se você já estivesse andado por esse lugar? Ou será que te causa um certo arrepio? Talvez não cause simplesmente nada... O negócio é que essa imagem provocou muitas emoções em muitas pessoas. Não se sabe quem postou, e a pessoa simplesmente não colocou nada.

Mas a imagem continuou vagando pela internet e foi em maio de 2019 que finalmente tivemos  mais informações sobre qual é a história das Backrooms. De repente alguém também de forma anônima na área paranormal do fórum postou ela de novo, mas dessa vez dizendo o seguinte:

"Se você não tomar cuidado e sair da realidade nas áreas erradas, acabará nos Backrooms, onde não há nada além do fedor de carpete velho e úmido, a loucura do mono-amarelo, o ruído de fundo interminável de luzes fluorescentes no máximo zumbido e aproximadamente seiscentos milhões de milhas quadradas de quartos vazios segmentados aleatoriamente para serem presos dentro. Deus te salve se você ouvir algo vagando por perto, porque com certeza ouviu você"
 
As Backrooms são apenas uma história fictícia ou baseadas em fatos reais?

Apesar do consenso geral ser de que as Backrooms sejam apenas uma Creepypasta ou Lenda Urbana, elas se diferem por ser algo que mexe com as pessoas, deixando muitos com aquele pensamento de "E se for algo mais?", sendo que não faltam são depoimentos de gente afirmando ter experimentado essas salas por conta própria, alguns intrigantes e interessantes, que fazem pensar, já outros dignos de filmes de terror trash. Alguns relatam ter sido levados para as Backrooms através de uma porta secreta ou buraco de minhoca, enquanto outros dizem ter sido transportados através de uma espécie de "glitch" no espaço-tempo.

As histórias das Backrooms são naturalmente assustadoras e deixam muitas perguntas sem resposta. Algumas pessoas afirmam ter sido perseguidas por monstros estranhos enquanto outros relatam terem sido assombrados por fantasmas e entidades sobrenaturais. Alguns relatam ainda, terem presenciado rituais macabros e possessões demoníacas semelhante à aqueles macabros casos de Bruxaria Urbana.
E o que acaba mexendo mesmo com as pessoas é exatamente o "fator familiaridade" da coisa. Quando você vê por exemplo Aokigahara, o lugar mais mal assombrado do Japão, é medonho e obviamente real, mas é distante demais. Por outro lado de vez em quando você vê alguém que é paranoico com a sociedade Illuminati. Isso por que por mais grandioso e surreal que seja a coisa, parece algo diretamente ligado à pessoa. E com as Backrooms não podia ser diferente, tem gente que jura que elas são reais. Talvez por realmente acreditar nisso, talvez por tédio de um mundo tão normal.
 
Há alguma evidência real de que as Backrooms existem?
 
Não há evidências concretas de que as Backrooms existem. A maioria das histórias sobre as Backrooms são consideradas como creepypastas ou lendas urbanas na internet. Não há relatos verificáveis ou provas científicas de sua existência. No geral as histórias de Backrooms são criadas meramente como uma forma de expressar seus medos e traumas inconscientes através da psicologia do medo. Geralmente seus autores querem transmitir algo medonho e colocam seus próprios medos  nessas salas.
 

Desa forma fica fácil se conectar à coisa. O toque naturalmente medonho de horror lovecraftiano , envolvendo algo interdimensional que está próximo, mas não podemos ver, é algo que vem antes mesmo do próprio H.P. Lovecraft. É só ver o conteúdo do Rei de Amarelo, feito no fim do século 19 e que apresenta alto intenso e inclusive foi base da construção da série True Detective, onde é abordado fanatismo e inclusive menções à intrigante Cidade de Carcosa, que curiosamente é também um ambiente interdimensional. Esse tipo de horror está na ficção há literalmente séculos.

No entanto o que não falta são relatos na internet que vão além da Wiki e se dizem reais, apresentando esses universos. Vão desde textos, até fotos e mesmo vídeos, onde você vê as cenas mais estranhas. Algumas dessas cenas são assumidamente obras feitas por fãs, portanto achar um filme da Backroom não é algo muito difícil. No entanto, fora os artistas 3D, como era de se esperar, tem vários vídeos estranhos na internet que dizem ter sido de alguém que foi parar em uma Backroom e estava com uma câmera.
 
O que são exatamente as Backrooms?

As Backrooms são um verdadeiro enigma sombrio e assustador. Esses locais são descritos por uns como um labirinto sem fim de cômodos vazios e sem janelas onde pessoas de repente vão parar. Mas variam bastante, pois não existe apenas uma Backroom. A natureza destes lugares é desconhecida, alguns acreditam serem uma passagem para outra dimensão, outros acham que são algum tipo de experimento. São muitas teorias, mas o que é certo é que os relatos sobre esses lugares são aterrorizantes e deixam muitas perguntas sem resposta.
 
A origem das Backrooms e por que são esses ambientes interdimensionais tão parecidos com o mundo moderno, ainda é um mistério, mas algumas teorias sugerem que elas podem ser o resultado de uma falha na realidade causada por experimentos científicos ou tecnologias avançadas. Outros acreditam que as Backrooms são um portal para outra dimensão que acaba sugando parte da nossa realidade e por isso tem esse visual, e há a teoria de que é uma espécie de "limbo" entre a vida e a morte e que já existem desde a criação do universo.
Mas a ideia em si é naturalmente intrigante. A sensação de que estamos seguros em nosso universo, conhecido como Front-Rooms (Salas da frente), mas que atrás das nossas paredes pode ter algo além da compreensão, uma "sala de trás", apenas esperando para o momento certo em que vacilaremos e acabaremos entrando lá. Já vimos coisas assim em algumas obras da ficção, como Hellraiser, que do nado as paredes de qualquer lugar se abrem e saem os Cenobitas de trás. Ou mesmo o tão subestimado O Mistério de Candyman, que a entidade vive através da crença de pessoas do gueto.
 
As Backrooms são frequentemente associadas ao conceito de "Liminal Space", ou "Espaços Liminares" um termo que aproveita o conceito da liminaridade (Algo ambíguo que causa desorientação), e que aqui é usado para descrever lugares que estão entre duas realidades ou dimensões. Esses espaços são caracterizados por serem misteriosos e imprevisíveis, e muitas vezes são associados a fenômenos paranormais. Alguns acreditam que as Backrooms podem ser consideradas como um Liminal Space, pois elas são descritas como um lugar entre a nossa realidade e outra dimensão ou mundo. 

O que são os níveis das Backroooms?
Apesar da popularização da grande sala de paredes amarelas que tanto vemos, as Backrooms são divididas em níveis. No caso, o Level 0 acaba sendo o mais popular porque é o mais comum presente nos relatos, e onde as pessoas mais afirmam terem ido parar. Apesar de tudo, existem outras áreas, algumas que podem ser acessadas direta de um nível para outro, outras que podem ser acessadas da nossa realidade.
 
Cada nível conta com suas próprias características, codificações e criaturas estranhas. Os níveis mais comuns incluem as "Feitas de", que são salas que parecem ser feitas de materiais inusuais, como papelão ou plástico; e as "Loop Rooms", que são salas que parecem se repetir infinitamente. Alguns relatos também mencionam níveis mais assustadores, como o "Pátio das Janelas", que é o nível 188, descrito como um local lotado de janelas, mas tem entidades dentro.

Apesar de tudo, nem todos os níveis são perigosos ou mesmo assustadores. Por exemplo as Poolrooms, o level 37, é um enorme complexo de ambientes que parecem áreas de piscinas, com temperatura agradável e tranquilidade. Os únicos locais perigosos desses locais são as zonas escuras, de resto é bem tranquilo e relaxante. E tem mais uma penca de níveis!
 
Backrooms level 11 - Uma cidade do mundo real, de tamanho infinito. Mas que notavelmente foi gerada automaticamente e por isso parece esquisita, construída de uma maneira que nem sempre tem sentido, como ter um prédio construído em cima de outro prédio.
 
Backroom Nivel 974 - Algo que parece uma grande casa rosa com um estilo fofo. Tem geladeira com comida, local pra dormir. E uma criatura de três metros de altura que não é hostil, mas persegue quem estiver nesse nível.

Backrooms Nivel "Corre pela sua vida" - Nível que é um corredor de hospital imenso, com uma sirene, luzes vermelhas piscando sem parar, e algo perseguindo quem entra nele.
 
Backrooms level 9223372036854775807 - Apelidado de "O verdadeiro nível final", conta com uma cor indescritível e uma escada simples em espiral.
 
Backrooms level 3999 - Uma gigantesca loja de fliperamas, com uma constante sensação de familiaridade e conforto. 

Backrooms level 666  - Resolveram batizar essa Backroom com o número da Besta porque ele tem suas semelhanças com o inferno, sendo uma manifestação dos piores medos que cada pessoa tem.

Backrooms level 94 - Considerado um dos níveis mais estranhos, ele parece um ambiente feito de stop motion, com muita grama e um visual dos anos 30. Tudo tranquilo durante o dia, mas quando a noite cai, criaturas aparecem.
 
Quantos níveis tem as Backrooms?

Existem comunidades diferentes focadas nas Backrooms, e também divergências. Essas divergências inclusive são um dos elementos que fazem os que dizem acreditar na existência, criticarem até mesmo pessoas da própria comunidade de Backrooms. Isso porque existem aqueles que defendem a existência de uma única Backroom, que é exatamente a que apareceu inicialmente na internet, e que o resto é exagero.
 
O negócio é que esse tipo de história interdimensional acaba sendo muito mais macabra e impactante quando é algo único e não uma coleção de coisas. É só você ver o impacto absurdo que muita gente sente ao ler textos como "A Mágica", que é considerada uma obra prima dos relatos psicológicos da internet, ou as estranhas sensações variadas relatadas por quemleu "O Ovo". São experiências únicas, intrigantes e que te fazem ficar pensativo.
Mas existem os que defendem que esse nível ali é um grupo de três na verdade e aquele é como se fosse uma área de entrada, que fede a carpete molhado. Já o segundo nível é algo semelhante a um enorme estacionamento sem acabamento, onde tudo é de cimento e conta com poças de água. Enquanto o terceiro nível, é uma área cheia de tubulações extremamente quentes.

E então vieram os chamados "Main Nine" ou em bom português, "Os nove principais", que são o grupo que boa parte da comunidade prefere adotar como sendo o conceito "verdadeiro" da coisa. Esse conceito contém um grupo que estende a coisa para nove Backrooms. Sendo elas:
Nível 0 - "A Recepção" - Aquele labirinto com papel de parede amarelo apresentado por aí que todo mundo lugar.
Nível 1 - "Zona Habitável" - O lugar que é parecido com um estacionamento velho sem acabamento no chão, teto e paredes.
Nível 2 - "Sonhos de Tubos" - O ambiente cheio de tubos com um calor que ultrapassa 40 graus.
Nível 3 - "Estação Elétrica" - Local que parece uma instalação velha, com paredes feitas de tijolos e maquinários pra todo lado.
Nível 4 - "Escritório Abandonado" - Uma rede de escritórios onde não tem nada.
Nível 5 - "O Hotel" - Uma quantidade enorme de corredores de hotel, também com saguões principais.
Nível 6 - "Sem Luz" - Ambiente completamente escuro onde a pessoa simplesmente não vê nada.
Nível 7 - "Medo do Mar" - Um oceano muito mais gigantesco do que a terra, e infinito.
Nível 8 - "Sistema de Cavernas" - Uma rede de cavernas com seres estranhos semelhantes a aranhas.
Mas indo além, tem o grupo que prefere ver as Backrooms como um ambiente interdimensional infinito, e portanto completamente lotado de variedades. E assim tem as salas listadas por numerações na Wikidot,  que são chamados os "Clusters", onde cada cluster tem 1000 Backrooms. Há também os níveis negativos, que são numerados por -1, -2, -3 e assim vai... Alguns chamam eles de Darkrooms e são frequentemente mais escuros que o normal e frias, com o som agindo de forma estranha.

Os Níveis Anômalos são níveis que não fazem parte da numeração e costumam ser acessados de uma maneira especial diferente dos outros níveis.
 
O que as pessoas relatam ter visto ou experimentado nas Backrooms?

 
A maioria das pessoas que relatam terem visitado essas salas, falaram sobre o sentimento de solidão, pânico e o desespero de não encontrar uma saída por mais que corressem. A coisa simplesmente se estendia sem fim, sem janelas e  sem ninguém pra ajudar. Relatos isolados sugerem que algumas pessoas podem ter visto criaturas estranhas ou eventos macabros, mas a maioria das histórias se concentra na sensação de desespero causada pela solidão e falta de saída. Acredito que seja algo semelhante ao sinistro jogo LSD: Dream Emulator, com um mistureba intrigante.
O medo é uma emoção comum entre aqueles que relataram ter experimentado as Backrooms, e muitos desses relatos são semelhantes a histórias de terror e sobrenatural como estamos acostumados. Algumas pessoas acreditam que as Backrooms são habitadas por seres próprios do lugar, como habitat natural. Sabem essas creepypastas de seres estranhos? Tipo o Torqueas, A Coisa do Espelho ou o Duas Faces? São como esses monstrengos, mas em seus "habitats naturais".
 
São as chamadas "Entidades", e que contam com classificações próprias, tipo os Partygoers, seres estranhos altos, tingidas de amarelas e com uma pele áspera, ou Smilers, rostos sorridentes que surgem no escuro. Mas não necessariamente são animais ou monstros. Por exemplo a "Entidade 81" é um elevador que aparece e transporta os usuários entre as camadas das Backrooms.
Há os que dizem ter visto seres estranhos feridos, que foram apelidados por alguns de "Anjos Caídos", graças a coisas parecidas com asas, mas os visuais realmente variam. Há por exemplo, pessoas que relatam terem encontrado criaturas criptozoológicas, aqueles animais que alguns tentam provar que existe no mundo real.
 
Há ainda relato de coisas mais humanas, mas ainda assim assustadoras, como é o caso de serial killers. E inclusive tem relatos de alguns elementos bem próprios das Backrooms que nem sempre são maléficos, como é o caso da "Água de Amêndoa" (Almond Water), que  muitos dizem ser algo que é um alívio, curando doenças, dores e até afastando entidades, podendo ser encontrado das mais variadas formas, desde algo em garrafas quanto em fontes, escorrendo de paredes ou qualquer outro jeito. Algo curioso é que isso fez com que fãs passassem a buscar e tentar comprar produtos à base de amêndoa (link de afiliado Amazon).
Menos exagerados sugerem que as Backrooms podem ser algo relacionado diretamente ao estado de espírito e são habitadas por sobreviventes de assassinato ou vítimas de tragédias, que foram presas em um estado de "limbo" eterno. Mas, apesar dos vários "relatos", é padrão para maioria da comunidade as Backrooms sejam meramente uma espécie de mitologia urbana, criada para explicar fenômenos paranormais e psicopatologia. Mas apenas são uma ideia bem impressionante e por isso muita gente "se joga" na história.
 
As Backrooms estão relacionadas a algum fenômeno paranormal ou espiritual?

Algumas pessoas acreditam que as Backrooms estão relacionadas a fenômenos paranormais ou espirituais como o ectoplasma, aquela substância que alguns médiuns tiram de seus corpos. Mas naturalmente não há evidências concretas para apoiar essa teoria. A verdadeira natureza das Backrooms é desconhecida e completamente aberta a interpretações e especulações. Então apesar da teoria de algo interdimensional, tem quem pense em algo muito mais fantasmagórico. Alguns relatam terem presenciado "fantasmas reais" e até mesmo monstros urbanos nessas salas. 
A mitologia urbana das Backrooms também inclui histórias envolvendo possessão demoníaca e ritual macabro. Alguns relatam terem presenciado cerimônias sinistras e símbolos estranhos nas paredes das salas, sugerindo que essas salas podem ser usadas para práticas ocultas. Estas histórias aumentam ainda mais o clima de mistério e medo ao redor das Backrooms.
 
O negócio é... As Backrooms naturalmente causam aquela sensação de familiaridade, certo? E é exatamente com base nisso que existe a afirmação de ser apenas um ambiente de fantasmas. Convenhamos, a ideia de "Mundo Espiritual" não é nada nova. Já vimos toneladas de histórias contadas e obras da cultura pop relacionadas a isso. É consenso a ideia de que os fantasmas vagam por um mundo alternativo. E é por isso que relacionam à ideia de que as Backrooms são nada menos do que o próprio "Mundo Espectral" chamado com outro nome.
Há alguma teoria científica para explicar as Backrooms?
 
A psicologia do medo pode fornecer uma explicação para as backrooms como sendo um fenômeno psicológico, uma projeção da mente humana, criada a partir de medos e traumas inconscientes. A experiência de estar perdido em um labirinto interminável de salas vazias e sem saída, preenchidas com uma sensação de solidão e pânico, pode facilmente ser vista como uma manifestação dos nossos próprios medos.
 
Algumas pessoas podem experimentar essas salas como um resultado de estresse ou transtornos mentais, como a ansiedade. A psicologia do medo também pode explicar porque algumas pessoas relatam ter visto monstros e outras criaturas assustadoras nas backrooms, como sendo uma projeção de suas próprias crenças e medos inconscientes. Essa ideia acompanha a humanidade em sua própria história.
Se você ver por exemplo o universo de Silent Hill, vai notar que o conceito é exatamente esse... Uma cidade que é uma distorção na realidade e que cada pessoa vê monstros baseados em seus próprios medos. Aliás, facilmente daria para pegar Silent Hill e adicionar ao universo das Backrooms como sendo uma, já que tem todas as características.
 
É importante lembrar que, mesmo que sejam apenas uma história fictícia, caso você sofra algum tipo de trauma ou crise de pânico, as Backrooms não devem ser levadas de brincadeira, pois o medo é uma emoção poderosa e pode causar efeitos negativos na saúde mental. Sendo assim, se você sofre de depressão ou algum transtorno e se sentir atraído pelas histórias das Backrooms, é importante lembrar de manter a distância e especialmente não se envolver em atividades perigosas ou ilegais em busca de encontrá-las. Ou seja NÃO INVADA LUGARES PENSANDO QUE VAI ACHAR UMA BACKROOM, TÁ?
Como é possível entrar nas Backrooms?

Como é considerado algo fora da realidade, entrar em uma Backroom não é como se você apenas abrisse uma porta. É considerado como um erro, algo que de repente aconteceu e que você acidentalmente acabou indo parar. No entanto, levando exatamente a teoria do "acidente", há quem diga que é possível chegar lá se você souber entrar no lugar certo. Locais de poder como as Linhas de Ley, a misteriosa Zona do Silêncio, e o tão conhecido Triângulo do Diabo obviamente são os primeiros lugares onde alguém vai pra tentar entrar.

Na informática, o termo "Noclipar" é usado para descrever uma técnica de jogo que permite ao jogador ficar intangível e assim passar através de objetos e paredes, permitindo-lhes acessar áreas normalmente inacessíveis de um jogo. Em especial games antigos em primeira pessoa como Half-Life, permitiam usar um console de comandos pra ativar o modo noclip.
 Já no contexto das Backrooms, noclipar pode permitir a uma pessoa explorar além da nossa realidade, acessando as salas vazias e labirínticas sem serem impedidos por obstáculos físicos. Curiosamente tem uma creepypasta que é exatamente no universo que popularizou a Valve e envolve noclip. Estou falando da dimensão maldita de Half-Life.

Naturalmente é melhor evitar a todo custo buscar essas salas, mas há os que acreditam que existe algo de valioso para ser descoberto nelas. Independentemente de sua verdadeira natureza, as Backrooms continuam sendo um mistério envolto em medo e terror. Sendo assim, o ideal é se perguntar algumas coisas: "Há algum perigo em entrar nas Backrooms?", "Há algum tipo de criatura ou entidade associada às Backrooms?" e "Há algum relato de alguém ter conseguido escapar das Backrooms?. Agora me diz, você vai querer mesmo ir para um lugar desses? Hahaha.
Apesar de não haver consenso muito forte de como entrar, algumas das formas citadas indicam que uma forma é ver uma porta que não estava em um lugar ou parece ter se movido e então atravessá-las. Também paredes extremamente escuras, que não pareçam estar muito normal ou aparentem não projetar sombras. Além de ambientes que causem sensação de mal-estar. Tipo entrar em um corredor e se sentir ameaçado ou com medo do nada.

Uma crença bastante frequente também, é que entidades que habitam as Backroms é que são responsáveis por levar as pessoas para o seu interior e mantê-las presas lá para sempre ou por algum motivo libertá-las. Se for o caso, significa que não tem muito o que fazer, e o jeito é ter o azar (ou sorte) de ser um dos escolhidos para ir parar lá. Familiar? Esses seres da cultura pop de horror como o Destino, a Banshee , o Calster ou o nosso "bom" e velho DIABO DO INFERNO são os que tomam a culpa aqui.
Há algum meio de sair das Backrooms depois de entrar nelas?

Segundo as wikis, cada um dos níveis tem o seu próprio modo de sair, sendo normalmente algo tão bugado quanto a forma de se entrar, e inclusive é mais comum achar esses "bugs" pra entrar em outra Backroom do que voltar para nossa realidade. Já os que creem  que as Backrooms são reais e bem físicas, localizadas em nosso mundo, acreditam que simplesmente já era... E os que voltaram foram a mais pura sorte, podendo também ser algum tipo de teste das Backrooms vindo das entidades sobrenaturais que habitam essas salas.
 
Existe quem diga que só não lembra. Da mesma forma que de repente se viu presa nessa dimensão, sem ter ideia de como foi parar lá, de repente apenas saiu dela, e a única coisa que lembra é que esteve lá, porém sem ter uma ideia do que exatamente aconteceu. Exatamente por isso alguns falam ser um experimento.

Uma coisa curiosa é que há quem fale que através do Google Maps é possível saber onde as Backrooms estão. Inclusive tem vídeos de pessoas que supostamente descobriram através do Google Earth e mostraram onde supostamente estão essas salas físicas. Sendo assim, acreditam que a estadia é temporária, embora alguns relatos falam de uma prisão de anos, sem necessidades fisiológicas, apenas o horror de correr sem nunca achar nenhum lugar.
 
Logicamente são coisas questionáveis, mas ainda assim dá aquele friozinho na barriga, né? Quero dizer, existem alguns horrores bem reais no nosso mundo, como os terríveis filmes Snuff, que são comprovadamente reais e ainda assim é muito difícil digerir que algo tão surreal acontece, parecendo ser tanta coisa de filme. E temos coisas como a Deep Web, que embora seja de exagero, tem coisas reais.
E por fim a evolução da tecnologia foi a extremos e se temos coisas cabulosas disponíveis ao público como o ChatGPT, aquela IA  que chega a assustar com sua capacidade de auxílio, então é fácil se perguntar a que nível a evolução está nas mãos de grupos fechados e que tipo de loucuras não estão fazendo por aí. Estariam fazendo testes interdimensionais? Seria isso teoria da conspiração demais? Bom, com certeza! Hahahaha, mas de qualquer forma acaba sendo fácil entrar nessa linha de pensamento quando comparamos com coisas reais do nosso mundo.


As Backrooms são comparadas com outros fenômenos paranormais ou sobrenaturais?
 
As Backrooms são comparadas com vários fenômenos paranormais e sobrenaturais, como labirintos místicos, mundos paralelos, buracos de minhoca, fenômenos de viagem no tempo, entre outros. Alguns relatos também as comparam com dimensões paralelas ou universos alternativos, onde as leis da física podem ser diferentes das nossas e há a possibilidade de encontrar seres sobrenaturais e criaturas estranhas. 
Certamente esse é um dos motivos para mexer tanto com a pessoas. Nós crescemos ouvindo algumas ideias relacionadas a universos alternativos usada e abusada na cultura pop, o que acaba dando aquela "empolgada" quando algo assim aparece. E vez ou outra surgem certas coisas que acabam por ser mais bem feitas, o que nos deixa intrigados e facilmente fazem muitos acreditarem plenamente na existência. Especialmente pessoas com maior tendência a abraçar teorias da conspiração.
 
Um exemplo disso é Candle Cove, aquele programa de TV macabro que tanta gente diz lembrar de ter visto na infância, mas que nunca existiu. Temos também exemplos de antes da era da TV, como é o caso do Necronomicon, que foi algo tão bem criado, que muitos só não conseguem crer que seja ficção. E olha que nem internet tinha na época.


As semelhanças entre as Backrooms e SCP Foundation

As Backrooms têm muitas semelhanças com a organização SCP Foundation, que é outra história macabra que surgiu de forma discreta e de repente se espalhou pela internet e ganhou uma vida própria graças à comunidade. A SCP Foundation é uma organização fictícia que se dedica à contenção e estudo de entidades, objetos e fenômenos anormais e sobrenaturais, chamadas de "SCP" (Secure Containment Procedures).
 
Assim como as Backrooms, a SCP Foundation tem espaço ilimitado para se expandir, recebendo constantes novas atualizações com "relatos" sobre elementos novos ou atualizações sobre os que já existem. Mas enquanto uma contém uma variedade de criaturas e entidades estranhas e perturbadoras, a outra se expande no estilo de suas salas, onde pode ou não haver criaturas.
A diferença entre as Backrooms e a SCP Foundation é que a última tem um conteúdo mais estruturado e organizado, catalogado como fichas vindas de uma suposta organização especializada em fazer estudos e testes constantes. Isso permite a adição constante de novas entidades e fichas de uma maneira menos aleatória, enquanto as Backrooms são mais livres e não tem uma estrutura tão fixa, sendo a maioria especulação, mas não quer dizer que não tenha também suas fichas.

No entanto, tanto as Backrooms quanto a SCP Foundation compartilham a característica de serem histórias expandidas e ter cooperação da comunidade, o que as torna ainda mais intrigantes e assustadoras, sendo constantemente baseadas em medos e mistérios. Ambos também são exemplos de como as histórias de terror e sobrenatural podem se espalhar e ganhar vida própria na era digital. No entanto, é importante notar que tanto as Backrooms quanto a SCP Foundation têm suas próprias estrutura e organização, embora sejam diferentes. Há regrinhas próprias para criação em suas wikis, não bastando dizer "Tem essa". Se você quiser ela registrada, é óbvio.
Embora as Backrooms e a SCP Foundation sejam creepypastas, elas se diferem de outras lendas urbanas como o Slenderman, CaraziThe Rake. Enquanto essas últimas contam apenas com uma criatura central, as Backrooms e a SCP Foundation vão muito além e contam com uma variedade de criaturas, lugares e entidades, o que permite à comunidade adicionar novos conteúdos e expandir as histórias de forma ilimitada, não sendo necessário focar apenas na mitologia de um único ser.
 
Inclusive, o fato de ambas contam com uma estrutura organizada e expansiva, acaba sendo um elemento chave para alguma delas cair aleatoriamente na mão de alguém e de repente ver várias fichas explicando tudo de forma tão bem feita. Isso pode gerar confusão, fazendo alguns perdidos acreditarem na veracidade da coisa. Ou mesmo vendo que é uma wiki, acreditando de qualquer jeito. Afinal não se trata de apenas mais uma assombração que alguém diz ter visto, mas sim de uma quantidade enorme de conteúdo muito bem elaborado que consegue impressionar. Portanto fiquem ligados ein?
Em resumo, as Backrooms e a SCP Foundation são lendas urbanas assustadoras e intrigantes que ganharam vida própria graças à contribuição constante da comunidade. Ambas contam com uma estrutura organizada e expansiva, e incluem uma variedade de criaturas e entidades estranhas e perturbadoras.
 
O que são os grupos das Backrooms?

Uma quantidade enorme de pessoas já foi absorvida para as Backrooms, e com o passar do tempo, pessoas se encontraram, pessoas se ajudaram e inclusive pessoas passaram a viver por lá mesmo. Enquanto muitos ficaram perdidos sem rumo ou morreram sem encontrar ninguém, tiveram aqueles que se juntaram, formando desde grupos pequenos, até grupos enormes. Então apesar da pergunta mais frequente ser "O que é a M.E.G das Backrooms?", a verdade é que tem muito mais do que esse grupo que se ouve falar. Ou ao menos é o que os que acreditam dizem.
A M.E.G. (Major Explorer Group) ou "Maior Grupo de Exploração" acabou se sobressaindo por ser o grupo que mais ganhou força e passou a investir nas explorações desses ambientes. Também monta bases e procuram localizar e recrutar pessoas, registrando os efeitos das Backrooms e as exploram. Aqui alguns grupos:

-Organização Major Explorer Group (M.E.G.): Fundada em 1885, essa grande e influente organização existe dentro dos Backrooms e age como um tipo de governo para os primeiros milhares de níveis. Seu objetivo é ajudar os que se perdem e estabelecer um governo para acabar com a anarquia e caos nas Backrooms. Reza a lenda que se temos tantas informações sobre as Backrooms é por causa do esforço dela.
-E.S.I.S.P.S.: Este programa desenvolvido pela M.E.G. tem como objetivo criar um banco de dados seguro com informações sobre locais anômalos. As informações são criptografadas e enviadas entre as bases sem risco de interceptação.

-Os Colonos dos Backrooms: Antes conhecidos como os Pioneiros dos Backrooms, essa organização foi originalmente um grupo de exploração que se uniu com várias facções e grupos menores sob um ministro eleito. Eles são poderosos e bem conhecidos nos Backrooms, prosperando em centenas de níveis. O objetivo principal é proporcionar um lugar para chamar de lar para aqueles que se perdem.

-Kauer Research Organization: Essa organização multifacetada tem como objetivo estudar objetos anômalos e prejudiciais que são encontrados em vários níveis. Ela é muito misteriosa e mantém suas práticas em segredo.
-Anti-Entity Agency (A.E.A.): Essa organização, composta por cerca de 120 pessoas de identidade desconhecida, acreditava que poderia destruir as criaturas dos Backrooms para sempre. Ela se dissolveu em 1988 e não se sabe o paradeiro dos membros.

-Anti-Entity Group (A.E.G.): Esse é um subgrupo moderno da A.E.A. com objetivos semelhantes após a dissolução do primeiro. Eles caçam e matam entidades nos Backrooms e possuem armas e treinamento avançado. Eles são controversos devido à sua política de matar entidades à vista.

-Brutus Experimentation Organization: Essa organização é responsável por realizar experimentos nos Backrooms com o objetivo de descobrir novas informações sobre a natureza do lugar e como sobreviver nele. Eles são muito discretos e pouco se sabe sobre suas atividades.

Jogos das Backrooms
 
Naturalmente, com o crescimento da fandom, não tinha como não acontecer e logo as pessoas começaram a ir além. E com cada dia mais com alguém perguntando "O que é Backrooms?", logo chegou às mãos da galera que curtem jogos. E um game das Backrooms era inevitável. Tudo começando com mods disponíveis para download para jogos como Garry's Mod, Minecraft e Roblox, que inclusive gerou uma busca frenética do povo por "Backrooms Race Clicker codes", atrás de códigos desse mod onde você clica rápido pra correr, mas que tem outras opções como Apeirophobia,   que é super sombrio. Às vezes com piadas como colocar o Shreck em uma Backroom. Mas então a coisa começou a aumentar...
Logo passaram a surgir jogos de PC das Backrooms, mas além da Steam, vieram os jogos de celular, indo desde Android até iOS. E aqui estão alguns dos Backrooms Games feitos pela comunidade:

Backrooms The Complex: Found Footage - Um jogo gratuito que apresenta a experiência de vagar por uma Backroom como se fosse alguém filmando com uma câmera VHS.

Inside the Backrooms - Jogo cooperativo pago, que é perfeito para quem tem muito medo e quer um amigo para jogar a coisa via multiplayer.
Escape the Backrooms - Game cooperativo para até quatro jogadores, que apresenta uma enorme variedade de Backrooms para você explorar com os amigos.

The Backrooms 1998 - Focado na narrativa, esse tem um visual realmente muito semelhante ao de uma VHS do final dos anos 90.

Então se você cansou de jogar jogos indies como Five Nights at Freddy's, Garten of Ban Ban e Subway Surfers de Terror, e quer algo mais temático, os games das Backrooms talvez sejam opções interessantes.

Enfim, em relação a "relatos" de alguém que encontrou algo bizarro, é bem comum vermos fitas amaldiçoadas de jogos, coisas como A fita maldita de Zelda, o caso de A fita amaldiçoada de Pokémon, ou o tão falado Sonic.exe. Mas as Backrooms são diferentes de outras creepypastas, como as histórias de jogos amaldiçoados, porque passam a sensação de que podem acontecer com qualquer pessoa. Enquanto as histórias de jogos amaldiçoados geralmente são relatos pessoais de alguém que teve a infelicidade de encontrar uma cópia maldita e dificilmente se repetirá exatamente com quem está lendo. As Backrooms dão a impressão de que qualquer um pode se deparar com elas a qualquer momento. E você? Já teve alguma experiência que pareceu algo fora da realidade? Confira muito mais coisas interessantes no Blog Nerd Maldito.

Postar um comentário

0 Comentários