Half Life - Várias visões de uma mesma história!

Demorou mas finalmente decidi falar dessa série de jogos, eu irei falar aqui não de half life 2 mas sim dos jogos da série half life 1 apenas, um jogo extremamente fantástico com uma história impressionante, bom vamos la =)

Half life

História

Gordon Freeman é um cientista que está trabalhando nos laboratórios isolados no Novo México, localizado nos Estados Unidos, Black Mesa, onde são pesquisadas várias coisas, Gordon é chamado para manipular um cristal misterioso em uma experiência, porém ao expor o cristal sobre um raio, ele acaba por causar várias explosões causando muitos danos aos laboratórios e empregados. Porém isso não é o pior, vários portais são abertos em todo o laboratório trazendo criaturas de outra dimensão, Gordon acaba tendo que achar uma forma de sair das instalações Black Mesa e por seu caminho encontra vários colegas, alguns fugindo de monstros, outros se escondendo, alguns procurando uma forma de se comunicar com o lado de fora. Muitos dos sobreviventes crêem que logo o exército chegar todos estarão a salvo, porém logo que chega todos são surpreendidos ao verem que o exército está eliminando não apenas todas as criaturas do lugar, como também todos os sobreviventes que podem dizer qualquer coisa sobre o incidente.

Sobre o jogo

Half life é simplesmente um clássico fantástico, foi considerado o melhor jogo do ano de 1998 recebendo MAIS DE 50 PREMIAÇÕES! e fico indignado de como ele não é tão conhecido como counter strike já que counter se iniciou como um MOD de half life, ou seja para quem não conhece a fundo o jogo não se assustem ao achar o gráfico parecido com o de counter, pois na verdade é o mesmo gráfico já que eles usam o mesmo motor, embora sejam jogos totalmente diferentes.
Ele foi considerado como o melhor gráfico do ano, isso pode assustar hoje em dia, mas lembrem-se que o jogo é de 1998 e como usavam imagens em 3D realistas aplicadas sobre superfície em 3D o jogo acabava com um tom muito real, e pra falar a verdade eu ainda acho o gráfico dele muito bonito, é cheio dos detalhezinhos como faiscas quando você atinge aparelhos eletronicos, o movimentos de aparelhos podendo ser observado cada peça, por exemplo uma porta em que se vê as travas sendo destravadas para serem abertas e então as portas mecânicas se abrindo, entre outras coisas. Hoje em dia o gráfico de half life é modificado já que foi lançado um patch para torná-lo melhor, portanto quem comprar atualmente irá receber a versão com patch já.
Já no começo do jogo você pode se impressionar com a qualidade pois se inicia dentro de um carrinho se movendo em trilhos onde você está entrando nas instalações Black Mesa, sendo que uma voz vai narrando sobre a instalação enquanto você vai observando sobre o que ela está falando, os cientistas trabalhando, robôs recolhendo amostras dentre outras coisas, é realmente impressionante e você já pode ter uma idéia do quão gigantesco é tudo aquilo.
Os sons do jogo são fantásticos, você ouve cada pequeno detalhe dos acontecimentos, o som de líquidos, de pessoas conversando, portas abrindo, metal rangindo, alarmes e muito mais, sem contas as musicas eletronicas que surgem às vezes nas cenas de ação, acaba te empolgando muito mais.
Quanto ao jogo em si, com certeza irá produzir horas de diversão, o jogo é enorme, quando joguei eu fiquei impressionado em como os caras conseguiram produzir um jogo tão gigantesco com tanta variação de coisas e quebra cabeças e ainda um gráfico tão legal naquela época, você tem uma boa variação de armas sendo que a primeira é um simples pé de cabra que se tornou bem clássico, mas que logo irão evoluindo para armas mais pesadas como metralhadoras e então algumas inventadas em laboratórios. Enquanto anda pelo jogo acabará achando novos sobreviventes que são, ou o pessoal da segurança que você pode chamar para te acompanhar e ajudar a matar as criaturas, ou os cientistas que te ajudarão a atravessar várias portas e poderão ativar certas coisas, você os ordena que o sigam ou fiquem em algum lugar enquanto você resolve algo, é uma sensação muito agradável ter essa ajuda, além de que você não será o único em perigo pois as criaturas podem decidir atacar seus aliados ao invés de você.
O jogo também tem cenas de susto, lembro bem que joguei a primeira vez quando tinha uns 13 anos e eu andava muito cautelosamente nos locais para evitar as criaturas, que a propósito são muito interessantes, os mais comuns são uns bichos do tamanho de uma cabeça humana com quatro patas que saltam na cabeça das pessoas e se conectam a ela, conhecidos como Headcrabs, ao saltar na cabeça da pessoa causam assim uma mutação no corpo e tomam conta dele, portanto você achará ou elas no formato comum, ou controlando um corpo humano, muitas vezes você poderá se surpreender com o cenário, por exemplo o teto pode cair e junto um monte de monstros surgirem, ou a tubulação de ar poderá estourar com alguma pulando em você, o mesmo ocorre com caixas, isso sem contar com os portais que do nada podem ser abertos e um local que antes era vazio pode se tornar lotado de criaturas, não são sustos de matar do coração, são coisas mais calmas, sustos agradáveis, que dão um pouco de tensão mas fazem a adrenalina surgir. Você tem uma lanterna que pode acabar a bateria, mas que se recarrega sozinha, portanto é bom economizar em certos locais escuros, principalmente ao atravessar tubulações, pois muitas vezes não tê-la pode não ser nem um pouco agradável.


Trailer RARO de Half Life com os gráficos ruins ainda!


Opposing Force

História

Adrian Shephard é um jovem fuzileiro que é enviado para uma missão secreta em um laboratório no Novo México, ele não tem a mínima idéia do que está acontecendo, assim como os seus companheiros, porém ao chegar no laboratório, o seu helicóptero é atacado antes de receber qualquer instrução e acaba por cair no laboratório Black Mesa sem ter muita certeza do que está acontecendo.

Sobre o jogo

Lembram que em Half Life eu falei que um grupo de soldados foi mandado para aniquilar qualquer prova existente sobre o acontecimento do laboratório Black Mesa? Pois bem, Adrian é um desses homens.
Essa expansão do jogo já começa muito emocionante, você está dentro do helicóptero conversando com os outros sem saber o que está acontecendo, porém se você ficar olhando para o lado de fora enquanto estão todos distraídos, verá objetos voadores se aproximando do helicóptero que voa ao seu lado e o atacando, todos olham para lá imediatamente mas antes que possam fazer ou falar qualquer coisa, seu próprio helicóptero também é atacado e então você cai, logo depois só ouve gritos, você abre os olhos e vê tudo ao seu redor destruído e alguns companheiros sendo atacados por criaturas estranhas, antes que possa fazer algo
apaga mais uma vez e se vê no chão vendo dois companheiros, um tentando fugir, tudo apaga mais uma vez e você acorda dentro de um laboratório vendo um cientista tentando reanimar um soldado, logo ele explica que estava esperando pelos soldados para serem salvos mas pelo o que podem ver, estão todos na mesma situação e é então que Adrian começa sua jornada.
O jogo assim como o primeiro é digno de um filme, cheio de ação e história que prende muito, acontecem coisas como em uma sala você vê um cientista de costas analisando uma criatura aparentemente morta, e então do nada ela se levanta e vai em direção a ele, que foge, vindo até você no vidro, mas a criatura o mata sem ter para onde fugir, você pensa estar seguro já que está atrás do vidro, mas logo a criatura levanta o corpo do cientista e arremessa contra o vidro quebrando-o e é a sua vez de ser atacado, hehehehe é muito louco!
Você é um soldado que não sabe nada o que está acontecendo e acaba por ajudar as pessoas que deveriam matar, e é então que surge um segundo grupo de soldados vestido de negro que devem eliminar não só os empregados do laboratório, mas também a primeira equipe enviada!
A jogabilidade do jogo está muito legal, agora além de você contar com a ajuda de cientistas e do pessoal da segurança, também irá ser ajudado por outros soldados, que podem surgir do nada metendo bala em qualquer ameaça, por exemplo o teto pode estourar e cordas surgirem e do nada eles descerem escorregando, você também pode chamar esses para te acompanharem sendo variadas suas habilidades, por exemplo tem o médico que cura a equipe, tem o cara que arromba portas com um maçarico, tem também o grandão que fuzila todo mundo, e você pode dizer a eles o que fazerem, é muito divertido. As armas agora estão em quantidade bem maior e diferenciada, já que você é um solda
do, pode manejar novas, armas e equipamentos, por exemplo você agora usa uma faquinha muito útil que ficou no lugar do pé de cabra, mas também há uma chave que pode usar como arma branca, também não tem mais a lanterna, dessa vez você pode colocar óculos de visão noturna.
Opposing Force é um jogo muito agradável, apesar de ser muito menor que o primeiro jogo, garantirá muita diversão, sem contar o fato que é simultâneo ao primeiro jogo, ou seja você não apenas ouvirá falar de Gordon Freeman, como em algumas cenas o verá em ação fazendo coisas que você já fez enquanto o controlava! Então no jogo apesar de você ter seu próprio caminho, com cenários novos, também terá caminhos que já foram apresentados no primeiro jogo.


Trailer


Blue Shift

História

Barney Calhoun é um segurança dos laboratórios Black Mesa, seu trabalho costuma ser bem comum, isso até uma misteriosa explosão ocorrer, fazendo com que Barney tenha que proteger os sobreviventes do incidente.

Sobre o jogo

Infelizmente Blue Shift só trás como real empolgação a possibilidade de jogar com um novo personagem e ver a versão dele do jogo, no caso um dos seguranças que você encontra constantemente, com ele você deve proteger outros personagens, os gráficos dessa vez foram muito melhorados, sendo que ele trouxe o pacote de aperfeiçoamento que os outros jogos aproveitaram. No inicio do jogo você também chega em um carrinho movido a trilhos, mas fazendo um caminho diferente do de Gordon e parando em um ponto também diferente. Como o jogo também ocorre simultâneo aos anteriores, você verá alguns locais conhecidos e também e poderá ver Gordon algumas vezes e até mesmo personagens de Half Life Decay. Ele não pode ser considerado um pacote de expansão já que é independente, ou seja não precisa ter half life instalado, mas tem os mesmos gráficos.


Trailer


Decay

História

Dra. Gina Cross e Dra. Collete Green e assim como Gordon Freeman, trabalham nas instalações Black Mesa, e são responsaveis pela preparação do mais novo experimento onde irão testar um novo e misterioso cristal, porém ao ocorrer um erro durante o teste, juntas elas tentarão sobreviver à infestação de criaturas que ocorre.

Sobre o jogo

Esse jogo teve muitas inovações, para começar é o primeiro a ter personagens principais femininos, é o primeiro a ser feito com intuito no multiplayer, é o primeiro a ser dividio em capitulos, diferente dos outros que o jogo é direto, e também esse é o primeiro jogo da série a ter o lançamento para playstation 2 em 2001 e em 2008 um grupo de fãs Europeus fazer a versão para computador em forma de mod.

O jogo foi realmente feito para multiplayer, nele você precisará das duas personagens para passar de certos locais, por exemplo enquanto uma gira uma valvula que abrirá uma porta, a outra entra nessa porta no outro lado, também como ocorre ao mesmo tempo dos outros half life, você ve claramente a ligação com o primeiro, sendo que é você que leva o cristal para que Gordon faça o teste, nem sempre as duas personagens estarão na mesma sala portanto pode ser que enquanto um faz algo em um local, o outro personagem esteja em outra sala.
Os gráficos estão muito melhorados, cheio de detalhes, sendo que a versão para PC teve alguns aperfeiçoamentos, mas lembrando que no PC ele é apenas um MOD, já a versão de PS2 ele é um bonus que vem acompanhado do primeiro half life.

Uma das coisas que ultimamente tem chamado muito a atenção é o projeto Black Mesa, onde estão reconstruindo todos os ambientes do primeiro Half Life e fazendo um mod para Half Life 2, ou seja para quem nunca jogou Half Life 1 e gostaria de jogar com gráficos muito melhores, essa é uma ótima alternativa, o projeto ta sendo previsto para ser lançado esse ano, fiquem com o trailer


Quem é esse tal G-MAN?


Em todos os jogos da série half life aparece um misterioso homem de terno que passa sempre em locais inacessiveis, por exemplo você pode estar lutando contra criaturas e la no fundo ver uma janela, e ele estar do outro lado apenas observando, a partir dai começaram a surgir muitas teorias sobre quem seria esse tal GMAN, ele é do governo? Por que aparece em todos esses locais e parece estar tão calmo com a situação? E todas as coisas que ocorrem ao redor dele, ele tem alguma influência sobre isso? Desde 1998 até os tempos de hoje não foi revelado quem é o tal misterioso GMAN, mas as teorias sobre ele surgem sempre e a imaginação dos fãs está cada vez mais estimulada, por exemplo ele aparece no mod PORTAL: PRELUDE.

Half Life e "O nevoeiro" de Stephen King

Bom pessoal, os caras da Valve falaram que na época os jogos estavam muito nisso de mata-mata e nada demais, portanto eles tentaram inovar com história e quebra cabeças, no caso pegaram "O nevoeiro" do "Stephen King" e usaram como base para a história de Half Life.

SPOILER PRA QUEM PRETENDE VER O NEVOEIRO
No caso como é revelado no final do nevoeiro, os militares estavam fazendo testes, porém com esses testes algo acabou dando errado e foi aberta uma porta para outra dimensão, se formos encaixar isso na história do nevoeiro, seria como se half life fosse um prólogo do que viria a acontecer hehehe massa, não acham?
/FIM DO SPOILER PRA QUEM PRETENDE VER O NEVOEIRO

Bom, é isso aí pessoal, quem imaginaria que Half life 1 na verdade são 4 jogos ein? E depois disso ainda vem a história do half life 2, que embora tenha o nome de 2, não teve apenas um jogo antes dele =)


O barato preço de half life

Fizeram um pacotão que vem com todos os jogos da série e ainda team fortress classic por apenas 29 reais, é quase de graça, sai mais barato que jogo falsificado, se alguém quiser dar uma olhada CLIQUE AQUI


Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

19 Comentários

  1. Muito boa a matéria mas tenho uma duvida: O melhor jogo de 1998 não foi Zelda Ocarina of Time ou o Metal Gear Solid??

    ResponderExcluir
  2. Nossa, umad as melhores matérias, a que mais chamou atenção pra um jogo! Gostei pra caramba!!

    ResponderExcluir
  3. Vinésis melhor jogo do ano é apenas um premio dado por algo que fala sobre jogos, tipo a gamespot pode considerar um jogo o melhor, dai é o premio dela, ja uma revista pode escolher outro, e no caso de half life, recebeu mais de 50 premiações de o jogo do ano, ou seja um exagero da porra em premios!

    ResponderExcluir
  4. E Ocarina of Time recebe até hoje^^

    ResponderExcluir
  5. Não po, não é assim que funciona, tipo isso é um "oscar" saca? ai é dado no ano, por exemplo os premios desse ano não serão dados para jogos do ano passado, sacou?

    ResponderExcluir
  6. Os prêmios que se fodam, HL é a melhor série de jogos EVER. Fatíssimo! :P

    Poxa eu só conhecia o Oposing Force e o Blue Shift, achei massa terem esses outros! Pior que eu só zerei os HL2's, apesar de ter ido bem longe no 1... Preciso voltar a jogá-lo, acho que vou esperar sair esse mega-mod :P

    Matéria muito boa sobre um jogo ainda melhor!! E que venha HL3! :P

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a matéria, HL realmente owna, muito lóks a história meu..
    mas ai Sky, vai fazer um especial assim do HL2 tbm?

    ResponderExcluir
  8. Eu espero que sim, mas não zerei ainda eles.

    ResponderExcluir
  9. meu irmão ja zerou o half life 1 e o 2, eu sempre quis jogar esses outros ^^ a e sky, valeu pela postagem

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente parabéns pelo post, e Sky você poderia citar os fatos que antecedem o Half-Life, por exemplo o fato dos Combine ter escravizado a raça de Xen e que o Ninilanth ao final do HL 1 é uma espécie de ADM de Xen da raça combine, e que por isso os Vourtigants são inimigos no HL1 e aliados no HL2,enfim são coisas que para nós fãs de HL é legal saber....

    ResponderExcluir
  11. Realmente esse blog depois desse post, vo vim aquir todos os dias, muito bom mesmo seu blog, parabens...

    GMAN : HOMEM GAY :DD
    depois que li esse post eu abaxei o HL1 hehhe

    ResponderExcluir
  12. uma coisa q nao gostei do opposing force e q ele é bugado pra cacete,eu pulo 300 vezes mas ele nao sobe na caixa e eu vi um video pra ve se me ajuda e o cara na maior facilidade consegue subi na caixa,alguma dica sky?

    ResponderExcluir
  13. uma coisa q nao gostei do opposing force e q ele é bugado pra cacete,eu pulo 300 vezes mas ele nao sobe na caixa e eu vi um video pra ve se me ajuda e o cara na maior facilidade consegue subi na caixa,alguma dica sky?

    ResponderExcluir
  14. Não é bug não cara, é que em qualquer half life voce tem que pular e abaixar quando tiver no ar pra subir em certos lugares.

    ResponderExcluir
  15. ai valeu Sky eu te amo(como amigo e claro kkkkkkkkkkkk)

    ResponderExcluir
  16. Ei Sky,eu adquiri o Half-Life 2,e quando tento iniciar o jogo aparece a seguinte mensagem de erro:
    Can not create some of your include files.
    hl2.exe

    Continue?

    se eu vo em sim,ele continua lá,se eu for em não,ele continua lá,e se eu tento fechar também não dá,so com gerenciador de tarefas,aliás,eu uso windows vista(sim eu sei,é uma merda.)

    ResponderExcluir
  17. Talvez o jogo seja antigo demais para o VISTA, mas seria estranho já que a steam atualiza sempre e mantém os jogos da valve prontinhos... Mas não sei erro de PC é difícil cara, existem infinitas possibilidades de erro... Pode ser qualquer coisa. O melhor a se fazer é procurar no google pra ver ser alguém teve um erro parecido porque realmente não tenho idéia.

    ResponderExcluir
  18. velho tenho até hoje os dois CDs do jogo original na capinha e tudo, valeu realmente a pena joga-lo,bons tempos,eu nasci no ano em que o game foi lançado, a primeira vez que joguei tinha 6 anos e joguei no PC do meu tio, na primeira vez morria de medo dos headgrabs(acho que é assim )^^.

    ResponderExcluir