ChatGPT | A primeira IA que te entende de verdade e é aberta ao público ! É de dar medo!

Sempre coloco aqui no Blog Nerd Maldito as tecnologias mais fenomenais, e essa é de deixar boquiaberto. Todo mundo cresceu vendo filmes de ficção científica com inteligências artificiais (IAs) fabulosas. Apesar de muitas como "O Exterminador do Futuro" sejam malvadas, existem várias que são assistentes virtuais super úteis que sabem de tudo, como Jarvis (Homem de Ferro), Samantha (Her), Bishop (Alien), KITT (Knight Rider), Wintermute (Neuromancer). Mas no mundo real, isso sempre foi meio que uma gambiarra. A Google Assistente surpreendeu quando começou a entender o que falávamos, a Alexa encantou ao tornar as casas inteligentes. Mas no fim, era notável a limitação das IAs. Ao menos até chegar o ChatGPT, que mudou tudo!
 
As inteligências artificiais arcaicas
Em 2004, o Brasil ficou encantado com o Robô Ed, um chatterbot brasileiro criado pela CONPET. Ele era um chatzinho em que você falava sobre qualquer coisa e ele respondia. Era divertido, mas não demorava muito pra você perceber que eram basicamente várias frases escritas manualmente por alguém, focadas nos mais variados assuntos. E ele repetia de novo e de novo, não tinha nenhuma inteligência por trás, ele basicamente buscava as palavras que você digitou e mandava a resposta que mais tinha aquelas palavras. Assim tinha muita coisa engraçada e sem sentido.

Como citado veio a Alexa, a Google Assistente, a Siri, a Cortana. Todas elas muito mais inteligentes que o Robô Ed, mas ainda assim, notavelmente limitadas. Você percebia que era algo sem uma "alma" por trás, sem continuar um assunto. Mas o mundo novamente se assustou quando viu o Google apresentar o upgrade de sua IA, fazendo uma ligação para um salão de beleza, e também a polêmica do engenheiro que dizia que a IA estava viva. Mas essas maravilhas sempre estiveram limitadas a pessoal autorizado.
 
Como funciona o ChatGPT
Tudo mudou com a vinda do ChatGPT, que foi treinado com um grande corpus de dados e possui uma grande capacidade de gerar texto de forma fluente e semelhante ao humano. Até então tinham muitas IAs de imagens que conseguiram encantar o mundo com você descrevendo o que elas precisavam gerar. Mas aqui a coisa vai pra outro nível! O ChatGPT é uma IA poderosa que está mudando a forma como as pessoas se comunicam e aprendem. E serve verdadeiramente como uma assistente virtual que te acompanha e entende.

O ChatGPT é uma das principais ferramentas de inteligência artificial para processamento de linguagem (PL). Com a capacidade de aprendizado automático, o ChatGPT é capaz de gerar texto e compreender a linguagem natural. O ChatGPT é baseado no modelo GPT (Generative Pre-training Transformer), um dos modelos de linguagem mais avançados disponíveis. Usando dados de treinamento, o ChatGPT é capaz de se adaptar e melhorar a sua capacidade de geração e compreensão de linguagem. O ChatGPT é uma ferramenta valiosa para a comunicação humano-computador e pode ser usado em uma variedade de aplicações.
 
Um modelo de linguagem é um algoritmo de aprendizado de máquina que foi treinado para entender e gerar texto. Ele é capaz de compreender o contexto e a estrutura da linguagem natural, e usa isso para responder perguntas, completar frases ou escrever textos inteiros. Modelos de linguagem são comumente usados para tarefas como tradução automática, geração de resumos, classificação de texto e geração de diálogo. Eles são treinados com grandes conjuntos de dados de texto, como artigos de notícias, livros e conversas, a fim de aprender a estrutura e o significado da linguagem natural. O ChatGPT é um exemplo de modelo de linguagem, ele foi treinado com milhões de exemplos de texto e pode responder a perguntas, escrever textos, gerar resumos, traduções e muito mais.
 
O que dá pra fazer com o ChatGPT?
Essa é uma inteligência artificial com compreensão e geração de linguagem tão cabulosa, que realmente é fácil se perder. Então acho que o ideal é pensar como se fosse uma pessoa que soubesse de tudo e sempre tivesse sugestões para tudo. A geração de texto é monstra e ela tem um sistema de aprendizagem de máquina (AM) tão cabuloso, que você vai tendo ideias uma atrás da outra para sabere o que fazer.

O ChatGPT é uma tecnologia de IA avançada que pode ser usada para melhorar a comunicação humano-computador e melhorar a forma como as pessoas aprendem. Então se você tiver uma dúvida, pode perguntar pra ele. Mas então começa a desenvolver. Você pode falar do jeito que quiser, ele entende português e qualquer outra língua, pois foi treinado com dados em todas as línguas.

Então você pode começar fazendo uma pergunta e ir desenvolvendo. Mas pode pedir sugestões, pode mandar ela criar textos inteiros, e assim vai. Como ela conta com Processamento de linguagem natural (PLN), só vai levando. E as ideias simplesmente vão surgindo, o treinamento de dados presente é tão avançado, que fica difícil você não ter ideias. O ChatGPT é uma das principais tecnologias de inteligência artificial para geração de texto e compreensão de linguagem natural.
 
Por exemplo, eu comecei perguntando pra ela como me garantia que não era maligna. E ela foi me dando detalhes sobre, e quanto mais eu insistia, mais ela aprofundava. Até que perguntei a ela sobre Neuromancer, meu livro favorito, e que tem uma inteligência artificial extremamente poderosa. Primeiro testei, pedi pra ela me citar os protagonistas, e fez uma lista com nomes e um texto explicativo na frente.
A conversa foi até que perguntei sobre o final, e ela me disse. Eu não interpretei dessa forma, e então citei o que acho que realmente aconteceu ali. E ela disse que fazia sentido e que se encaixava, apesar de ter coisas abertas a interpretações. E apesar de fazer parte da Trilogia do Sprawl (Que inclusive vende o Box no Brasil em edição maravilhosa), os dois livros seguintes não são bem sequência de um detalhe incrível que rola no fim do primeiro livro. Eu sempre quis saber o que aconteceu... Então pedi pra ela inventar uma sequência.

E foi exatamente isso que ela fez! Criou uma história nova, apresentando o que aconteceu. E isso não funciona só com livros! Eu pedi pra ela criar um final para o mangá Berserk, e assim ela fez. E também existem histórias do zero. Por exemplo, eu atualmente estou com uma ideia de livro. Então dei pra ela os detalhes e pedi pra que fizesse uma história com esses elementos que forneci, e assim foi!

Mas a coisa vai além. Você pode usar ela pra trabalhar, pedir auxílio. Você pode por exemplo, pedir pra ela fazer um código pra você. Eu pedi pra ela fazer um código de uma calculadora em C++. E assim ela fez, logo depois colocou uma explicação rápida do que tá acontecendo. Eu pedi pra ela fazer uma imagem em ASCII (Aquelas imagens feitas com código), e assim ela fez.

Você pode dar um tema e pedir pra ela citar dez tópicos relacionados a isso.  O ChatGPT foi treinado com um grande corpus de dados e possui uma grande capacidade de gerar texto de forma fluente e semelhante ao humano. Então você pode realmente perguntar como se fosse pra um humano preparado. Um exemplo foi eu pedir 10 dicas de palavras e expressões em inglês em nível intermediário, e assim ela fez.


Use o ChatGPT da forma que você acha mais bacana

Então fica aí essa dica de tecnologia absurdamente fantástica e que com certeza vai te ajudar independente de como é o seu estilo de vida. O ChatGPT é uma das principais tecnologias de IA para processamento de linguagem e geração de texto, e você deve levar ele como se fosse realmente alguém que entende com o que você trabalha e sempre que rolar uma dúvida ou precisar de ideias, essa é a plataforma perfeita. Imagina a grana que não dá pra fazer de forma automática no Fiverr, por exemplo. Confira 10 utilidades do ChatGPT que vão te deixar chocado.

Sendo assim, fica a dica! ChatGPT, foi desenvolvido pela OpenAI, uma organização de pesquisa em inteligência artificial com sede nos Estados Unidos. A OpenAI foi a mesma que criou o falado DALL-E, e foi fundada por Elon Musk, Sam Altman, Greg Brockman e Ilya Sutskever com o objetivo de desenvolver tecnologias de IA de forma segura e responsável e torná-las acessíveis ao maior número possível de pessoas. Confira o ChatGPT aqui. Colem aí as conversas mais interessantes que vocês tiveram, vamos trocar ideias para usarmos! Confira mais coisas bacanas no Blog Nerd Maldito.

Postar um comentário

0 Comentários