Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Inkulinati | Arte Medieval é usada como o visual desse jogo de estratégia tática

Eu já postei inúmeros jogos com visuais muito únicos aqui no Blog Nerd Maldito, e assim que bati os olhos em Inkulinati, eu soube imediatamente que em algum momento escreveria uma review sobre. O único jogo que consigo lembrar que tinha traços da arte da idade média, é o bizarríssimo Incredipede, que acabou não batendo com tanta força porque ao invés de usar pessoas e animais, apresentava uma criatura bizarra. Já em Inkulinati, a coisa muda bastante e temos uma verdadeira simulação de livro medieval.
 
Desenvolvido para Nintendo Switch, Xbox One, Microsoft Windows (Via Steam e GOG Ltd, deixando a Epic Games Store de fora dessa vez), Xbox Series X e Series S, além de Mac OS, mas deixando o Linux de fora. Embora possa parecer, não é um jogo eletrônico de plataforma. Esse foi o primeiro jogo da Yaza Games, sendo um indie role-playing game distribuído pela Daedalic Entertainment,que embora não seja uma EA Games, Riot Games ou Warner Bros Games, conseguiu crescer muito e virar uma distribuidora de uma penca de jogos Single A e Duplo A (Veja a diferença entre jogos de A a Quádruplo A).
Mas como sabemos, ser indie não quer dizer ser pouco atraente. E a arte de games 2D apresentada aqui encanta de primeira. Fugindo do já tão usado estilo pixel arte onde vemos retrogaming desde a época do Game Boy Advance até obras belíssimas como Celeste, o jogo faz diferente. Mas não é um 2D genérico, como Friday Night Funkin' e nem como uma penca de jogos vagabundos que vemos em plataformas como a Google Play Games. Ao invés disso temos uma arte única como Cuphead e Hollow Knight.
 
Inkulinati é um jogo de estratégia baseado na arte medieval de marginálias, que apresenta criaturas absurdas e hilárias como coelhos com espadas e cachorros com lanças. O mais curioso é que realmente são coisas que estão presentes nas obras de arte da idade média. Você vê uma penca de animais armados e algumas bizarrices.
A história te coloca no papel de um guerreiro Inkulinati em ascensão. Esse é um honrado grupo de guerreiros que têm o dom da pintura em manuscritos. Eles registram os seus feitos, fazendo representações de si mesmos, chamadas de Inkulinatizinhos. Essas representações podem invocar animais para lutar ao seu lado, em uma jornada onde vão encontrar outros Inkulinati para desafiá-los.

Como vocês sabem, faz tempo que os jogos 3D provaram que não basta ser 3D pra ter um visual bonito, e que embora por um tempo pode ter parecido que qualquer jogo eletrônico de simulação já teria que ser em 3D pra ser um sucesso, a coisa não era bem assim. A beleza do visual 2D continuou a evoluir e retro games entraram na moda. Logo as desenvolvedoras começaram a explorar novos horizontes e esse foi o caso aqui.
Com seu sistema de turnos, os jogadores podem montar seu próprio exército, usar habilidades especiais e combater celebridades medievais em uma jornada com muitas coisas estranhas acontecendo. E o mais interessante é que tudo se passa em turnos e vão fazendo os "capítulos" de acordo com o que o jogador escolhe. E enquanto você "ilustra" o livro posicionando personagens, um texto vai se formando descrevendo o que você fez. Tipo um The Stanley Parable em versão medieval.
 
É um estilo de narrativa interessante e que fica mais charmoso ainda por ser em segundo plano. Você vê escrito, mas o jogo não fica te forçando a ver, ele só continua, e a escrita é um detalhe. Assim como o gênero souls like mostrou um estilo de narrativa diferenciada, esse mostrou seu próprio jeito. Mas apesar do jogo já vir traduzido em português brasileiro, as escritas são em inglês. Não sei se isso teve algum efeito nas vendas, mas é um daqueles pequenos detalhes que fazem a obra ser mais robusta.
No Inkulinati, os jogadores são convidados a se tornar mestres da Tinta Viva e criar sua própria estratégia a cada turno. Com diferentes Bestas, cada uma com habilidades únicas, os jogadores podem realizar ações especiais, como esmagar unidades inimigas, desenhar obstáculos e explodir tropas para criar caos no campo de batalha.
 
Algo curioso sobre ser um jogo de estratégia em turno, é que ainda assim ele passa aquela sensação de jogo eletrônico de luta, especialmente Super Smash Bros ou Multiversus da WB Games, já que uma das formas de vencer é tacar os inimigos pra fora. Obviamente é só uma lembrança de fighting games, pois o jogo em si é parado, então nem espere por um Deaths Door, God of War Ragnarok ou Resident Evil 4 com algo descontrolado. É mais para o lance de que tem outro Inkulinati pra te enfrentar ali.
Temos diversos jogos de estratégia tática em turnos (TBS), como o atmosférico Rebel Cops, o absurdamente belo Desperados 3, ou até mesmo o roguelike Steam Marines. No entanto aqui, a coisa é apresentada em 2D. Então tem aquelas regrinhas de no seu turno você ter pontos de ação que podem ser usados para se mover, atacar ou usar habilidades especiais.

Naturalmente é um tipo de jogo de nicho, mas que sinceramente acho que pode encantar muita gente que nunca deu muita chance. Especialmente porque é um jogo parado. Mas achei muito satisfatório, com partidas que dão aquela vontade de jogar ma is quando você ganha. Eu sei que até um Doodle Champion Island Games e jogos do Opera GX são mais agitados, mas assim como tem gente que adora a correria de Fall Guys e Subway Surfers de terror, ou a adrenalia de um Doom ou Uncharted no PC, sei que tem uma galera que joga isso aí e às vezes só tem um joguinho de celular simples pra passar o tempo.
Na verdade, eu acho que tem muitos gêneros de jogos, que as pessoas só pensam que não gostam. Já teve muita gente que se deparou com aquele problema de não rodar nada no PC, por mais que o motor gráfico do jogo seja polido, e assim a pessoa recorre a experimentar novos horizontes. Eu mesmo odiaaava Final Fantasy quando era criança, e hoje vocês veem o tanto de jogos da série que já analisei aqui no blog.

A cada partida, os jogadores devem se adaptar às suas Bestas e ao exército de seu oponente, considerando seus pontos fortes e fracos. O objetivo é vencer o duelo matando, derrubando do livro ou lançando o inimigo no fogo do inferno, para dessa forma avançar em sua jornada e crescer na carreira de guerreiro Inkulinati.
A primeira forma é a mais óbvia, e você precisa reduzir os pontos de vida do inimigo a zero, após usar suas unidades para atacá-lo. Já a segunda forma, consiste em empurrar o inimigo, já que você controla uma mão, que pode tocar no seu rival e arrastá-lo para o lado. E a terceira e mais curiosa, é sobre textos sagrados onde preveem o fim dos tempos. E se você enrolar demais na partida, desenhos de fogos começam a aparecer nas extremidades e vão aumentando em direção ao centro do livro, queimando tudo na frente.

Como se trata de um jogo 2D, basicamente o cenário te coloca para mover as bestas para a esquerda e direita. O espaço é limitado, portanto você tem que ir usando esses ambientes, seja apenas movimentando seu personagem, ou empurrando alguém que estava ali e o fazendo cair para fora do livro. Como disse, existe um certo toque de jogos de luta ao estilo Super Smash Bros, mas algo no estilo "jogo de tabuleiro". É mais para ir lançando um personagem até que ele chegue à porta da morte e desabe, ou simplesmente queime no fogo do inferno.
Portanto esqueça a ideia do Goku voando com liberdade total por um cenário e detonando tudo. Talvez a franquia Worms seja uma boa comparação, especialmente pensando na categoria de jogos online para PC (via family sharing, já que o multiplayer em si é apenas local). Para ser justo, enquanto muita gente usa o emulador de PS3 ou o Yuzu para rodar jogos de Nintendo Switch no PC, tem muita gente que usa emuladores de games online como o now.gg só pra jogar alguns jogos de estratégia que não saíram no PC, ou mesmo o já clássico PPSSPP, só pra ter acesso aos famosos "Tactics" em uma tela grande.

E Inkulinati tem algumas mecânicas muito bacanas relacionadas ao combate, que é a  tinta para invocar criaturas. Cada besta tem seu preço em gotas de tinta, e você recupera elas adormecendo seu personagem. Mas também é possível posicionar uma besta em uma área onde tenha tinta no chão e mantê-la ali até o fim do turno.
Como vocês sabem, embora tenhamos jogos family friendly como a franquia Lego e Stumble Guys, temos exatamente o contrário como Doom, CS:GO e praticamente qualquer jogo de tiro em primeira pessoa. Não preciso nem citar um GTA e loucuras que acontecem no FiveM, né? Mas a questão é, nesses jogos tem sangue... Só que normalmente não servem pra nada. Mas em Inkulinati, o "sangue" faz parte da mecânica.

Essas criaturas são feitas de tinta, e quando morrem, "Sangram", deixando uma poça de tinta naquele lugar. E assim você pode posicionar alguma besta pra ficar ali e assim tentar coletar aquela tinta pra você, permitindo invocar mais criaturas. Isso gera aquela sensação de jogo versus de pirata onde um tem que roubar do outro e fica mais poderoso.
Inspirado nas marginálias medievais, Inkulinati apresenta uma grande variedade de bestas bizarras e letais para desbloquear, como burros tocando trompetes com seus traseiros, gatos-bispos banindo hereges e caracóis devoradores. Então você vai criando o campo de batalha e deixando ele cada vez mais bizarro e simpático. É até possível criar arte medieval usando coisas como o Playground AI, mas bem trabalhado assim por uma equipe fica bem mais incrível!

Apesar de obviamente toda a propaganda em cima e modo principal ser o singleplayer. Esse é um jogo que também conta com multiplayer, sendo perfeito pra quem ama um jogo on-line! Claro, não é um multiplayer medieval super agitado e gigante como Skyrim Together (Aquele mod pra The Elder Scrolls V: Skyrim ficar multiplayer) ou algo assim, mas ainda assim é inusitado poder jogar com os amigos. No caso é algo versus local e em turnos, estilo Worms. Mas dá pra usar o Steam Play Together.
Além disso, o jogo oferece aos jogadores uma visão divertida e hilária da vida medieval, mostrando que as pessoas da época também tinham suas zoeiras e riam das mesmas coisas estúpidas que ríamos hoje, mostrando que a tosqueira é natural do ser humano. O mais bizarro disso tudo é que se você der uma procurada no Google, vai ver que de fato a coisa era assim, eles pegaram até leve.
 
Inclusive eu joguei ele na live do Nerd Maldito no Twitch, e apareceu uma professora de arte de universidade e começou a falar sobre. A quantidade de curiosidades foi enorme e vi que tinha cada bizarrice que colocavam de verdade, tipo coelhos ultra violentos! Recomendo demais depois usarem aquelas 10 coisas incríveis que o ChatGPT sabe fazer, pra se aprofundar nesse tipo de arte.
Sem sombra de dúvidas uma das maiores vantagens é não se preocupar em ter um Ryzen ultra poderoso ou a última placa de vídeo da Nvidia. Tem muitos jogos Triplo A lançados na Ubisoft Connect (Antigo Uplay) que você percebe que por mais que o visual seja lindo, é super genérico. Mas nem todo mundo tem um PC Gamer, né? Muitos recorrem a algum software como o Advanced Systemcare pra tentar melhorar performance e se preocupam com coisas básicas como a versão do DirectX ou ter que ir ao Can You  Run It pra ver se vai poder se divertir. Mas aqui a coisa é muito mais leve.

Naturalmente, ele tem o visual bonito o suficiente também pra não rodar em qualquer lugar, mas é muito mais alta a chance de rodar, não exigindo um 3D fotorrealista, dificilmente sendo também um jogo que vira moda no YT. Mas é uma opção bonita e acessível, né? E é magnífico ver que hoje em dia temos muitas opções, como jogos que usam tecnologia de computação em nuvem que tem em serviços como o Xbox Game Pass Ultimate (Que traz o benefício do Xbox Cloud Gaming), ou se não quiser pagar, jogar um Fortnite Cloud Game, que é de graça. Ou mesmo pegar aqueles indies da Amazon Prime Games. O negócio é, opções tem de montão! E Inkulinati é visivelmente um jogo bonito e acessível.
Em resumo, se você cansou de ficar olhando a lista de lançamentos da Netflix e quer jogar algo que seja calmo e engraçado, Inkulinati é um jogo de estratégia hilário e cheio de ação, que permite aos jogadores experimentarem a vida como um Inkulinati, lutando com suas Bestas e usando suas habilidades especiais para vencer os duelos e se tornar o mestre da Tinta Viva. Caso queira comprar jogos baratinhos, recomendo sempre dar uma olhadinha no preços das keys da Steam (e outras lojas) à venda na GMG, e vale mais a pena que comprar diretamente na Steam, pois além de muitas vezes os preços deles estarem bem abaixo do normal, e comprando keys lá, você acumula XP, que gera várias vantagens como descontos extras nas próximas compras e até jogos grátis! Dê uma conferida aqui.


Postar um comentário

0 Comentários