Esse é um emulador de PSP que me foi uma baita de uma surpresa quandi saiu, não que todo mundo já não tivesse visto emuladores desse portátil anteriormente, afinal já tínhamos o emulador JPCSP, que foi um baita sucesso com ótimos resultados. Só que esse apresentou um verdadeiro salto para outro nível, e uma surpresinha maravilhosa quanto a sua compatibilidade.
Mas bom, vou aproveitar para compartilhar uma historinha radical aqui, e que tem a ver com o quanto o PPSSPP me impressionou. Na época do Game Boy Color, a virada do milênio, eu não tive um, e naturalmente uma coisa que eu era louco para jogar, era Pokémon. De repente eu me vi em um mundo com emuladores e podia jogar aquele fantástico joguinho no PC, aquilo foi simplesmente maravilhoso, espetacular.
Mas a coisa ficou ainda mais fantástica quando vi gente emulando Game Boy no celular, aquilo parecia tão maravilhoso e único, algo que até então só era usado para fazer ligações e jogar jogos simples, como o da cobrinha, de repente serviam como console, simplesmente algo surreal! O pensamento com esse tipo da coisa na época foi bem: "Estou no futuro!".
Mas ok, quando fui testar esse emulador de PSP no meu PC, a grande maravilha mesmo, foi como rodou extremamente bem os jogos já em 2014, no comecinho do projeto. Ao comparar ele com o JPCSP, descobri que a diferença óbvia é que esse rodava muito melhor as coisas, tudo era bem mais polido, enquanto o JPCSP tinha uma biblioteca de jogos compatíveis maior, porém sendo mais pesado.
Dessa forma o PPSSPP é a melhor opção para se testar um jogo, e se não funcionar, daí é bom partir para o JPCSP, só que naturalmente, vale a pena testar os dois em cada título, pois dependendo do sistema, pode ser que um rode melhor que o outro em determinados títulos.
Outra coisa fantástica a se destacar, é em como o emulador é polido em sua interface e acessibilidade de elementos em geral. Por exemplo uma das coisas que me deu um bela de um susto (no bom sentido), foi já vir com o controle de Xbox 360 funcionando e configurado como padrão do emulador mesmo nas primeiras versões, algo simplesmente gostoso de ver, já que é fácil associar a ideia de emulação a uma configuração gigantesca com um monte de coisinhas que precisam ser configuradas manualmente. Mas esse é um projeto em código aberto que a própria comunidade já teve a ideia de como a coisa podia vir bonitinha.
Mas a minha maior surpresa não foi a de rodar jogos como se tivessem sido feitos para PC desde o início, e sim quando vi que o emulador também foi revolucionário em seu lançamento ao expandir rapidamente a coisa para versão para Android e iOS. Além de que roda bem em alguns smartphones antigaços com processadores single core de 1ghz. Então mesmo aqueles smartphones bem baratinhos são capazes de rodar o negócio.
Fiquei bem surpreso com isso mesmo, afinal de contas o impacto ao conhecer o emulador foi como na época do Game Boy rodando em celulares. Digo isso porque PSP sempre significou luxo na época dele, coisa de criança rica que a mãe conseguia manter (até porque era a pilha e recarregáveis não eram comuns). Era muito chique ter um portátil desses, estiloso, e de repente os jogos aquele portátil passaram a serem acessíveis via smartphone, realmente o pensamento que veio foi novamente um "Estou no futuro!".
Uma coisa bem legal também, é que a versão para smartphones permite que você configure os botões, e assim aqueles que ficam em posições incômodas, como o R e L, podem ser reposicionados em locais de melhor alcance, isso sem contar que você pode também definir a distância entre os conjuntos de controles (Os direcionais, e os botões de comando), e configurar o tamanho deles, para não ficarem pequenos ou grandes demais. Outra vantagem é que existe um botão de acelerar para agilizar certos jogos que você não queira ver algo, e é possível salvar a qualquer momento, inclusive durante cutscenes. Tudo isso já em português Ò_Ò! Quem quiser pegar, é só baixar:




