Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Medieval Dynasty | Um simulador de mundo medieval onde você cria sua vila e a faz crescer

Não faltam conteúdos medievais aqui no Blog Nerd Maldito, e obviamente isso é porque adoro o tema, sendo assim não dava pra não se atrair automaticamente por Medieval Dynasty. Enquanto boa parte dos jogos nesse tipo de ambiente focam puramente na aventura, esse foca no dia a dia de um cidadão da era medieval e seu crescimento, sendo que você conduz a coisa toda.
 
A idade média é uma era que encanta naturalmente, mas normalmente está mais ligada a uma ambientação mágica, indo desde obras pra dar várias gargalhadas (ou até perder amigos) como o viciante Munchkin, até ambientes mais brutais como o RPG de Game of Thrones. Até mesmo o mestre Stephen King mostrou se encantar com elementos desse tempo, como podemos ver no sombrio Conto de Fadas. Mas talvez alguns sintam falta de uma experiência mais realista e é exatamente o que temos aqui.
Aqui você assume o controle de um jovem rapaz que vivia com a mãe, mas a perdeu com a guerra e o único lugar que conseguiu se lembrar para ir, foi para uma vila onde um tio morava e era respeitado. Infelizmente, ao chegar, descobriu que o homem também já tinha morrido, mas foi bem recebido pelos cidadãos, que respeitavam muito seu parente e assim você deve recomeçar sua vida ali, crescendo e ganhando o respeito das pessoas.
Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!
Esse é um jogo realmente maravilhoso, pois mistura tanto o elemento de jogos do gênero survival, quanto o elemento de administração. Muitos se referem a ele inclusive como "Simulador de prefeito medieval". Isso porque se no começo você é sozinho e constrói sua casa onde quiser, mais pra frente você constrói novas casas e chama pessoas. Com isso vai montando sua dinastia, fazendo a vila crescer e funcionar. Apesar de não ser da mesma desenvolvedora, tem distribuição da Toplitz Productions, que é a mesma produtora de Wild West Dynasty, que simula a vida no Velho Oeste.
Aqui temos uma simulação completa, incluindo a passagem do tempo. Conta com as quatro estações completas com ciclo dia/noite e condições climáticas realistas. Sendo assim, enquanto tem a tradicional visão da era medieval de ambientes com florestas, também conta com invernos rigorosos onde tudo enche de neve, mudando completamente a paisagem.
 
Apesar de não ser super realista, conta com um lindo e naturalmente atraente mundo aberto em 3D. Então é daquele tipo de jogo que acaba tendo o seu charme especialmente pelos vários detalhes presentes. Não é como se fosse algo fotorrealista, mas também não deixa a desejar. E em alguns momentos formam paisagens realmente lindas que certamente vão te fazer dar uma parada pra observar o ambiente.
E por falar em paisagens, o ambiente interativo como era se de esperar, sendo assim você tem várias árvores para derrubar, um monte de frutos para colher, pedras para coletar, cavernas para explorar e várias outras coisas. Tudo pronto para ser usado das mais variadas formas, preparando itens simples, mas também fazendo construções.
 
Se te interessa construir, são mais de 25 edifícios diferentes que contam com vários níveis, e também tem propostas das mais variadas, indo desde celeiros até mansões de pedra completas. Você vai melhorando aos poucos. Você já deve ter ouvido falar de cidades que começaram como um assentamento, pois é a sensação que dá aqui. Primeiro você só tem sua casa e escolhe qualquer lugar do mundo aberto pra iniciar, e então vai tendo as novas construções e pessoas vão morar com você.
Mas claro, pra construir uma casa, é preciso de ferramentas, já que inicialmente você realmente não tem nada e coleta paus e pedras com as mãos mesmo pra fazer seu primeiro machado. No entanto isso é só o início, pois o jogo conta com mais de 250 equipamentos para criar, incluindo armas, ferramentas, móveis e roupas. Pra quem ama crafting, certamente vai adorar!

Como se trata de um jogo do gênero sobrevivência, é claro que não existe apenas a vida vegeral pra você desmatar, mas também a vida animal! Porém essa não pretende ficar quietinha e morrer. Existe uma interação realista com a vida selvagem e você conta com muitos animais diferentes, como lobos, javalis, veados, coelhos e outros. Parte deles são apenas para caça, mas outros vão te perseguir incessantemente! Isso sem contar com a interação cos animais domésticos que também está presente.
Seu personagem tem várias necessidades de uma pessoa e por isso é preciso se cuidar, mas apesar da coisa não ser tão cabulosamente punitiva como Green Hell, ainda se tem game over ao morrer e é preciso se preocupar em salvar! Todas as atividades afetarão o status de comida, água, saúde e resistência. Quando joguei, eu vi o meu personagem literalmente morrer de trabalhar porque não fiquei de olho.

Naturalmente pra quem gosta de evolução de personagem, além de suas ferramentas, aqui também tem esse elemento! O jogo conta com uma árvore de habilidades detalhada para o desenvolvimento individual e assim você verá algumas tarefas começarem a ficar mais tranquilas com o passar do tempo. Você vai trabalhando e melhorando skills.
Algo que me chamou a atenção, foi a presença constante do elemento RPG. Jogos de sobrevivência como Conan Exiles, Valheim e V Rising até contam com certas conversas, mas são bem secundárias. Aqui você realmente desenvolve afinidade com as pessoas, conversando, fazendo missões, paquerando. É cheio de eventos e decisões únicos com impacto direto no jogo, portanto as conversas não são inúteis. Existe toda uma história e também existem reações. Não é algo que chegue perto do absurdamente complexo Shadows of Doubt, mas ainda assim é algo que tem seu impacto, incluindo reputação.

O jogo também é vivo, contando com missões, comércio e economia, conexões sociais com NPCs e várias outras coisas. Você nota bem que é um ambiente muito detalhado e cheio de possibilidades, sente a coisa bem livre. Tem que lidar desde com problemas básicos relacionado a fome e sede, até invasões de ladrões e insatisfação das pessoas com você.
Enfim, esse é um simulador que com certeza muita gente tem que se segurar, pois consegue sugar horas do tempo do jogador. Se você ama a ambientação da era medieval, se atrai por jogos de sobrevivência, definitivamente vai se sentir muito em casa com o que esse tem a oferecer, pois é um jogo que não tem notas "Muito Positivas" na Steam à toa.
 
Além da versão digital, também tem uma versão física lançada pela GS2, que é a Medieval Dynasty's Collector's Edition para PC. Essa edição de colecionador inclui um código Steam para Medieval Dynasty impresso na caixa, um artbook, trilha sonora, papel de parede, mapa-múndi e um vídeo dos bastidores. Caso tenham interesse, vocês podem pegar a versão física nesse link.

E se quer comprar games sem gastar muito, dá pra conseguir keys baratinhas de diversos jogos da Steam, recomendo sempre dar uma olhadinha no preços das keys da Steam (e outras lojas) à venda na GMG, muitas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e comprando keys lá, você acumula XP, que gera várias vantagens como descontos extras nas próximas compras e até jogos grátis! Dê uma conferida aqui:
 
(Sempre fique de olho na página inicial da loja, que frequentemente aparecem cupons de descontos que são cumulativos com promoções já aplicadas!)

Um pouco sobre jogos de sobrevivência e seu ambiente viciante

Os jogos de sobrevivência sempre tiveram uma forte presença na indústria dos jogos eletrônicos, mas chegou em um ponto que a coisa estourou, e hoje em dia jogos como Minecraft, Conan Exiles e Valheim têm sido especialmente populares. Esses jogos oferecem aos jogadores a oportunidade de se envolverem em mundos virtuais desafiadores, onde precisam coletar recursos, criar itens e lutar contra criaturas perigosas, enquanto tentam sobreviver em ambientes hostis. No entanto, essa jogabilidade intensa pode ter um efeito colateral preocupante: o vício em jogos.

Desde games com visuais super simples, até os gráficos impressionantes de alguns deles e os ambientes realistas desses jogos de sobrevivência, juntamente com a jogabilidade emocionante, fazem com que os jogadores sejam atraídos para o jogo e não consigam parar de jogar. A criação de abrigos, a caça, a pesca e a agricultura são apenas algumas das tarefas que os jogadores precisam realizar para sobreviver e prosperar em um ambiente desafiador.

A jogabilidade envolvente desses jogos pode fazer com que os jogadores percam a noção do tempo e se concentrem excessivamente na tarefa em mãos. O crafting é uma parte essencial desses jogos de sobrevivência, e a criação de novos itens é um processo viciante e gratificante. No entanto, quando os jogadores passam horas a fio fazendo crafting, isso pode ser um sinal de que eles estão se tornando viciados em jogos.

A competição multiplayer suportada por alguns e a colaboração em equipe também são uma parte importante de muitos jogos de sobrevivência. Os servidores permitem que jogadores de todo o mundo se conectem e joguem juntos, o que pode ser uma experiência emocionante e socialmente gratificante. No caso dos multiplayers, a comunidade de jogadores em torno desses jogos é forte e em alguns até mesmo bastante solidária, mas muitas vezes os jogadores se envolvem em batalhas épicas contra outros jogadores ou trabalham juntos para construir cidades inteiras, o que é uma emoção a mais.

No entanto, a progressão de personagem e a criação de personagens também podem ser uma fonte de vício. À medida que os jogadores progridem e melhoram seus personagens, eles se tornam mais poderosos e capazes de enfrentar desafios ainda maiores. A história e a narrativa dos jogos de sobrevivência, que muitas vezes envolvem ficção científica ou fantasia, podem ser extremamente envolventes e emocionantes.

A parte ruim é que a ansiedade, o estresse e a falta de relaxamento também podem estar associados aos jogos de sobrevivência. A pressão de sobreviver em um ambiente hostil pode causar ansiedade, enquanto a falta de relaxamento pode levar ao estresse. A dependência e o uso excessivo de jogos podem ter um impacto negativo na saúde mental e no equilíbrio entre vida e jogos. Apesar de tudo, sçai os dois lados da moeda e essa dificuldade pode ser exatamente o que atrai muita gente.

Postar um comentário

0 Comentários