Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Shadows of Doubt | Jogo gera cidades noirs inteiras com cada pessoa tendo sua própria rotina, emprego e segredos!

Adoro quando posto jogos com mecânicas grandiosas aqui no Blog Nerd Maldito, e hoje vou postar sobre um título que me surpreendeu demais com a quantidade absurda de possibilidades apresentada. Simplesmente um jogo que faz uma simulação robusta demais de uma cidade noir e se destaca tanto visualmente quanto no aspecto história e mecânicas detalhadas. Já vi muitos jogos exagerarem demais nas mecânicas e ficarem quebrados. E esse conseguiu notas muito positivas na Steam por provar que conseguia ir além.

Se você é do tipo de pessoa que fica boquiaberta com aquele livro atemporal da Agatha Christie por apresentar tão bem o elemento mistério e investigação de assassinatos, ou pira só de ver coisas como aquele desejado Box do Sherlock Holmes, por reunir todos os casos do investigador, certamente Shadows of Doubt te levará à loucura, pois aqui, os casos gerados são infinitos e você é que deve juntar as pistas!
A história se passa em uma realidade alternativa no fim do século XX, mas com elementos futurísticos. É uma realidade alternativa onde o nível dos mares subiu, isolando as cidades em ilhas e a poluição tomou conta das cidades ao redor de todo o mundo por causa da hiperindustrialização, deixando o mundo cinza e obscuro. Os Estados Unidos foi dividido em mais de um, e a parte do Atlântico era dominada pelo império Borboun, mas após sua queda, uma megacorporação chamada STARCH KOLA se tornou o presidente, tendo uma patrulha particular que entra em conflito com outras corporações tentando assumir o controle. Os Prados é um lugar dos sonhos onde as pessoas comuns sonham em ir morar um dia. A violência é inevitável, assim como terríveis por toda a cidade.

Certamente a primeira coisa que me chamou a atenção nesse jogo foi o belíssimo gráfico voxel (esse estilo quadrado). Como a coisa não usa quadrados gigantes como Minecraft, acaba dando um charme, parecendo um jogo pixelizado, só que em 3D. E a ambientação obscura é naturalmente atmosférica, parecendo uma  noite eterna por causa da poluição. Lembra muito alguns universos como o do maravilhoso filme Cidade das Sombras, ou mesmo outros jogos, como o atmosférico Metrocide. Também pode lembrar a atmosfera de Heavy Rain.
Mas a coisa fica maravilhosa pelo fato de que todo esse visual maravilhoso, com prédios gigantescos, que vão te fazer olhar  para o alto com certeza, sempre vão apresentar uma novidade, já que o visual é gerado aleatório. Além dos prédios, existem vários tipos de estabelecimentos comerciais, restaurantes, salões de beleza, escritórios, delegacia de polícia e muito mais. Tudo com placas de entradas e detalhes em geral, é um ambiente muito robusto com toques de neon que se destacam no clima obscuro.

E, não bastando isso, o jogo vai além! Se você ver um prédio de 17 andares, ele não foi gerado só por fora, mas também por dentro. Você poderá entrar, pegar a escada ou elevador e ir em cada um dos andares, onde terão vários apartamentos, e cada um deles é acessível, seja diretamente, arrombando a porta, arrumando uma chave escondida, convencendo alguém a te dar acesso, ou mesmo entrando no sistema de ventilação do prédio, que também é gerado!
Cada apartamento também é extremamente robusto! Você vai achar dezenas de objetos que podem ser pegos. Cada objeto é interativo, sendo assim, você pode ligar a TV, abrir a geladeira, roubar objetos, acessar o computador, descobrir senhas de cofres, e muito mais. Desde pegar uma caneca ou dados, até abrir uma gaveta da cozinha e pegar uma faca pra usar como arma, ou achar uma arma de fogo.
Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!

Mas a coisa consegue ir de uma forma ainda mais profunda! Cada cidadão da cidade tem sua própria história gerada aleatoriamente e conexão com outras pessoas. Eles têm seus empregos, suas rotinas e suas personalidades. E essas rotinas geram as histórias, fazendo com que às vezes crimes estejam presentes é aí que você entra.

É preciso investigar o motivo de crimes terem acontecido. Como você é um detetive particular e não alguém da polícia, não tem acesso a tudo. E o resultado é que você precisa se virar pra ter acesso aos lugares, isso vai desde pagar, até cria uma gazua e arrombar o lugar. Mas pode só bater até arrombar, o que vai chamar atenção, pode bater à porta para o dono abrir, entrar e fazer o caos, pode usar suas habilidades de stealth e entrar e sair sem ser notado. Seus métodos conduzem o que vai acontecer depois.
Os objetos na cena do crime contam histórias, você vai montando a ficha de cada personagem, às vezes você não tem nada, às vezes você tem só o nome, só a foto, só a voz, só o endereço, o local onde trabalha e etc... Com uma informação, você liga outras. E cada objeto de onde o crime aconteceu, vão te dando novas dicas. Ter acesso às mãos da vítima, vai te ajudar a ligar as digitais dele no lugar e entender que a digital do desconhecido é de alguém que pode ser só um amigo ou o assassino.

Por exemplo, você pode achar digitais no cofre, na lixeira e em outros lugares e ter evidências que te conduzem. Um único nome já te abre uma série de possibilidades, pois você pode desde ir até o lugar de trabalho da vítima e começar a perguntar se conhecem a pessoa, até ir ao catálogo telefônico da cidade e descobrir onde a pessoa mora.
Cada nome que você encontrar, é de uma pessoa viva na cidade, com sua própria rotina. Então são pessoas que saem pra trabalhar. Então se você acha a agenda de telefone das vítimas e tem várias pessoas, não são apenas nomes pra encher linguiça, são pessoas que estão nesse mundo, com suas rotinas. Ou seja, se você ligar pra um e ele estiver trabalhando, não vai atender o telefone. Da mesma forma você pode usar computadores pra descobrir informações e subornar colegas de trabalho pra saberem mais sobre alguém. E não se preocupe, o jogo está totalmente em português!

Você tem um mural onde vai colocando evidências pra te ajudar a visualizar, como por exemplo colocar a ficha de uma pessoa que vai sendo atualizada com novas informações e ligar um barbante dela para outros detalhes, como um nome que você encontrou, um endereço, ou qualquer outra coisa. E aí vai seguindo cada uma das informações pra liberar. Você precisa juntar tudo e preencher a ficha, cada descoberta aumenta seu salário. Prender é uma alternativa.
O jogo ainda conta com uma série de detalhes interessantes, que vão desde as condições climáticas, sendo que lá fora pode ter uma forte tempestade ou começar a nevar, mas também tem alterações no seu próprio personagem. Por exemplo, ele pode começar a feder, tem fome, frio e outras alterações que você precisa ficar de olho.

Eu já vi alguns jogos anteriormente que tinham mundos vivo, como Din's Legacy, que é tipo Diablo, mas se você deixar um inimigo vivo, ele continua vivendo sua vida, podendo upar até virar um chefe super poderoso. Outro exemplo é o jogo 3089, que também dá uma liberdade enorme ao personagem em um universo de ficção científica. E, claro, temos também o RimWorld, que se tornou um dos jogos mais idolatrados da Steam por seu nível de simulação e condução de história tão realista. Mas sem sombra de dúvidas, Shadows of Doubt vai a outro nível na liberdade.
Enfim, tá aí um jogo maravilhoso desenvolvido pela ColePowered Games e distribuído pela Fireshine Games, onde o mundo continua vivo independente do que você fizer. Simplesmente uma obra grandiosa que acho que vale demais a pena. Joguei ele na live do Nerd Maldito no Twitch, e enquanto no meio da live tinha gente dizendo que tava caro, no fim, a pessoa já tinha mudado de opinião e comprado.

E se quer comprar games sem gastar muito, dá pra conseguir keys baratinhas de diversos jogos da Steam, recomendo sempre dar uma olhadinha no preços das keys da Steam (e outras lojas) à venda na GMG, muitas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e comprando keys lá, você acumula XP, que gera várias vantagens como descontos extras nas próximas compras e até jogos grátis! Dê uma conferida aqui:
 
(Sempre fique de olho na página inicial da loja, que frequentemente aparecem cupons de descontos que são cumulativos com promoções já aplicadas!)

 
A inovação das mecânicas de videogames ao longo dos tempos

Os jogos eletrônicos são uma forma de entretenimento que tem se tornado cada vez mais popular ao longo dos anos. E as mecânicas tiveram que evoluir com a concorrência. De repente não bastava mais imitar o Mario, era preciso inovar! Desde o surgimento dos primeiros jogos em consoles como o Atari e o Nintendo Entertainment System (NES), muita coisa mudou em relação às mecânicas de gameplay, ao design dos jogos e às plataformas em que são disponibilizados.

O game design é uma área em constante evolução e a cada geração de consoles, novas possibilidades surgem para os desenvolvedores criarem experiências de jogo ainda mais imersivas e cativantes. Além disso, com o advento da internet, surgiram os jogos online, que permitem que os jogadores compitam ou cooperem com pessoas de todo o mundo.

Os jogos singleplayer e multiplayer também evoluíram significativamente ao longo dos anos. Os jogos singleplayer costumavam ser bastante lineares e com um enredo bem definido, enquanto os jogos multiplayer se limitavam a partidas locais com amigos. Hoje em dia, os jogos singleplayer podem ter narrativas não-lineares, permitindo que os jogadores tomem decisões que afetam o desenrolar da história. Já os jogos multiplayer são capazes de criar comunidades online, permitindo que jogadores de todo o mundo interajam e cooperem uns com os outros.

A jogabilidade é outro aspecto fundamental dos jogos eletrônicos, e ela tem se tornado cada vez mais complexa ao longo dos anos. Os controles dos jogos são capazes de reconhecer uma série de comandos e movimentos, permitindo que os jogadores realizem ações cada vez mais precisas e realistas. Além disso, a inteligência artificial dos personagens não jogáveis (NPCs) tem se tornado cada vez mais sofisticada, permitindo que eles tenham comportamentos mais realistas e interajam de forma mais natural com os jogadores.

Os gráficos dos jogos também evoluíram significativamente ao longo dos anos. O avanço da tecnologia permitiu que os desenvolvedores criassem jogos com visuais cada vez mais impressionantes e realistas. Além disso, a trilha sonora e os efeitos sonoros dos jogos têm se tornado cada vez mais imersivos, criando uma experiência de jogo mais completa.

Expansões e DLCs são outra forma de inovação na indústria de jogos eletrônicos. Esses conteúdos adicionais permitem que os desenvolvedores continuem a expandir e atualizar os jogos mesmo após o lançamento original, mantendo a comunidade gamer engajada por mais tempo.

Além disso, os mods e ferramentas de criação de jogos têm permitido que jogadores criem seus próprios conteúdos e compartilhem com outras pessoas, ampliando ainda mais a experiência de jogo. A realidade virtual e a realidade aumentada também têm se tornado cada vez mais populares, criando novas formas de imersão nos jogos.

Os jogos para dispositivos móveis, consoles portáteis e PC gamer também têm se desenvolvido rapidamente nos últimos anos. Os jogos para dispositivos móveis, por exemplo, têm se popularizado bastante, permitindo que jogadores possam jogar em qualquer lugar e a qualquer momento.

A comunidade gamer também tem crescido significativamente ao longo dos anos. Streaming de jogos e esports são outras inovações que surgiram recentemente. O streaming de jogos permite que jogadores transmitam suas partidas ao vivo para outras pessoas assistirem, enquanto esports são competições de jogos eletrônicos que atraem grandes públicos e prêmios em dinheiro.

A gamificação também é uma tendência que tem se popularizado em diversos setores, incluindo o de jogos eletrônicos. A ideia é aplicar mecânicas de jogo em outras áreas, como educação, saúde e negócios, para torná-las mais engajadoras e divertidas.

O mercado de jogos eletrônicos também tem se expandido a cada ano. A venda de jogos online tem se tornado cada vez mais comum, e muitas vezes é mais rentável do que a venda física de jogos. A crítica de jogos e a análise dos mesmos também têm se desenvolvido bastante, ajudando os jogadores a escolherem jogos de qualidade.

A história dos jogos eletrônicos também é uma área de interesse para muitos jogadores e pesquisadores. Jogos indie, jogos de realidade alternativa, jogos educativos, jogos de simulação de vida, jogos de tabuleiro digitais são algumas das vertentes que têm se desenvolvido no mercado de jogos eletrônicos.

Por fim, o desenvolvimento de jogos é uma área em constante evolução, e os desenvolvedores precisam estar sempre atualizados com as últimas tendências e tecnologias para criarem jogos de qualidade. O marketing de jogos também é essencial para o sucesso dos mesmos, e a divulgação dos jogos nas redes sociais tem se tornado uma prática comum.

Em resumo, as mecânicas de videogames têm evoluído consideravelmente ao longo dos tempos, com avanços tecnológicos, novas formas de jogabilidade e novas plataformas. A inovação tecnológica em jogos é fundamental para manter a indústria de jogos eletrônicos em constante crescimento, e a comunidade gamer é um público ávido por novidades e experiências cada vez mais imersivas. 

Postar um comentário

0 Comentários