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O jogo que enfureceu fãs, por indicação a melhor indie, e até Geoff Keighley se manifestou!

O mundo dos videogames tem as mais variadas opções de games, plataformas e jeitos de jogar. Enquanto aquelas dicas pra montar um PC Gamer sem gastar muito são uma maravilha pra muita gente, o Steam Deck ter vendido tanto no Brasil, mostra que existe grande público pra todo estilo de jogar. E se o caro e barato existe nas peças, ele também está presente nos próprios jogos e estúdios. Felizmente, assim como jogos caros podem ser uma verdadeira porcaria, games pequenos podem ser verdadeiras obras primas. E enquanto gosto de jogar jogos Triplo A direto no PC, tem jogos 2D viciantes que prefiro pegar o GameSir X2 Pro, ligar o Steam Link e jogar deitado, e entre eles está o maravilhoso Dave the Diver, que é uma verdadeira pérola. Mas sua indicação para o The Game Awards causou uma treta enorme!
 
Em um olhar rápido, não parece ter nada demais um jogo tão maravilhoso, viciante e simpático como esse ir parar em alguma premiação. Mas se por um lado rolou a polêmica com os fãs de Starfield revoltados por não ter concorrido a GOTY, a The Game Awards enfrentou exatamente o oposto com Dave the Diver pelo jogo ter sido colocado na edição 2023 na categoria de Melhor Indie.
O grande problema aqui, é que se por um lado a Mint Rocket é de fato um pequeno estúdio, e com uma equipe pequena, por outro, ele é um daqueles estúdios indie que se destacaram e acabaram sendo comprados por uma empresa grande pra continuarem fazendo o que fazem, mas com mais dinheiro disponível. No caso, uma MUITO GRANDE, a Nexon Korea Corporation, com receita de mais de um bilhão de dólares anual.

Ou seja, enquanto empresas como a Black Salt Games, tiveram que se virar com quatro pessoas, tendo que se virar com o que tinham, e sem apoio conseguiram desenvolver Dredge, seu jogo de estreia que encantou tanto que acabou também concorrendo a indie. A Mint Rocket fez algo completamente maravilhoso com Dave the Diver, mas por trás dela, tinha o tempo todo uma empresa gigante para fornecer o que precisassem e que não deixaria o estúdio passar por apertos.
E dessa forma, foi levantada a questão se era justo colocar os dois jogos no mesmo patamar. Afinal de contas, a Mint Rocket é mesmo um estúdio indie, ou meramente um fantoche de uma mega corporação? Por outro lado, o orçamento de Dave the Diver obviamente não foi o de um Triplo A, e a empresa no geral trabalhou nele como um indie. Sendo assim, Geoff Keighley, produtor executivo e apresentador do evento, resolveu se manifestar, após a treta e disse o seguinte:

"Olha, é uma ótima pergunta. Indie pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes e é um termo bastante amplo. Você pode argumentar, indie significa o orçamento do jogo, indie significa de onde veio o financiamento, ou significa o tamanho da equipe? É um tipo de espírito indie, ou seja, um jogo menor e um pouco diferente?

[Dave the Diver] foi feito por um grupo chamado Mint Rocket, é um jogo menor de um grupo menor, mas faz parte da Nexon, eles são funcionários da Nexon, que é uma editora muito grande. Portanto, acho que é um debate e uma discussão justa – esse jogo é indie ou não?

É indie em espírito e é um jogo pequeno, não sei qual é o orçamento, mas provavelmente é um jogo com orçamento relativamente pequeno, mas é de uma entidade maior. [...] É uma coisa realmente complicada de descobrir e criar regras rígidas em torno disso, por isso deixamos as pessoas usarem seu melhor julgamento e você pode concordar ou discordar das escolhas." 

"Algumas pessoas disseram que a Larian com Baldur’s Gate 3 é um jogo indie. Kojima Productions com Death Stranding, algumas pessoas dizem que é um jogo indie. E mesmo sendo um estúdio independente, é claro que é financiado pela PlayStation.

Se você tem uma editora, ainda é indie ou não? Mas mesmo algo como Dredge é publicado pela Team17, então é independente ou não, já que você tem uma editora?"

E você, o que acha disso? Acredita que é um jogo que deveria estar lá? Ou crê que não se encaixa? Assumo que eu mesmo não sabia da empresa por trás, então não me surpreende se foi um daqueles casos de algo que que passou despercebido, já que duvido que o povo da premiação ia querer adotar essa dor de cabeça. E por falar em dinheiro nos videogames, não deixe de conferir como a Ubisoft deixou gamers irados ao por propagandas em tela cheia em Assassin's Creed, ou se você gosta de um empreendimento da bagaceira, veja também o fã que emoldurou o anúncio de GTA 6 e começou a vender no eBay!
Dave the Diver é um jogo 2D fenomenal, onde você é um mergulhador e de dia precisa entrar na água, pegar peixes, coletar coisas, sempre prestando a atenção no oxigênio que vai acabando e se torna viciante, pois quanto mais você acha itens e espécies, mais quer continuar e descer. Já à noite, você leva os peixes e administra o seu restaurante, oferecendo pratos, servindo, organizando eventos e mais. Sério, é MUITO VICIANTE! Ao meu ver um dos melhores jogos de 2023 e as notas extremamente positivas da Steam mostram que não foi só eu que achei isso.

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Sobre Games Indie

Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução na indústria de videogames com o surgimento e crescimento dos jogos independentes, mais conhecidos como jogos indie. Esses jogos, muitas vezes criados por equipes pequenas ou até mesmo por indivíduos talentosos, desafiaram as convenções da indústria tradicional e mostraram que a criatividade, a inovação e a paixão podem levar a obras-primas capazes não só de cativar os jogadores, mas também de gerar um sucesso comercial surpreendente.

O Conceito de Jogos Indie

Os jogos indie referem-se a jogos desenvolvidos por estúdios independentes ou até mesmo por uma única pessoa, muitas vezes sem o apoio financeiro ou a infraestrutura dos grandes estúdios de desenvolvimento. Esses jogos frequentemente se destacam por suas abordagens inovadoras, narrativas envolventes, mecânicas de jogo únicas e estilos artísticos distintos.

O Desafio à Indústria Tradicional

O sucesso e a ascensão dos jogos indie desafiaram a noção de que apenas grandes estúdios podem criar jogos de qualidade e sucesso comercial. Ao oferecerem experiências inovadoras e cativantes, os jogos indie conseguiram atrair uma base de fãs apaixonada e, em muitos casos, superar as expectativas de venda e popularidade.

Essa capacidade de desafiar as normas estabelecidas da indústria tradicional tem raízes na liberdade criativa concedida aos desenvolvedores independentes. Enquanto os estúdios maiores muitas vezes estão presos a fórmulas de sucesso já estabelecidas ou a grandes investimentos que demandam retornos financeiros imediatos, os criadores indie têm a liberdade de experimentar, arriscar e inovar sem as mesmas pressões comerciais.

O Poder das Narrativas Únicas e da Inovação

Uma das características mais marcantes dos jogos indie é a capacidade de contar histórias profundas e impactantes. Muitos desses jogos exploram temas complexos, emocionais e pessoais, que ressoam de maneira profunda com os jogadores. Eles oferecem experiências únicas que vão além da simples diversão, muitas vezes deixando uma marca duradoura nos jogadores.

Além disso, a inovação é um dos pilares fundamentais dos jogos indie. Eles frequentemente introduzem novas mecânicas de jogo, conceitos originais e designs artísticos incomuns, desafiando as expectativas dos jogadores e expandindo os limites do que é possível no mundo dos videogames.

Exemplos de Sucesso e Reconhecimento

Jogos indie como "Minecraft", criado por Markus Persson (conhecido como Notch), e "Undertale", desenvolvido por Toby Fox, são exemplos emblemáticos de como uma única pessoa pode criar um jogo que se torna um fenômeno mundial, alcançando um enorme sucesso comercial e crítico.

Outros títulos, como "Celeste" da equipe Matt Makes Games, "Hollow Knight" da Team Cherry e "Stardew Valley" criado por ConcernedApe (Eric Barone), também são testemunhos do impacto significativo que os jogos indie podem ter na indústria dos videogames.

O Potencial de Geração de Renda

Além de cativar os jogadores, os jogos indie demonstraram um potencial surpreendente para gerar renda substancial para seus criadores. Plataformas de distribuição digital como Steam, Epic Games Store e consoles independentes como o Nintendo Switch têm oferecido visibilidade e oportunidades para que esses jogos atinjam um amplo público, possibilitando que desenvolvedores independentes alcancem o sucesso financeiro.

Os jogos indie se estabeleceram firmemente como um nicho proeminente na indústria dos videogames, desafiando as expectativas e mostrando que a criatividade e a paixão podem superar barreiras. Com seu foco na inovação, narrativas envolventes e liberdade criativa, esses jogos continuam a inspirar, cativar e impactar jogadores ao redor do mundo, provando que mesmo uma única pessoa pode criar uma obra-prima capaz de gerar não apenas reconhecimento, mas também uma verdadeira fortuna.

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