Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

The Moon Hell é um soulslike mais obscuro do que o normal

Em meio ao monte de jogos que já postei aqui no Blog Nerd Maldito, vocês certamente já notaram que eu gosto bastante do gênero soulslike, e acabo procurando não apenas por jogos triplo A como os da FromSoftware, mas de vez em quando coloco aqui algumas obras de desenvolvedoras indie como Ex Natura: Nature Corrupted. E hoje vou falar sobre um atmosférico game independente que tenho certeza que alguns de vocês vão se apaixonar!
 
Desenvolvido pela A."M. Team", The Moon Hell é um jogo indie que apresenta elementos do gênero Soulslike com um universo único e envolvente por sua atmosfera muito densa. Inspirado em jogos como Dark Souls, Bloodborne e Demon's Souls, The Moon Hell desafia o jogador a explorar um mundo hostil e perigoso, enfrentando inimigos mortais e chefes desafiadores em combates que com certeza farão muita gente gritar.
"O grande monarca morreu e os olhos dos senhores que estavam sob controle instantaneamente se fixaram no supremo trono. A prospera era começou a murchar. Agora os conflitos do reino se incendeiam. Em tempos difíceis desses terríveis tumultos, eles dizem, uma enorme desgraça segue outra em qualquer caminho. Então o grimório da lua foi roubado do santuário do sol um dia, pelos injustos renegados que o levaram. Embora não tivesse mais ninguém para escrever e lerr. Sua língua amaldiçoada foi esquecida há muito tempo. Há rumores de um culto proibido, ainda continua mantendo segredos malditos para alcançar o resultado. O grimório não deve parar nessas mesmas mãos, que o pegaram mil anos atrás e completaram seus planos. Eles quase tornaram tudo no inferno, deixando o mundo habitando em chamas malditas. O sumo sarcerdote do templo do sol fez uma decisão, em enviar seu povo para fazer uma revisão. Eles arriscaram suas vidas ficando sob ataque, para pegar o grimório roubado de volta. E depois de todos os problemas e cavalos cavalgando para a morte, tropas encontraram algumas vilas vazias bem no final."
Com essas palavras começam o jogo, porém em rimas em inglês, o que me deixou muito impressionado pela dedicação. A ambientação é maravilhosa, se passando em um baita ambiente sombrio com atmosfera pesadona, não algo tenebroso como o conteúdo horrendo de Noite na Taverna, mas algo ao estilo jogo de terror (mas sem os sustos).  É um jogo escuro mesmo, tanto que o seu personagem chega a ter uma pedra mágica presa à cintura que você pode ativar para que ilumine um pouco o cenário. Se passa em um mundo envolto em trevas onde o caos caiu
Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!

A mecânica de combate de The Moon Hell é baseada em estamina, onde o jogador precisa gerenciar sua barra de energia para executar ataques e esquivas precisas, assim como em jogos como Sekiro: Shadows Die Twice, Nioh, e The Surge 2. Obviamente esse é um dos elementos mais marcantes do gênero soulslike, já que acaba simulando combates de uma forma mais árdua e estratégica.
Inclusive eu acho que aqui está um dos primeiros vacilos da desenvolvedora. Eu joguei no lançamento e a experiência inicial foi bem horrorosas, já que na primeira versão do jogo, eles lançaram sem poder travar a mira no inimigo. E me frustrei muito tentando apontar, mas se fosse mover para o lado para desviar ou qualquer coisa, o personagem só virava pra aquele lado. Inclusive eu tava pronto pra esse ser um dos dois elementos que eu desceria o pau nesse jogo, mas felizmente arrumaram, só que quem foi longe, se lascou, já que a única forma de se livrar disso foi iniciando um novo jogo.
 
Além disso, o jogo oferece opções de armas, armaduras, magias e habilidades para personalizar o estilo de jogo do jogador, assim como em Ashen, Salt and Sanctuary, e Dead Cells. No entanto não dá pra dizer que a coisa é extremamente variada, já que no fim das contas se trata de um game indie de uma desenvolvedora pequena e a ideia por si só já é um tanto grandiosa, o que acaba naturalmente fazendo com que eles limitem um pouco a coisa, né?
Os inimigos são numerosos, mas não muito variados, cada um com suas próprias habilidades e mecânicas, exigindo do jogador estratégia e habilidade para superá-los, no entanto, normalmente vemos criaturas completamente originais em jogos de do gênero Dark Fantasy como Blasphemous, Hollow Knight  e Lords of the Fallen. Isso aqui não é o caso e a equipe parece ter ficado muito parada em ideias básicas.
 
Ou seja, aqui nós temos a aranha, a gárgula, o golem de fogo... Aliás, todos os inimigos usam o mesmo design como criaturas de fogo, o que pode ser visto tanto como algo elegante em se ter um padrão para todas as criaturas, já que dá aquela indicação de que são todos seres que vieram do mesmo lugar, mas também pode acabar ficando meio enjoativo. Mesmo jogos com grande quantidade de inimigos humanoides como Vampyr, dá pra ver uma certa variação nos inimigos.
E o maior erro do jogo acaba sendo esse. Enquanto o mundo é maravilhosamente atmosférica, você encontra criaturas que não transmitem emoções alguma. Com destaque para o golem básico, que parece um bonecão andando tranquilamente em sua direção pra te bater. Chega a ser bobo. Não teve esforço algum da equipe para tentar fazer algo diferente. Por outro lado o jogo foi feito por apenas duas pessoas, sendo assim dá pra dar aquela enorme colher de chá.

A progressão em The Moon Hell é baseada em níveis, com o jogador ganhando experiência em combates e coletando itens e equipamentos para aumentar seu poder, assim como em jogos do gênero soulsborne em geral. E existe um destaque para a mecânica de "fé", que você vai acumulando e então pode destravar algumas vantagens como aumentar o dano ou regeneração de stamina.
A jogabilidade é desafiadora, mas eu não diria que tão gratificante, com controles que são até gostosos,  mas o combate não passa uma sensação tão boa. Com certeza melhoraram bastante, já que a primeira versão era só chata mesmo e você tinha que ficar correndo e voltando e dando uma cutucadinha rápida em cada inimigo até matar, já que a falta de uma forma de travar neles era um inferno, mas felizmente melhoraram muito nesse quesito. A dificuldade do jogo é alta, exigindo do jogador habilidade e estratégia para progredir, te exigindo a paciência de jogos como em Cuphead, Dark Devotion, e DarkMaus.

Enfim, The Moon Hell é um jogo indie de combate e exploração com elementos de Soulslike que oferece uma experiência desafiadora e envolvente. Você sente bem as limitações, mas a atmosfera é muito gostosa. Eu acho que atualmente o único problema real do jogo são os inimigos extremamente genéricos, fora isso dá pra se divertir muito.

E se quer comprar games sem gastar muito, dá pra conseguir keys baratinhas de diversos jogos da Steam, recomendo sempre dar uma olhadinha no preços das keys da Steam (e outras lojas) à venda na GMG, muitas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e comprando keys lá, você acumula XP, que gera várias vantagens como descontos extras nas próximas compras e até jogos grátis! Dê uma conferida aqui:
 
(Cupom MAR15 atualmente dá um desconto extra na maioria dos jogos lá)

Postar um comentário

0 Comentários