Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

As atrocidades de "Noite na Taverna" que chocaram pais brasileiros através dos séculos

Quando nós vemos obras completamente devassas como Midori Shojo Tsubaki, o um tanto perturbador All Hallows' Eve ou mesmo criações com certos elementos inacreditáveis de terem deixado lançar na Steam como Fear & Hunger, podemos sentir que são coisas bizarras que saem, mas parece que isso nunca acontece em terras nacionais. Mas bom... Pode não ser bem assim a coisa... Noite na Taverna (Link de afiliado Amazon), escrito por Álvares de Azevedo, é um livro que tem sido capaz de chocar gerações ao longo dos séculos. 
 
Existem obras que conseguem mexer com o público, então não é surpresa vermos por exemplo Metamaus, que trata exatamente dessa sensação tão ruim que a obra Maus foi capaz de gerar em muita gente, ou impacto psicológico cabuloso que o livro do "O Exorcista" causou, ao mexer com algo além do sobrenatural, deixando algumas pessoas perturbadas. São obras que cruzam a barreira da ficção e atingem a realidade, deixam pessoas pensativas.
Imagem da promoção Semana do Consumidor tem eletrônicos, games, jogos de tabuleiro, PCs, celulares e mais com desconto! Confira no link de afiliado Amazon!
 
Mas muito antes dessas obras, tivemos um livro capaz de deixar horrorizados não os leitores, mas os pais deles! Publicado em 1855, o livro de contos do autor brasileiros apresenta temas sombrios e macabros que fazem o leitor se arrepiar e sentir medo. Com uma escrita envolvente, o autor conseguiu capturar o espírito da época e transmitir uma sensação de rebeldia que influenciou jovens por gerações. Claro que tem leitores também que ficaram chocados, mas esse é um conteúdo vindo direto do meio do século XIX que quem foi atrás, normalmente já tinha ideia da bizarrice presente.
 
Esse autor era um rebelde de sua época, nascido em 1831, morreu em 1852 antes de completar 21 anos. Mas nessa época fez a festa, e ia à taverna com os amigos. O título "Noite na Taverna" é tão naturalmente aconchegante, não acha? E fica ainda mais quando você vê que se trata de um grupo de amigos que contam histórias. Então acaba sendo um livro de contos, uma antologia que o leitor pode ir conhecendo aos poucos.
Os contos de Noite na Taverna abordam temas como morte, amor, loucura, violência e vícios. Em uma época em que a literatura ainda era vista como um entretenimento para a elite, o livro de Álvares de Azevedo se destacou por ser um retrato fiel da realidade das camadas mais pobres da sociedade, mas também de todos os desejos ocultos de qualquer classe social e que não era um assunto muito desejável para se falar à luz do dia. O autor explorou a natureza humana de forma intensa e direta, mostrando o lado sombrio e perverso dos personagens.
 
Mas se você está pensando que os assuntos chocantes são meramente violência "normal", loucura de forma poética e vícios comuns... Não! Aí é que está, essas coisas são colocadas de uma forma extrema! Corrupção, incesto, adultério e vingança, necrofilia, traição, canibalismo. O autor escreveu a coisa de uma forma realmente descontrolada! Parece que ele queria pegar tudo quanto era podre e por ao extremo.
 
Inclusive algo muito curioso, e que dá indícios de que o próprio autor sabe bem que passou dos limites completamente, é o fato de que ele não publicou o livro! Somente três anos após ele morreu, em 1855 é que lançaram o livro. E, claro, a mídia desceu o pau! Esculacharam, falaram que era repugnante, um horror e absurdo. E foi um estouro nas faculdades, virando um verdadeiro marco da rebeldia, com alunos lendo "AQUELE LIVRO BIZARRO".

Noite na Taverna é um livro que foi capaz de chocar pais e educadores por gerações. Em uma época em que a sociedade era mais conservadora e puritana, os temas abordados nos contos eram considerados escandalosos e inapropriados para jovens. Mas apesar de obviamente ser uma leitura focada no público adulto, o fato de ter tanta coisa chocante presente, se tornou um verdadeiro ímã.
Sendo assim, apesar de qualquer restrições que bibliotecas possam ter colocado, o livro de Álvares de Azevedo se tornou um símbolo de rebeldia para jovens de todas as gerações. A escrita intensa e envolvente do autor capturou a imaginação de muitos leitores, que ficaram fascinados com os temas abordados nos contos. A obra acabou sendo uma daquelas bem influentes ao longo dos anos e é considerada um dos maiores clássicos da literatura brasileira.

Mesmo em tempos modernos, Noite na Taverna continua apresentando coisas capazes de deixar pessoas horrorizadas. Os temas abordados nos contos são atemporais e continuam sendo relevantes nos dias de hoje. A obra de Álvares de Azevedo é um retrato da natureza humana em seu estado mais sombrio e cruel, e nos faz refletir sobre as consequências de nossas escolhas e ações. Ele era fã de Lord Byron e Edgar Allan Poe, e aqui é onde se vê cm força.

Enfim, é meio irônico pensar em um autor nacional de tempos tão antigos com um conteúdo assim, né? Mas certamente se você é fã de horror, terror, medo e coisas sombrias em geral, provavelmente vai querer ler Noite na Taverna. Como a obra está em domínio público, acabou, ele foi lançado em várias versões no Brasil. Inclusive foi frequente o lançamento junto com "Macário", peça teatral do mesmo autor sobre um jovem que encontra o Diabo em uma estalagem. Confira as versões de Noite na Taverna lançadas no link de afiliado Amazon.

Postar um comentário

0 Comentários