Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Veja a mensagem de adeus dos criadores de 1899! E possivel motivo do cancelamento!

 
Após o sucesso cabuloso da série Dark na Netflix, a dupla Baran bo Odar e Jantje Friese se uniu novamente para lançar 1899, que causou uma expectativa enorme, gerando falatório antes do lançamento, com teorias sobre ser algo relacionado ao Triângulo das Bermudas, e se seriam capazes de criar algo que conseguisse superar sua série de televisão anterior. Muita gente amou a coisa, tendo seu episódio de estreia em 17 de novembro de 2022, e acabou ficando chocada ao receber a notícia do cancelamento apenas um mês e meio depois, deixando a segunda temporada ser só um sonho.
 
Sinopse de 1899: Ambientada em 1899 (Não confundir com 1988 ou 1989 como alguns aí tem achado hahaha), a série apresenta um grupo de europeus no final do século XIX, indo para os Estados Unidos, até que recebem um sinal vindo do meio do mar, do que parece ser o Prometeus, outro navio que tinha desaparecido. No entanto após acharem um único garoto vivo no lugar e levarem para seu navio, coisas estranhas passam a acontecer aparentemente sem explicação.

Pessoas de todos os tipos estão na embarcação, indo desde o calado Olek, que trabalha colocando carvão, até o capitão Eyk Larsen, assombrado pro seu passado, além de muitos outros como a japonesa Yuk Je, que foge de algo terrível. Cada um deles começa a ver o seu passado voltando para atormentá-los. A série conta com um grande elenco multicultural, incluindo os atores Miguel Bernardeau, Clara Rosager, Emily Beecham, Andreas Pietschmann e mais.

Acusações de Plágio de HQ brasileira (Improvável motivo, apenas citando a polêmica)

Naturalmente foi uma daquelas obras que gerou falatório, inclusive teve um escândalo aqui no Brasil, quando a quadrinista brasileira Mary Cagnin acusou os criadores de terem plagiado a sua história em quadrinhos, Black Silence, ela comentou que: "ESTOU EM CHOQUE. O dia que descobri que a série 1899 é simplesmente IDÊNTICO ao meu quadrinho Black Silence, publicado em 2016" e postou uma série de imagens comparativas. Isso deixou a internet furiosa com a coisa, e começaram a atacar os criadores a ponto deles se manifestarem negando, dizendo que não conheciam o trabalho e pedindo para que ela retirasse as acusações. As manifestações deles:
"Não posto nada há anos porque, francamente, acho que as redes sociais se tornaram tóxicas. As últimas 24 horas provaram isso novamente. Para contextualizar: uma artista brasileira alegou que roubamos de sua graphic novel. Para deixar claro: nós não fizemos isso! Até ontem nem sabíamos da existência disso. Ao longo de dois anos, colocamos dor, suor e exaustão na criação de 1899. Esta é uma ideia original e não baseada em nenhum material"
"No entanto, estamos sendo bombardeados com mensagens - algumas delas feias e ofensivas. Alguém dá um alarme falso e todos vão em cima, sem ao menos checar se as afirmações fazem algum sentido. Claro que isso deveria ser um esquema para vender mais de suas histórias em quadrinhos: bem jogado."
"Como já mencionei, infelizmente não conhecemos a artista, nem sua obra ou quadrinho. Nunca roubaríamos de outros artistas porque somos artistas. Também entramos em contato com ela, então esperamos que ela retire essas acusações. A internet se tornou um lugar estranho. Por favor, mais amor ao invés de ódio"

Depois disso a coisa aquietou um pouco, o que se dá a entender que tiveram uma conversa e tudo deve ter ficado em ordem.

O cancelamento e a mensagem de adeus

Apesar de muita gente ter gostado, evitando spoiler sem parar, assistido ao trailer, e espalhado a palavra online pra todo mundo assistir, no fim aconteceu o pesadelo de toda fã de série... O cancelamento! Talvez tenha acontecido até mesmo pouco depois, afinal a mensagem que o Baran bo Odar tem um "Precisamos contar a vocês", que dá meio que aquela sensação de que eles estavam com a informação ali, mas ainda não tinham falado. Olha:

“Com coração pesado precisamos contar a vocês que 1899 não será renovada. Adoraríamos terminar essa incrível jornada com as temporadas 2 e 3, como fizemos com Dark. Mas as vezes, as coisas não acontecem da forma planejada. É a vida. Sabemos que isso vai desapontar milhões de fãs por aí. Mas gostaríamos de agradecê-los do fundo do nossos corações por serem parte desta aventura maravilhosa. Amamos vocês. Nunca se esqueçam”

E isso causou uma grande revolta na internet, já que a 2ª temporada prometia muitas respostas e uma mudança radical na coisa.
Por que a série 1899 foi cancelada?

Em outra época, era muito fácil associar o cancelamento de um seriado de televisão a uma única coisa... A falta de audiência! No entanto, em tempos modernos, esse não é mais o elemento chave da coisa. As séries de TV nasceram como filmes vagabundos de baixo orçamento divididos em vários pedaços no cinema, pra assim conseguir o máximo de grana sem pagar muito. Depois foram para a televisão, ainda com baixo orçamento, mas então foi ficando cada vez mais luxuosa a coisa.

Quando você vê séries como Roma e Game of Thrones, pode até não gostar delas, mas percebe que não tem nada de vagabundo na produção. Nota facilmente que o investimento foi cabulosamente alto e que um único episódio dessas séries consegue engolir com tranquilidade o orçamento inteiro de muitos  filmes feitos para o cinema. Ou seja... Os tempos realmente mudaram e os padrões também.

Então 1899 teve uma boa audiência, a crítica no geral falou bem, ele teve boas notas, a trilha sonora foi elogiada. Então o que foi que faltou para que fosse renovada? Talvez a resposta disso esteja em outros cancelamentos aclamados da própria rede de streaming Netflix. Sense8 foi elogiadíssima, mas contava com um elenco multicultural e filmagens ao redor do mundo todo, sendo uma fortuna cada episódio, e isso fez com que fosse cancelada.
Por outro lado, o autor Neil Gaiman foi até as redes sociais depois que a série Sandman foi um sucesso monstruoso e pediu para que as pessoas espalhassem a palavra, pois mesmo com esse sucesso, a série era tão cara, que não garantia renovação. Ou seja, era aclamada, mas na visão da Netflix, não basta ser premiada e elogiada, tem que gerar muito mais dinheiro do que eles investem. (Curiosidade, sabiam que Neil Gaiman falou que o Brasil foi o primeiro país a descobrir Sandman?).

Se ligarmos esses pontos ao fato de que a Netflix tinha uma expectativa enorme depois do sucesso de Dark, dá pra imaginar que ela não ficou satisfeita com o resultado. Dark teve 95% de aceitação no Rotten Tomatoes e 8,7 no IMDB. 1899 teve 76% de aceitação no Rotten Tomatoes e 7,4 no IMDB. Com a diferença de que 1899 foi MUITO mais cara, afinal fazer ambientação é uma tonelada de dinheiro, isso sem contar com os efeitos especiais o tempo todo. E não vou dar spoilers aqui, mas o fim da temporada indicava que a segunda ia custar uma fortuna que iria muito além.

Então talvez aí esteja a resposta, séries como Wandinha (Wednesday Addams) e The Witcher são o tipo que são lançadas com uma visão de que precisam gerar um dinheiro monstruoso, pois exigiu um esforço monstruoso. E é por isso que tanta série que muita gente considera uma "bosta de romance adolescente" é renovada com facilidade. Porque é barata, simples de produzir e a grana que traz em relação ao custo, faz valer a pena. Confira mais coisas interessantes no Blog Nerd Maldito.

Postar um comentário

0 Comentários