Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Como jogar RPG de Mesa no Minecraft

Muita gente começa a jogar Minecraft e acaba enjoando de construir casinhas, voltando tempos depois para mais uma vez jogar até enojar. Porém a internet já mostrou várias formas de se divertir de maneiras diferentes com esse jogo, é um verdadeiro exemplo que foi expandido imensamente graças ao espetacular mundo dos mods, porém existem muitas outras formas de se aventurar em Minecraft e hoje vou falar sobre uma delas que é jogar RPG de Mesa!



Sei que muitos desinformados já devem estar pensando que estou falando de um servidor de RPG de Minecraft, mas não confundam RPG com MMORPG. E no caso daqui estou falando de RPG de Mesa clássico mesmo, interpretação de personagem, viagem pelo mundo, aventura e narração de coisas fantásticas! Mas ao mesmo tempo usando um forte elemento visual, o mundo quase infinito de Minecraft para se andar até os lugares!

Embora eu esteja fazendo essa matéria de maneira fácil pra quem não sabe nada sobre RPG de Mesa, recomendo plenamente que você leia primeiro a matéria sobre RPG. Não é obrigatório, mas certamente vai te fazer entender muito mais fácil caso você não saiba realmente do que se trata isso, ajudando bastante a se encaixar na ideia. Ò_Ò

O que é RPG de Mesa?

Antes dos computadores virarem moda as pessoas se sentavam para jogar aventuras narradas. Sendo que um dos amigos era o Mestre (Ou Narrador) e criava uma trama que podia ter qualquer tema, mistério, aventura, terror, medieval, futurístico e assim vai... O resto dos amigos eram os jogadores, que interpretavam um personagem. Por exemplo se fosse em um mundo medieval podia ter o arqueiro, o mago, o guerreiro.

O Mestre fazia uma narração de onde eles começavam, podia ser em um pântano sombrio, em uma cidade movimentada, em uma masmorra cheia de perigos, dependia da história. E os jogadores diziam o que iam fazer "Eu vou sair da cidade", "Eu vou procurar uma estalagem pra dormir", "Eu vou a uma taverna perguntar por informações sobre aventuras.

Para cenas de ação como combates eram usados dados que definiam se o jogador acertou ou não algo como tentar acertar uma espadada ou saltar de uma construção pra outra sem cair. Cada jogador também tinha sua ficha de personagem que anotava e apagava coisas como os itens que carregava ou os atributos.

O que é Live Action?

O RPG Live Action é uma forma que adiciona o elemento "Teatro" à coisa, sendo assim os jogadores usam fantasias e não ficam sentados à mesa, ao invés disso escolhem uma área de um lugar e usam como cenário. Andam, conversam entre si interpretando os personagens e fazem a coisa de uma maneira bem mais movimentada.

Jogando RPG de Mesa em Minecraft!

Já aviso que esse não é um jeito oficial de se jogar RPG de Mesa em Minecraft, mas sim uma forma que adaptei porém você pode adicionar elementos da maneira que achar melhor. E tenho certeza que muita gente pode adicionar coisas fantásticas! Portanto leia de mente aberta, não se limite ao que eu falar e lembre que talvez existam formas melhores de se fazer certas coisas.

O Mundo

Essa é uma das maiores vantagens de se jogar RPG em Minecraft, o mundo praticamente infinito com um ambiente natural pra você explorar e criar coisas. Imagine só? Se você é um mestre, pode entrar no modo criativo e fazer várias coisas em diversos pontos do mapa, anotar as coordenadas e guiar os jogadores para esses ambientes. E o melhor, com o passar do tempo você pode ir criando novos lugares tornando aquele mundo mais e mais robusto!

Tá com preguiça de fazer um castelo gigantesco e cheio de detalhes? Não se preocupe, você não precisa! Lembre-se que RPG é interpretação e imaginação! Então você pode muito bem só fazer um quadrado, dividir cômodos e dizer para os jogadores que é um imenso castelo com gárgulas voando ao redor dele. Nem precisa ter telhado nos lugares, mas claro com o tempo é bom ir aperfeiçoando e tornando cada vez melhor.

Crie situações, por exemplo uma torre reta com vários andares para os heróis subirem e a cada andar algo para eles encontrarem até que no topo tem o último chefe e os tesouros para serem encontrados. Não precisam ser salas super bem detalhadas, só o fato dos jogadores estarem tendo a sensação de que estão subindo e que vai ter algo diferente no próximo andar já gera uma emoção nova.


Exemplo de Interpretação 1

Os jogadores se move por uma densa floresta, estão em direção a uma cidade.

Mestre: De repente vocês começam a ouvir um forte som de água.

Na medida em que os jogadores avançam o Mestre vai avisando que cada vez mais o som aumenta, até que encontram um rio que visualmente são só alguns blocos, mas é preciso usar também a imaginação jogando RPG de mesa e assim eles ouvem:

Mestre: Vocês finalmente conseguem ver de onde vem o som da água, é um rio com uma forte correnteza e que facilmente é capaz de arrastar qualquer um que tente atravessar.
Joãozinho: Já sei, eu vou tentar atravessar com uma corda amarrada a mim, se eu for arrastado os outros jogadores me seguram, se eu chegar do outro lado, amarro a corda em uma árvore e fica fácil pra eles atravessarem.
Mestre: Muito bem, jogue quatro dados, se você conseguir três acertos atravessa o rio!

Jogando Dados

Existe uma lista de mods fantásticos de Minecraft e você pode escolher uma série deles para aperfeiçoar o RPG que for jogar. Logicamente é preciso ter cuidado, as vezes usar mods demais pode fazer dar erro no jogo de alguém, portanto é o tipo de coisa que é bom usar com moderação.

Mas quanto aos dados você pode ir bem direto ao ponto e baixar o Dice Roller, que é um mod que adiciona os comandos de rolar dados no jogo e exibir para todos os jogadores.

Usando os poderes do Mestre

Naturalmente o mestre será ADM no servidor e é bom saber abusar desses poderes, adicionar configurações para maior liberdade. Conheça os comandos e pense nas possibilidades, imagine situações que podem ser usadas com eles.  

Exemplo de Interpretação 2

O grupo de aventureiros acaba de chegar de uma missão, estão todos cansados, foi difícil matar aquela bruxa! De repente o Rafinha ouve um som de um Enderman, ele acha estranho pois está de dia! Mas acha que é só um dos bugs do jogo. Porém o som continua, e de novo, e de novo, até que o jogador se manifesta quanto ao assunto:

Rafinha: Nossa pessoal, tem um Enderman aqui perto!
Joãozinho: Eu não estou ouvindo nada...
Natacha: Nem eu!
Rafinha: Sério, olha esse som! Eita! Tá ficando mais alto! Que porcaria é essa?

Como Rafinha está usando fones de ouvido, ele sabe de que direção está vindo aquilo e decide investigar. O jogador não sabe mas a bruxa lhe amaldiçoou pois em um momento da missão o mestre pediu pra ele jogar dados, não disse pra que, mas Rafinha não tinha passado no teste de resistência, o resultado foi que espíritos de uma masmorra no topo de uma montanha ao leste agora o chamam, enquanto ele se dirigir a aquele lugar o som vai parar e aparecer apenas de vez em quando para indicar que está indo na direção certa, mas se ele resolver ir pra outro lado, o som tenebroso se repetirá várias vezes. O grupo não sabe ainda, mas está indo em direção á próxima missão!

Enquanto isso o mestre se diverte usando o comando playsound para reproduzir o barulho do Enderman. Que no jogo não é um Enderman, mas um terrível espírito que atrai aventureiros. Ele está louco para ver a expressão deles quando notarem o imenso portão que construiu naquele lugar.

Interprete com o Mestre

O Mestre não apenas prepara lugares do mundo e narra a história, ele também precisa interpretar. Voe ao lado do grupo de aventureiros enquanto narra os acontecimentos, os teletransporte para um determinado lugar quando não tiver nada preparado em uma longa viagem. Mas também interprete!

Os jogadores entraram em uma loja de armas? O mestre não precisa dizer "O vendedor falou tal coisa...", ao invés disso o Mestre vai para trás do balcão e passa a interpretar o vendedor!

Exemplo de Interpretação 3

O grupo para em um lugar para acampar aquela noite, estão todos muito cansados. De repente o mestre vai para trás de uma árvore e começa a narração.

Mestre: Vocês estão todos tranquilos, a noite é de lua cheia e está clara, quando a Natacha percebe que tem alguém surgindo da floresta, se aproximando.
Natacha: Eu me levando imediatamente e saco minha arma!
Mestre Interpretando: Se acalmem viajantes, apenas sou um andarilho que vaga por essa floresta, a fogueira de vocês me atraiu, gostaria apenas de passar a noite. Se permitirem eu os recompensarei com ouro.
Rafinha: Eu não confio nesse cara, é melhor mandarmos ele ir embora.
Joãozinho: Pra ele ficar nos observando escondidos? Vamos logo é matar o vagabundo e de quebra pegar o ouro pra gente!

Coloque regras no mundo

Invente certas regras, por exemplo é possível minerar, mas sem exageros, sem cavar um buracão imenso no chão. Proíba os jogadores de forjarem itens, criarem armaduras e tal, faça com que tenham que comprar. Invente uma moeda de troca, que tal usar ouro e prata refinado como moeda? Se um jogador for comprar uma espada ele lança a quantidade equivalente em peças de ouro ou prata para receber o item em troca. Use isso em várias outras coisas, pedágios para entrar em certas terras, pagamentos por proteger uma caravana, e assim vai!

Lembre de recompensar os jogadores

Faça masmorras e coloque baús com itens dentro, uma espada legal, uma armadura, um item com efeitos mágicos. Lembrando que a coisa é toda simbólica, então você pode por um cubo específico e dizer que aquilo é uma pedra capaz de atirar fogo. Podem ser também recompensas como os heróis terem uma vila natal e receberem uma certa quantidade blocos para melhorarem aos poucos, e assim vai.

Exemplo de Interpretação 4

É noite e todos vagam pela imensa planície, quando avistam uma cabana bem ali, ao se aproximarem veem uma placa escrito "Aventureiros são bem vindos". Eles entram preparados para lutar, mas não tem nada. Ao invés disso há baús cheios de itens, estranhamente os itens que cada um deles sempre quis.

Natacha: Já saquei! Com certeza é um lugar amaldiçoado.
Joãozinho: Ah, eu vou arriscar pegar!
Rafinha: Eu não arriscaria, não quero ser amaldiçoado por outra bruxa! A última vez foi um saco e isso aqui tá fácil demais.
Mestre: De repente enquanto discutem, todos são surpreendidos por um grunhido vindo da entrada do lugar, um imenso lobisomem surge, quase é possível ver um sorriso se formar em sua monstruosa mandíbula, como se estivesse só esperando vocês entrarem.
Rafinha: É... Pensando bem, eu acho que vou pegar o item sim.

Aproveite elementos do jogo para gerar diversão

Uma das coisas legais é que você pode usar a jogabilidade para gerar mini competições, por exemplo colocar uma nobre preocupada com seu marido que viajou para uma montanha ali perto e que diz ao grupo, "O primeiro que encontrá-lo será pago com dez peças de ouro!". E aí coloque os jogadores para correr, escalar a montanha, localizar o marido e voltar! =D

Aproveite o que o mundo tem a oferecer

Você é o mestre então vague pelo mundo, procure por imensas cavernas e as transforme em masmorras! Pra que perder tempo construindo lugares gigantescos enquanto você pode simplesmente usar os prontos? Apenas dê uns retoques nos lugares, adicione baús escondidos, armadilhas. Coloque dicas para salas secretas que façam os jogadores pensarem "Ei... O que é aquilo ali?"

Use um mundo pronto!

Você pode fazer seu mundo e cada vez mais melhorar ele, criar vilas onde não tinham, ambientes perigosos, rotas que ligam cidades e assim vai. Esse mundo pode ser usado e reutilizado, quanto mais novas aventuras surgirem, mais robusto, no começo as cidades podem nem ter telhado nas casas, mas de repente você vai dando retoques e quando os jogadores voltarem lá acabam se surpreendendo. Mas você pode simplesmente pegar um mundo pronto!

Minecraft tem inúmeros mapas de ambientes já conhecidos. Que tal jogar um RPG de Game of Thrones? Você pode por exemplo baixar o mapa Westeroscraft e se quiser ir ainda além pode pegar o livro Guerra dos Tronos RPG e usar as regras dele! Imagine usar todo o conteúdo do livro, a narração sobre cidades, a cultura, a mitologia, e realmente vagar por aquelas terras, ver os enormes castelos e tal. Você é fã de algum universo incrível que é famoso? Procure pelo mapa dele, certamente alguém já criou! Então se você quer fazer algo mais temático, existem inúmeras adaptações para livros lançadas em português (dá uma conferida aqui em livros de RPG).

Usando ferramentas de auxílio

Naturalmente é bom vocês usarem algum programa pra conversar por áudio e jogar um RPG com regras simplificadas, algo mais focado na interpretação do que na mecânica. Porém vocês podem ir além e realmente usar um sistema com fichas de personagens e tudo mais, pra isso você pode usar programas gratuitos como o RRPG Firecast e deixar aberto junto ao Minecraft, assim você pode conferir lá as fichas, anotar itens que cada jogador tem e tudo mais.

Enfim, fica essa dica pessoal, vocês podem usar Minecraft para realmente se divertirem no estilo RPG mesmo hehehe. Façam sugestões, deem dicas de mods que podem ajudar bastante ou qualquer outra coisa em relação a forma que as regras são aplicadas. Se você ainda não leu a matéria sobre RPG citada lá em cima, recomendo mesmo dar uma olhada. É possível comprar contas originais únicas de Minecraft (Sem ser compartilhada entre quatro pessoas) por um valor bem em conta no G2A e aceitam boleto bancário lá. Dê uma conferida aqui. ou na Nuuvem que é nacional e também aceita boleto bancário.


Confira também:
-8 formas de se divertir sem sair de casa
-Skyrim em modo cooperativo com amigos
-Opera GX, um navegador focado em gamers
-Mine Blocks, a versão 2D grátis de Minecraft
-Tabletop Simulator, jogue jogos de tabuleiro online!
-100 Jogos 2D com visuais espetaculares

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Parece muito da hora, eu recomendo que use algum editor de maps pra pegar diversos maps prontos e juntar num só...
    ~Also se brincar alguém também inventou como jogar rpg de mesa no Garry's Mod...

    ResponderExcluir