Temporario



Jogos | Séries | Filmes | RPG e Tabuleiro | Animes | Creepypastas | Quadrinhos | Livros | Mapa do Blog | Sobre o Blog | Contato |

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Cordyceps - O fungo que transforma insetos em zumbis!

Com certeza você deve saber ao menos o básico sobre o apocalipse zumbi, em que humanos são infectados de alguma maneira por um vírus e tem o seu comportamento brutalmente alterado, fazendo com que infecte outros ao seu redor e tendo seu corpo alterado de forma bizarra. E se você é do tipo que tem pavor de fungos, então provavelmente vai sentir uma agonia imensa ao ler isso aqui.


Pois bem, saibam que no mundo dos insetos isso não é apenas ficção, eles realmente correm esse risco e podem ser infectados e levar todos ao seu redor junto, deixando um verdadeiro clima de apocalipse zumbi com milhares de corpos. Isso tudo acontece graças ao gênero de fungo chamado Cordyceps, que tem aproximadamente 400 espécies catalogadas. Eles atacam diversas espécies de insetos e artrópodes.

A forma que o fungo age é brutal, quando a vítima é invadida, os tecidos dela são substituídos e em alguns casos são capazes de modificar o comportamento dos insetos, fazendo com que os hospedeiros passem a sentir uma vontade incontrolável de procurarem alguma planta para subir e se esconderem antes de morrer. Isso acontece para que tenham um ambiente com condições ideais de temperatura e umidade e assim a quantidade de esporos que irá brotar do corpo do inseto será maior.

As deformações que são causadas ao corpo da vítima são horrendas, crescendo às vezes apenas na cabeça da vítima, mas em outros casos surgindo por todo o corpo, deixando a sua aparência completamente deformada. Uma curiosidade é que ele é usado como cogumelo medicinal na medicina tradicional chinesa e tibetana.

Quando os poros começam a ser liberados, todos os insetos próximos correm o risco de serem infectados também e isso pode acabar com formigueiros inteiros, graças a isso se um inseto é descoberto a tempo, é levado por um deles para longe, como um verdadeiro herói de filme de mortos vivos que se sacrifica levando o problema junto com ele hehehe.

Mas nem tudo é ruim, graças a esse fungo que o equilíbrio da natureza é mantido pois quando se tem uma quantidade muito grande de uma espécie, fica mais fácil pro fungo atacar essa espécie e assim diminuir o número, fazendo com que a coisa não fique desequilibrada.

Agora imaginem, se um negócio perigoso desses é usado como medicamento no Tibet, já pensaram se começa a atingir humanos também? Pois é, acho que foi algo mais ou menos parecido com isso que os criadores de The Last of Us pensaram já que no jogo o fungo Cordyceps unilateralis é usado para apresentar como ocorreu a destruição da raça humana. E inclusive usaram como campanha de marketing na época do anúncio um vídeo que ficou polêmico e que na época muitos acreditavam que era falso, mas que foi uma grande e assustadora surpresa ao ser descoberto que na verdade aquilo existia mesmo e era um documentário da BBC, segue o vídeo à baixo legendado:

Isso é o verdadeiro apocalipse zumbi formiguico! Ò_Ò(sim eu invento palavras). E vocês, teriam coragem de se tratar com um remédio à base de Cordyceps?

2 comentários:

Loen disse...

Ja tinha lido isso noutro blog, mas caralho, imagina se um fungo desses se adapta para o organismo humano pra conter o número populacional? Natureza gonna naturezar (sim, eu também invento palavras :D)

Sapphar disse...

Bem as possibilidades desse fungo adaptar ao organismo humano é mínima,porem é possivel,todos ja estudaram em ciencias como os seres vivos atuais se formaram,pela evoluçāo e é obvio que as plantas nao fiquem de fora.Com o ser humano invadindo o habitat desses fungos eles se sintam obrigados a evoluir...