Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Zombi - Um sombrio roguelike simulador de apocalipse zumbi da Ubisoft

Para quem não sabe, Zombi U foi inicialmente lançado como um jogo exclusivo para Nintendo Wii U, tendo como grande atração a sua mecânica que usava como elemento principal o controle daquele console, fazendo o jogador ter que constantemente usá-lo como se fosse um acessório real do personagem, e tornando assim as coisas incríveis. Tanto pelo nome quanto pelo controle feito especialmente para o Wii U, o jogo parecia ser impossível para outras plataformas, porém com o fim do contrato de exclusividade a Ubisoft decidiu lançá-lo para Xbox One, Playstation 4 e PC, algo que chamou muito a atenção e despertou a curiosidade.
 
(Sempre fique de olho na página inicial da loja, que frequentemente aparecem cupons de descontos que são cumulativos com promoções já aplicadas!) 

A história se passa durante o apocalipse zumbi em Londres, para quem assistiu os filmes da incrível franquia Extermínio certamente vai se sentir em casa ao poder controlar o personagem por esse ambiente. Mas a trama não tem foco no seu personagem e sim em algo misterioso envolvendo um homem que se autointitula "O Estrategista" e diz que já sabia que esse acontecimento ocorreria, portanto estava preparado.

Então aqui você é só mais um que acabou parando no meio de todo esse caos e enquanto fugia, acabou ouvindo uma voz saindo de um fone em um prédio. E assim passa a ser guiado por essa voz que te filma constantemente e dá dicas sobre como sobreviver, o que você tem que fazer, além de vários outros detalhes.

Tenho que assumir que a primeira vez que vi Zombi U, olhei bem torto, achei esse nome horroroso e forçado demais, porém achei sim legais os controles só que como eu não pensava em ter um Wii U, não foi algo que fui muito atrás. E assim veio a grande surpresa com o lançamento dele para outras plataformas, se tornando assim apenas "Zombi", o que deu uma certa sensação de que o nome tinha sido cortado ao meio.

A jogabilidade é realmente bem legal, um jogo charmoso. É verdade que não é algo assim que se pode chamar de um jogo inovador sobre mortos vivos (não em um console que não seja o Wii U), mas ainda assim é aquele tipo de jogo gostoso de se aproveitar, passar o tempo. Uma atmosfera pesada, porém não algo de fazer você cuspir o coração pra fora, como o medonho Monstrum, algo mais pra um jogo que você se sente inquieto, porém capaz.

Esse é um daqueles títulos que faz uma boa simulação da vida de sobrevivente como o imersivo Project Zomboid e o gigantesco State of Decay. No entanto enquanto o primeiro jogo citado está mais para jogo em cidade pequena e o segundo tem mais um clima de sobrevivência na área rural, esse aqui fica voltado para um clima urbano e noturno, existe uma tensão a mais na coisa.

Você vive em um abrigo onde tem sua cama e coisas guardadas, além de eletricidade que é gerada graças a preparação do Estrategista, no entanto ainda é preciso conseguir suprimentos e eles estão espalhados pela cidade, para isso você precisa constantemente sair e procurar por coisas, vasculhar áreas e ir além cada vez mais, abrir caminhos e se preparar para o pior.

Você conta com um aparelho especial que te permite fazer uma série de coisas como escanear a área em busca de elementos coisas interessantes que podem ser marcadas, hackear determinados aparelhos eletrônicos e usar um radar que é capaz de detectar algumas coisas. Esse aparelho é uma adaptação do controle do Wii U e se você sabe da existência dele ou até mesmo jogou a versão original do jogo, acaba sendo inevitável não fazer comparações e pensar em como deve ser incrível a liberdade.

O negócio é que existem tantas coisas oferecidas por esse tablet e imaginar que você realmente aponta ele para os lugares em busca de coisas e constantemente o consulta, acaba tornando uma experiência imersiva que é retirada em outros consoles. Toda aquela sensação de você realmente estar com aquilo na mão e poder olhar pra ele e consultá-lo não está aqui.

O Estrategista é outro elemento interessante do jogo, como o cara se preparou para os acontecimentos, você vai descobrindo aos poucos quem ele é e o motivo de saber que aconteceria, além de que ele te observa o tempo todo, te dá informações e guia, é fantástica essa sensação, as coisas que ele pode fazer e como podem te surpreender. Li que no Wii U a voz dele não sai da TV, mas sim do controle, então imaginem que fantástico?

Um outro detalhe interessante e exatamente o que deixa a sensação de ser um sobrevivente realmente como um simulador é o fato de que se o seu personagem morrer, acabou. Um novo personagem é gerado e você precisa começar com ele, e pode inclusive achar o corpo do seu personagem antigo transformado em zumbi, e se matá-lo é possível pegar suas coisas de volta.

Graficamente o jogo é legal, mas não é exatamente o que se pode dizer que é uma maravilha. O gráfico é básico voltado para o lado bonito. Daquele tipo que você não para pra admirar as coisas nem nada, mas também não se incomoda, algo neutro, o típico "bonitinho" que para a maioria é o suficiente, mas que para uns poucos que exigem mais da coisa pode acabar sendo um ponto fraco do jogo.

Enfim, Zombi é um jogo bem legal para se passar o tempo, ele é divertido, tem seus elementos e seus momentos. Mas se forem jogar e tiverem a oportunidade de jogar a versão do Wii U, recomendo demais, a experiência pode dar um salto de um jogo legal para um jogo espetacular! Mas mesmo assim pode gerar muita diversão em qualquer versão, então fica essa dica, confira se ele roda em seu PC.
 
Atualmente dá pra pegar uma key do jogo na GMG. Uma baita vantagem de comprar keys da Ubisoft Connect, Steam e outros por lá, é que você ganha XP na sua conta e assim tem vantagens como descontos extras em compras futuras, crédito na loja e até jogos grátis. A coisa vai melhorando na medida em que você aumenta de nível. Aproveita:

(Sempre fique de olho na página inicial da loja, que frequentemente aparecem cupons de descontos que são cumulativos com promoções já aplicadas!)

Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!

Sobre games de zumbis

Os zumbis, seres mortos-vivos ávidos por carne humana, há muito tempo exercem um fascínio sobre a cultura popular. Eles têm sido protagonistas de inúmeras narrativas, desde filmes e séries até livros e, é claro, jogos eletrônicos. Os jogos com temática zumbi oferecem uma imersão única em um mundo pós-apocalíptico, desafiando os jogadores a sobreviverem a hordas de mortos-vivos, explorarem ambientes devastados e enfrentarem dilemas éticos.

A Evolução da Temática Zumbi nos Games

Os jogos com zumbis têm uma história longa e diversificada, remontando aos primeiros dias dos videogames. No entanto, foi com títulos como "Resident Evil" e "The House of the Dead" que a temática ganhou popularidade massiva nos anos 90. Esses jogos estabeleceram os pilares dos elementos clássicos dos games de zumbi: sobrevivência, combate estratégico e uma atmosfera de terror.

Ao longo do tempo, essa temática evoluiu para além do gênero de survival horror, encontrando seu lugar em uma variedade de gêneros, como ação, aventura, RPGs e até mesmo em jogos de estratégia. Títulos como "Left 4 Dead", "The Last of Us", "Dying Light" e "Days Gone" exploraram diversas abordagens para os jogos de zumbi, oferecendo experiências únicas e imersivas.

O Apelo da Sobrevivência e da Exploração

O que torna os jogos com temática zumbi tão cativantes é a dinâmica de sobrevivência em um mundo caótico e hostil. A escassez de recursos, a necessidade de tomar decisões rápidas e estratégicas, e a constante ameaça de ataques zumbis mantêm os jogadores alertas e imersos na jogabilidade.

Além disso, a exploração dos ambientes pós-apocalípticos oferece uma sensação de descoberta e curiosidade. Cada localidade apresenta histórias e segredos, incentivando os jogadores a vasculharem cada canto em busca de recursos, missões secundárias e pistas sobre o que levou ao apocalipse zumbi.

A Complexidade Moral e Emocional

Um aspecto notável dos jogos com temática zumbi é a maneira como muitos deles exploram dilemas morais e emocionais. Jogos como "The Walking Dead" da Telltale Games, por exemplo, colocam os jogadores diante de escolhas difíceis, forçando-os a tomar decisões que podem ter consequências devastadoras para eles e para os personagens ao seu redor. Isso cria uma conexão emocional poderosa entre o jogador e a narrativa.

Além disso, alguns jogos exploram temas como o vínculo humano, a perda, a solidão e a esperança em meio ao caos. Eles mergulham profundamente na psicologia dos personagens, adicionando camadas de complexidade e profundidade à experiência de jogo.

O Futuro dos Jogos com Temática Zumbi

À medida que a tecnologia avança, os jogos com temática zumbi continuam a evoluir. Gráficos mais realistas, mecânicas de jogo aprimoradas, narrativas mais imersivas e mundos abertos cada vez mais detalhados são apenas algumas das inovações que impulsionam o gênero.

Além disso, o surgimento da realidade virtual (VR) oferece a oportunidade de uma imersão ainda mais profunda nesse mundo pós-apocalíptico. Jogadores podem sentir-se verdadeiramente inseridos nesse universo, experimentando emoções e desafios de uma maneira completamente nova.

Os jogos com temática zumbi continuam a ser uma parte emocionante e cativante da indústria de videogames. Sua capacidade de proporcionar experiências imersivas de sobrevivência, explorar dilemas morais e emocionais, e criar mundos pós-apocalípticos envolventes continua a atrair jogadores de todas as idades e gostos.

Com a contínua evolução tecnológica e criativa, é emocionante imaginar como os jogos com zumbis continuarão a se reinventar e a oferecer novas experiências, mantendo viva a fascinação pelo mundo pós-apocalíptico e seus habitantes mortos-vivos.

Postar um comentário

0 Comentários