Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

High On Life foi lançado sem legendas em português e muitos se surpreenderam

Existe uma certa discussão sobre tradução para português ser essencial ou pura frescura, no entanto o grande foco costuma ser a dublagem em português, e não as legendas. Então foi uma grande surpresa para muitos quando o aguardadíssimo High On Life acabou sendo lançado, mas não tinha nem ao menos legendas em português brasileiro.

Desenvolvido pela Squanch Games, Inc., que antes tinha lançado Trover Saves the Universe, parte do Ultimate VR Comedy Bundle, o que mais chamou a atenção em High On Life, foi a presença de Justin Roiland, que é ninguém menos do que o co-criador de Rick and Morty e Solar Opposites. E esse era um universo bem estranho e atraente, pra quem gosta de aventuras interdimensionais, seja algo macabro como o horror ultra atmosférico das Backrooms, seja como algo descontraído como John Morre no Final.
E nesse jogo eletrônico, um dos diferenciais que mais se destacam é a dublagem constante, com personagens falando o tempo todo. O próprio Justin Roiland é quem dubla tanto Rick quanto Morty em sua versão original, e aqui ele está presente como narrador do jogo. E as armas do jogo falam e fazem comentários sobre o que está rolando.

Sendo assim, a parte narrativa acaba sendo super importante como parte da experiência.  E como se trata de um jogo Duplo A, acaba sendo completamente compreensível que não tenha dublagem para várias línguas, na verdade está dublado apenas em inglês. No entanto, com a quantidade de jogos indie vagabundos que já vem com legendas em PT-BR, foi uma surpresa. Sim, existem games indie super bacanas como Outpath: First Journey, Garten of Banban e Subway Surfers de Terror que não tem legendas, mas estamos falando de jogos grátis e independentes, o que explica a falta de recursos dos criadores pra contratar um tradutor. Mas um jogo AA é outra coisa.
Em meio à escolha estranha, tem o fato de que por outro lado, tem tradução para espanhol da América Latina. Nessa os argentinos acabaram sendo os que mais se deram bem provavelmente, pois enquanto no Brasil o jogo foi lançado por R$ 109,99, por lá saiu 81.64% mais barato, sendo o equivalente a apenas R$ 20,19 e com legendas em espanhol! Imagina pagar barato assim aqui em jogos de PC? Só a lista de jogos grátis sai mais barato, ou mesmo a área de doação de keys daqui do blog, hahaha. Na real, lá foi o local que o jogo mais saiu barato no mundo.

Por outro lado, outros países da América Latina como Uruguai, Chile e Peru, pagaram um pouco mais caro que a gente. Eu me pergunto se quando acontece isso, é o pensamento de que no Brasil nós falamos espanhol. É muito estranho o jogo sair em várias línguas da Europa, Inglês, francês, italiano e alemão, mas não ter espanhol da Espanha.
Parece que viram que o país era um mercado enorme e queriam, por isso tacaram espanhol, mas não pararam pra olhar. Ou talvez sabiam, mas não quiseram mesmo... O que acham? O jogo foi lançado para Microsoft Xbox One, Microsoft Xbox Series X e Series S e Microsoft Windows (Via Epic Games Store e Steam no PC). Veja mais coisas interessantes no Blog Nerd Maldito.

Caso queira comprar keys de jogos baratinhas, recomendo sempre dar uma olhadinha no preços das keys da Steam (e outras lojas) à venda na GMG, muitas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e comprando keys lá, você acumula XP, que gera várias vantagens como descontos extras nas próximas compras e até jogos grátis! Dê uma conferida aqui.

(DICA: Fica de olho nos CUPONS DE DESCONTO que costumam aparecer na página inicial da GMG frequentemente! O preço cai muito!) 

Postar um comentário

0 Comentários