Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Segredo do bebê Yoda custou mais de 10 milhões à Disney!

Apesar de já vermos brinquedos do bebê Yoda à venda,  verdade é que o personagem custou bastante caro para a Disney, assim como uma baita de uma correria e até mesmo parte da dignidade da empresa diante de fãs extremamente frustrados. Ou seja, foi uma bagunça geral, tudo isso para manter o personagem em segredo.

Como vocês sabem bem, Star Wars virou um fenômeno mundial e tudo quanto é coisa é comercializada, desde a primeira foto de Luke Skywalker até coisas absurdamente bem boladas como Star Wars X-Wing, e obviamente a Disney sabia bem disso quando comprou a franquia e O Despertar da Força foi apenas um primeiro passo grande para vender que nem água.

Com o lançamento da Disney+, um dos maiores atrativos foi a série "O Mandaloriano", o material promocional não citava absolutamente nada sobre "A Criança" (que se popularizou como "bebê Yoda" por não ter nome e ser da mesma raça do mestre). E quando ele apareceu já no primeiro episódio, foi uma explosão imediata. O criador da série, Jon Favreau, explicou que o motivo do segredo veio de uma conversa que teve com o ator Donald Glover:

“Estávamos conversando sobre música e cultura pop e ele estava dizendo que o que as pessoas realmente gostam agora é de se surpreender, porque isso não acontece muito. Quando Beyoncé fazia um álbum, ela o colocava on-line e todo mundo reagia. Só divulgá-lo estimulou uma conversa que se tornaria mais viral e traria uma atenção mais genuína do que qualquer marketing.”

Se a Disney fizesse brinquedos antes, todo mundo ficaria sabendo disso. Já vimos inúmeros casos de spoilers dados por brinquedos. Assim ela simplesmente não fez nada, e a estimativa de dinheiro não ganho no natal foi de mais de 10 milhões de reais. Porém o problema maior é que a explosão superou a expectativa da Disney e ela teve que correr.

A pressa acabou sendo uma verdadeira desgraça, pois a empresa lançou uma série de produtos vagabundos, incluindo camisetas e canecas vendidos como oficiais, mas com uma qualidade que era só a bagaceira. Os fãs se revoltaram, especialmente porque o que mais atrai no bebê é o fato dele ser fofinho,e lançar uma camiseta só com uma foto de uma cena ou um recorte tosco não refletia em nada a fofura.

As pessoas começaram a se perguntar sobre o motivo de todo o material promocional de The Mandalorian que tinha a ver com o bebê Yoda parecia material falsificado ou produtos que se geravam sozinhos com um clique. E claro, isso acabou ficando muito feio para a Disney, já que tava claro que eram produtos para venda rápida.
No fim das contas foram anunciados os bonecos oficiais e imediatamente a pré-venda ficou sem estoque nos Estados Unidos, precisando aumentar o nível de produção para conseguir colocar mais unidades em oferta. A coisa foi um verdadeiro estouro e pelo jeito o teste da Disney sobre manter um personagem fofo em segredo deu muito certo.

Postar um comentário

0 Comentários