Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A paródia de Bolsonaro feita em HQ do Batman por Frank Miller

Frank Miller é um grande nome por trás de Batman, pois foi um dos responsáveis por trazer o personagem ao público adulto. Criador do clássico O Cavaleiro das Trevas e diversas obras primas dos quadrinhos que viraram filmes e séries. E naturalmente é difícil chegar a esse patamar sem ser polêmico. Sendo assim na HQ "Dark Knight Returns: The golden child" ele também foi, a surpresa foi ver algo relacionado a brasileiros.

Como vocês sabem bem, o presidente Jair Messias Bolsonaro também é uma figura polêmica mundialmente. Muitos apoiadores e muitos haters, ganhou o apelido de "Mito" por aqueles que o amam e de "Bozo" pelos que odeiam. Sua presença no twitter também garantiu falatório constante, cheio de prints pra todo lado de gente falando bem e mal.

Nem todo mundo sabe, mas existem vários brasileiros que trabalham lá fora em indústrias variadas, indo desde empresas de video games até obviamente revistas em quadrinhos, e esse é o caso de Rafael Grampá, um desenhista que já trabalhou em obras como X-Men e Hellblazer. Em 2015 ele conheceu Frank Miller e a evolução da relação dos dois acabou gerando "Dark Knight Returns: The golden child".

A HQ apresenta uma Gotham City com pessoas iradas e manifestantes fervorosos. E assim a repercussão na mídia é constante, apresentando os acontecimentos. Entre eles está uma das notícias mostrando o print de uma rede social semelhante ao Twitter, mas que é possível ver com clareza que é uma referência a Bolsonaro.

Na legenda: "Se fosse por mim, cada bom cidadão teria uma arma de fogo em casa.". Embaixo está escrito "FEH! Governador diz que lava as mãos de toda a bagunça". Talvez sejam notícias diferentes ou talvez seja uma matéria indicando que "JM. Bozo" seja o governador, não fica muito claro, mas é evidente a referência política.

Há uma outra possível referência. Durante a campanha de eleição de Bolsonaro, a oposição criou a campanha "Ele não!". E em alguns quadros da HQ é possível ver uma campanha contra o presidente Donald Trump em que está escrito "Not Him Again!", que em português é "Ele de novo não!". Bolsonaro sempre se mostrou um admirador de Trump e é facilmente associado ao presidente norte americano. 

Trump aparece diversas vezes na HQ, no entanto com ele a coisa é bem mais clara, com seu rosto e até mesmo bonequinhos aparecendo de forma extremamente clara e bem desenhada. Há ainda uma referência a Greta Thunberg (A garota sueca que fez um polêmico discurso na ONU). Em meio aos manifestantes aparece uma garota idêntica a ela.

Naturalmente algo assim aparecer deu uma treta louca entre brasileiros, já que política é um tema bastante delicado. Não é a primeira vez que um brasileiro aparece em uma revista em quadrinhos de Super Heróis. Em 2017 o ilustrador brasileiro Will Conrad colocou o programa do Datena na HQ The Fall and Rise of Captain Atom.

Postar um comentário

0 Comentários