Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A nostálgica abertura de American Horror Story 1984

Enquanto achei a abertura de cult talvez a abertura mais sem originalidade de American Horror Story, é claro que os caras também tem potencial para fazer o contrário, e assim como a abertura de Freakshow estreou a ideia de remixar a abertura original baseada no tema, na temporada 1984 isso foi aplicado também, e pra quem ama os anos 80 é um prato cheio!



Bom, eu não vivi os anos 80 e sei que boa parte de vocês também não viveu. Apesar de tudo, dentro da cultura pop é quase um ambiente de fantasia, pois é usado e abusado. Temos histórias em reinos medievais, temos histórias em universos futurísticos, temos histórias em realidades alternativas. E a década de 1980 é tão absurdamente usada, que atingiu o mesmo nível.

É fácil achar dezenas de obras adaptadas nesse momento da história e sempre com essa sensação que fazem sonhar em viver ali. São séries como Stranger Things, jogos como Generation Zero, filmes como Donnie Darko e muito mais. Sendo assim é um ambiente extremamente presente no entretenimento e que nós já temos uma certa visão.

E a abertura da temporada 1984 conseguiu captar demais essa essência. A ideia de remixar a música tema como alguma música eletrônica genérica da época caiu naturalmente bem. Porém fizeram um trabalho fantástico apresentando o cotidiano e chacina. Até mesmo o formato não é widescreen (Ou seja, é quadrado, porque naquela época televisões eram quadradas).

Também acabou caindo muito bem com a essência da série, afinal a proposta inicial era usar clichês de filmes de terror e os anos 80 são a principal fonte de terror, cheio de clássicos que viraram puro clichê como Sexta-Feira 13 e A Hora do Pesadelo. Além da mistura de imagens reais da época com imagens feitas pra série.

Fico imaginando o que o pessoal daquele tempo pensaria, talvez achasse estranho demais um monte de imagens nada a ver como gente malhando, coisas em 3D psicodélico sem sentido, noticiários e muita chacina. Seria tudo muito familiar, mas provavelmente extremamente desconexo. Enquanto pra nós parece simplesmente muito adequado todas essas referências juntas.

Assumo que adorei especialmente as cenas feitas para a abertura e levei as cenas genuinamente da época como um tempero a mais. Isso porque se você parar pra ver são um tanto artísticas. Tipo aquele início mostrando uma van com o pé de uma jovem pra fora e uma bela vegetação atrás. Acho essa cena bonita pra caramba, assim como a de uma moça andando  enquanto outra pessoa nada no lago.

Enfim, essa abertura cairia bem como a de várias outras obras adaptadas na época, e temos toneladas, inclusive outras que até mesmo usam a temática sugada de sexta feira 13 com o lance do acampamento da chacina, tipo Unlucky Seven e Dead of Summer. No entanto American Horror Story 1984 acaba ficando perfeito porque esse toque trash tem tudo a ver. E vocês, o que acharam?

Postar um comentário

0 Comentários