Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Half-Payne | Max Payne foi trabalhar no laboratório de Half Life!

Quem nunca sonhou em ser o Max Payne né? Eu já sonhei, você já sonhou! O Gordon Freeman já sonhou! E com Half-Payne ele pode ser! Mas é meio injusto só o protagonista ser o Max, os cientistas da Black Mesa também querem ser o Max, o povo da segurança quer ser o Max! Mas pera... Os soldados inimigos também querem ser o herói! Mas não acabou, os MONSTROS TAMBÉM QUEREM SER O MAX! OS OBJETOS QUEREM SER O MAX, OS HELICÓPTEROS QUEREM SER O MAX! TODO MUNDO VAI SER O MAX AQUI!

Quando vi esse mod do primeiro Half Life, pensei que era meramente uma skin de Max Payne que nem ia dar pra ver já que o jogo é em primeira pessoa. Para a minha surpresa esse é um daqueles mods extremamente robustos que vão além e fazem mesmo todo um universo próprio pra coisa. Sendo assim, se você sempre quis ver Half Life com um toque mais Noir, essa é sua chance! E com elementos que podem te fazer querer brincar por horas, pois além do mod base, ele tem várias opções extras estranhas e engraçadas. =D

Aqui temos a história de Max, que trabalha para a polícia de Nova Iorque, mas tem uma bela família para manter, sua esposa Michelle e sua filha ainda bebê, Rose. Isso faz com que faça um bico temporário em um mega laboratório no Novo México chamado Black Mesa. O dinheiro parece fácil e o trabalho tranquilo, o que poderia dar errado?

Como disse, a coisa é muito bem feita, especialmente para aqueles que já jogaram ambos os jogos, pois aí sim vão notar mesmo as diferenças. Por exemplo, tiveram o cuidado de editar conteúdos que indicam que o personagem é Gordon Freeman, e adicionaram coisas que realmente fizessem parecer que se trata de uma gente de segurança novo.

Quando o jogo começa naquele carrinho de transporte, aparece toda aquela apresentaçãozinha, explicando sobre o lugar, mas também explicando sobre o personagem, em que você vê escrito seu nome, profissão, o que está fazendo ali e etc. Porém não para ai, as falas dos NPC's em que falam "Gordon" foram modificadas e eles apenas se referem ao Max como "Você".

Além disso uma interação fenomenal entre as falas dos personagens e de Max Payne foram colocadas, pois alguns comentários que antes eram aleatórios, agora tem respostas. Como quando um cientista pergunta "Por que nós temos que vestir essas gravatas ridículas?" e aparece a voz de Max em pensamento "Pergunta retórica, não responda...".

Ele também faz comentários em geral relacionados a coisas que acontecem no cenário ou mesmo ações que faz. Por exemplo teve uma hora que tomei um dos conhecidos comprimidos para recuperar a vida e, com sua voz misteriosa, ele soltou um "Os comprimidos trarão um pouco de alegria". Só é uma pena que é a voz em inglês e não a maravilhosa dublagem zoada da versão brasileira.

Quando entrei na área, fui correndo para o ambiente onde está a roupa de testes tão conhecida de Half Life, mas para a minha surpresa não estava lá, fui, voltei, tentei apertar o botão. Falei com NPC's, fui até a área de entrada e o cara disse que eu precisava da roupa. Estranhei, até que notei que entre os armários do pessoal, tinha um escrito "Payne", e aí veio a surpresa ao abrir e ter a jaqueta do Max lá, uma foto da família e outras coisinhas pessoais hahaha.

Com a jaqueta, você não apenas ativa a barra de vida do personagem com a silhueta de Max e que vai ficando vermelha à medida que toma dano, como também libera um dos elementos mais conhecidos de Max Payne, o bullet time! E assim você pode dar pulos laterais e ver os inimigos em câmera lenta com as balas passando, só que em primeira pessoa.

Como o personagem não pode usar os carregadores de energia e vida que abastecem a armadura de Gordon Freeman, ele tem que se virar à moda antiga, e assim há espalhados pelo jogo, um monte daqueles "armarinhos" com porta transparente e dentro deles há analgésicos que o jogador usa à medida em que acha necessário.

O criador ainda adicionou um elemento que eu até então nunca vi nenhum mod usar, que foi o de associar o jogo à conta do Twitch, permitindo o povo que assiste interagir com os acontecimentos do jogo, e assim adicionar coisas. Eu só tinha visto isso antes em jogos oficiais como Party Hard ou Warhammer Vermintide 2, mas em um mod a coisa foi realmente elegante.

Mas além dessas coisas, dentro do próprio jogo tem certas coisas para zoar e dar uma variada na jogabilidade, e uma delas é transformar todo mundo em Max Payne, incluindo os monstros, mas eles continuam no mesmo formato que tem, só que super retorcidos, como se fosse o Max se dobrando pra fazer o formato deles. E há também veículos na forma do Max, como o helicóptero que no lugar das hélices são os braços dele balançando.

Realmente fiquei impressionado com o carinho aplicado, normalmente só vejo mods que não tem quase nada, como os que só mudam a skin como o CJ em Zelda, e mods surpreendente como aquelas modificações total como Portal Prelude e Katana. Mas esse parece o meio termo perfeito entre os dois, por um lado é elegante e super completo, por outro é zoado demais.

Enfim, tá aí algo que tenho que bater palmas para quem criou, sem sobra de dúvidas um mod com potencial pra ser super vazio, mas que no fim das contas se mostrou bem mais robusto do que eu poderia imaginar. Vale a pena! Se você estiver interessado, pode baixar gratuitamente aqui, só precisa ter o Half Life 1 na steam.

Postar um comentário

0 Comentários