Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Hellraiser Deader - Um filme com forte toque psicológico

Nossa, fazia tanto tempo que eu não escrevia sobre um Hellraiser aqui no blog ein? Mas fazer o que? Essa franquia não acaba nunca e tem uma quantidade monstruosa de filmes, os caras parecem não cansar de lançar a bagaceira! No caso desse aqui o filme foi lançado em 2005 e no Brasil ficou com o nome de "Hellraiser 7 - O Retorno dos Mortos".

Apesar de ser o sétimo filme da franquia, ele não é ligado aos outros, sendo assim conhecer o universo de Hellraiser acaba facilitando na compreensão da coisa, no entanto não saber nada não impedirá alguém de seguir tranquilamente o que está acontecendo. É aquele negócio de você entender que o cubo é uma relíquia maldita, daí você pode ou não pode saber o que é aquela coisa.

Aqui temos uma repórter investigativa chamada Amy, e que acaba sendo enviada para a Romênia para investigar o caso de uma fita misteriosa que envolve um ritual macabro onde uma garota comete suicídio e retorna. Mas ao começar uma investigação acha um estranho cubo e a partir daí as coisas começam a ficar cada vez mais estranhas com visões de coisas bizarras.

É engraçado como a franquia Hellraiser acabou andando, muita gente deve ser completamente revoltada com ela. Digo isso porque convenhamos, pra quem curte gore, o primeiro Hellraiser é um filme espetacular, daí veio Hellbound que é no mesmo estilo e dá pra agradar. Mas quando veio Hell On Earth, a coisa andou pra aquele caminho que filmes de terror costumam, o da tosqueira, a bagunça, as piadinhas, só a bagaceira, já era de se esperar...

Daí veio o Bloodline que se passa em uma nave espacial, e o esperado era que a coisa fosse mais ridícula ainda, mas surpreendentemente saiu um filme muito bom se for pensado como um terror padrão com gore e tal, sem piadinhas ou coisas do tipo. Porém parece que a partir daí a franquia morreu.

Digo isso porque como falei, ele começa como um filme gore pra cacete, dá uma desandada no terceiro da franquia mas segue o ritmo. Porém com a vinda de Inferno e Hellseeker a coisa foi pra um outro estilo. São filmes de terror psicológicos, com poucas aparições duradouras das criaturas, e constante alucinações dos personagens. Aquele tipo de filme com uma fotografia azulada, um toque fantasmagórico e personagens que parecem estar enlouquecendo. É uma atmosfera muito diferente dos primeiros.

Com Deader a coisa foi na mesma pegada e isso me surpreendeu, afinal de contas como os caras conseguiram manter por tanto tempo uma franquia assim? Ainda mais Hellraiser que convenhamos que todo mundo pensa que é bem tosco, quando o povo vê o Pinhead (O maluco com os pregos na cabeça) já pensa que é mais um filme ridículo de monstrão e não algo que tem alguma profundidade.

Por outro lado não posso dizer que me apaixonei por Deader, acho que é um filme decente mas que precisa ser assistido sem grandes pretensões. Ao meu ver ele é muito melhor do que filmes de terror padrões do tipo o grupo de adolescentes que vai transar na floresta e acaba com uma facada nas costas, mas ainda assim é um filme meio pálido.

Quando fui dar uma pesquisada achei algo curioso, lembram que eu falei que Silent Hill 4 era outro jogo que teve o nome mudado pra Silent Hill pra ter mais sucesso? Pois bem, tanto Deader quanto Inferno e Hellseeker também não eram histórias da franquia Hellraiser! Eles tiveram os nomes modificados e foram adaptados para aquele universo, isso explica a tão baixa quantidade de aparições dos cenobites (os monstrengos do filme).

Enfim, as vezes você apenas quer ficar quieto e assistir um filme pra passar o tempo, acho que Deader pode ser uma ótima opção, algo que você não deve esperar muito, mas que ao mesmo tempo tem um toque charmoso, uma história sombria acontecendo na Romênia e um clima bem pálido. Recomendo!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Devil's Candy também é um ótimo filme pra passar o tempo, eu acho que ele poderia ter sido muito mais do que foi, mas não deixou de ser interessante e gostoso de assistir com os amigos, terror e heavy metal é bem doido mas também diverte

    ResponderExcluir