Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você sabe o que é a fotografia em filmes e séries?

Em geral as pessoas sabem do que se trata quando ouvem falar sobre cenário, figurino e som em filmes, séries e outras coisas sendo filmadas, no entanto é muito comum ouvirmos falar de "Diretor de Fotografia" ou "A fotografia de um filme" e nem sempre as pessoas sabem do que se trata, por isso resolvi criar essa postagem.

Você já assistiu um filme e teve aquela sensação de ter algo especial no visual dele? Não estou falando dos cenários e das roupas, mas simplesmente você sente um climinha especifico que é passado através da imagem do filme. Bom, você pode estar sentindo o efeito da fotografia do filme.

Sin City é um ótimo exemplo em que a fotografia causa um impacto mais claro e direto, já que o filme é preto e branco com certas partes coloridas, fazendo assim com que os filmes que vieram depois passassem a ser chamados de "Estilo Sin City". Isso porque a fotografia dele era algo diferente que chegou e todos que assistiram notaram imediatamente como tinha um visual nada comum.

Mas eu fiz um exemplo de fotografia do tipo bem óbvio, só que não se trata apenas disso, envolve muitas coisas como ângulos de câmera e iluminação. Afinal a pessoa pode só filmar um vídeo de qualquer jeito, no entanto a forma que ele é capturado faz a diferença. E é exatamente por isso que o nome é "fotografia" já que um filme trata-se de uma sequência de imagens capturadas que colocadas juntas em sequências fazem a simulação de movimento.

Vocês já viram como fotógrafos tiram fotos incríveis de um lugar que uma pessoa comum poderia fotografar e sair horrível? Pois é, o Diretor de Fotografia vê exatamente isso, como fazer um lugar comum passar um clima diferente. Claro que nem sempre tudo depende de ângulos, como falei em Sin City por exemplo teve que ocorrer um tratamento no filme inteiro durante a pós-produção, que o Diretor de Fotografia também está presente.



Com o tempo a fotografia também evoluiu e naturalmente muitos outros filmes gostam de copiar certos elementos. Por exemplo em filmes antigos nós não víamos entre as cenas coisas como mostrar um ambiente da cidade e o tempo acelerado para indicar que as horas passaram. E também existem certas técnicas que foram sendo abandonadas por envelhecerem ou simplesmente ficarem ridículas demais, por exemplo em filmes de terror antigos como Evil Dead, era muito comum nas horas de surpresa os personagens olharem com uma cara de susto pra algo e então a câmera dar aquele TCHAN Ò_Ò e uma focada bem na cara do infeliz. Hoje em dia essa técnica é simplesmente tosca demais e geralmente só é usada quando o objetivo é exatamente ser tosco.

Tem alguns diretores que adotam um tipo de fotografia tão constantemente que na hora que uma pessoa assiste um filme, reconhece que é dele, o Tim Burton é um belo exemplo, Edward mãos de tesoura e O estranho mundo de Jack que o digam.

Então na próxima vez que você ver que o visual de um filme está incrível e a forma como ele é transmitido te faz sentir algo diferente e você quiser falar mas não saber exatamente do que está falando, saiba que isso é a fotografia, é a forma como é capturado um filme, série ou seja o que for e transmitido para o telespectador e que dependendo da equipe, o impacto visual poderia ter sido completamente diferente.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Sim, vejam a fotografia da novela Avenida Brasil, ela é bem peculiar.

    ResponderExcluir
  2. Sim, a Avenida Brasil deixou o standard para as novelas da Globo que seguiram, como vemos nas novelas exibidas atualmente.

    Eu particularmente gosto muito da fotografia do Lars Von Trier, putz, tem umas horas que dá uns closes no rosto dos personagens que passam demais as emoções do momento, claro que aí também está envolvido o trabalho do ator e da forma como ele dirige os atores. Aliás, Tarantino é outro também que tem vários ângulos muito peculiares em seus filmes. Nem vou falar do Bergman que aí é sacanagem já.

    ResponderExcluir
  3. O mistério de Todo Mundo Odeia o Chris está explicado...

    ResponderExcluir
  4. Interessante, por vezes cheguei a pensar que fotografia em filmes estava relacionada à imagem que aparece na capa do DVD ou dos pôsteres no cinema.

    ResponderExcluir