Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Mechanic Miner | Colete recursos, faça seu veículo e se aventure!

A paixão pela construção vem desde antes da era dos computadores, um bom exemplo é como Lego consegue ser encantador, e obviamente quando ganhamos a liberdade de criar jogos, isso teve uma explosão indie, que fez com que essa vontade de construir acabasse fazendo as pessoas se empolgarem demais com a coisa, e Mechanic Miner é um dos frutos disso.

Na história você é um tripulante de uma nave que acaba sendo danificada e se frustra ao perceber que não há como arrumar, o que te força a fazer um pouso de emergência em um planeta misterioso. E s em uma base de suprimentos, tem que extrair o que conseguir do lugar para conseguir viajar e achar uma solução para esse imenso problema.

Esse é um jogo de construção de veículos para jornada. Você coleta recursos e monta desde o visual da carcaça pra você ficar, até posição do controle, fonte de alimentação, engrenagens, rodas. E assim vai criando da forma que você achar mais interessante para então explorar o planeta misterioso em que caiu, sempre fazendo adaptações.

Esse é um jogo que usa a temática steampunk, então apesar de ser algo futurístico, se trata de um futuro alternativo com toque de fantasia. E no geral o jogo tem certos elementos de humor, coisa que acaba ficando mais acentuada com o seu simpático visual pixelizado que, embora não tenha me impressionado muito, pode agradar muita gente.

Acredito que esse pode ser visto como um jogo-irmão de Windforge, que também tem a temática steampunk e também tem o elemento de extração e construção de veículos. Coisa que é um toque um tanto diferenciado em jogos do gênero, onde normalmente você tem mais foco em um ambiente do que viajar por esse ambiente.

Por exemplo, temos o Fade to Silence, com toda aquela coisa explorar, mas sempre voltar pra base para aperfeiçoar. Temos Rimworld, em que até dá pra viajar, mas normalmente o foco é se manter em uma localização até ter recursos o suficiente para poder dar um próximo passo. E naturalmente já temos os mais clássicos como Minecraft.

E grande parte dos jogos em que é preciso extrair do ambiente para construir, tem focos em construções fixas, algo parado. Mas aqui temos algo em que a sua "casa" é o seu veículo. Não dá pra dizer que a construção em si é algo inovador, já que temos exemplos complexos como Stormworks e Sky Nations, mas o toque de história aqui faz ser algo mais especial.

O que temos aqui é uma jornada. Então apesar do elemento sandbox, você não cria seu veículo meramente pra ter um, mas porque não tem como não ter. Se você quiser viajar vai precisar de proteção tanto quanto o ambiente, como contra criaturas. E assim é aquela sensação de jornada. Às vezes você vê uma caverna e quer entrar nela, mas precisa se preparar pra isso.

Existem por exemplos, determinados obstáculos que precisam ser destruídos, e para isso você vai precisar de uma máquina equipada adequadamente para poder passar por ali. E aí é hora de usar a criatividade, fazer testes, ver o que funciona e o que dá errado, e ir se adaptando para fazer o melhor possível.

Mas além do modo história, existem dois outros modos interessantes que com certeza vão ser o foco principal para alguns jogadores. O primeiro é o survival, em que você basicamente é lançado no ambiente selvagem e tenta sobreviver com os recursos coletados enquanto enfrenta a natureza, mas sem ter objetivo principal. O segundo é pra quem apenas quer construir, sem ver seu veículo sendo detonado, o modo criativo.

O jogo pode ser meio hardcore, pois contém uma física que tenta imitar a real, então tem aqueles bugzinhos estranhos de as vezes o personagem sair voando, porém isso também acaba refletindo nas construções, e às vezes o jogador pode se sentir completamente perdido, sem entender porque a coisa não está funcionando.

Enfim, é um jogo bacana, a ideia é fantástica, mas acho que é para um público meio específico, pra quem é realmente apaixonado por construções, pois ele não é muito casual. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na steam, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários