Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Stormworks | Simulador de serviço de resgate marítimo

Hoje vou falar sobre Stormworks: Build and Rescue, um jogo que atrai inicialmente por sua ideia um tanto diferente, misturando liberdade total na construção de veículos e administração de um serviço de resgate marítimo, sendo algo semelhante a Euro Truck Simulator, com essa mistura de empregador e empregado. E ainda conta com modo cooperativo online.


Como você sabe bem, existem equipes especializadas em segurança, algumas completamente inusitadas e gore como a que fez Think About This, mas o estilo padrão são aqueles preparados para ir até um lugar e salvar alguém, são os heróis da vida real, bombeiros, policiais, etc. E esse jogo tem foco puramente nisso, então é um sandbox.

Nele é gerado um mundo aberto no início do jogo e você começa em uma ilha onde tem sua casa e um galpão em que é possível construir veículos. Uma das principais belezas do jogo é exatamente o fato de que você pode realmente testar coisas para ver se funcionam. As máquinas criadas precisam ter ligações pra funcionar.

Pra simplificar, é um jogo que envolve física, design e ligações internas. No modo construção você pode fazer veículos encaixando peça por peça, e eu me refiro a quadradinhos e outros formatos que vão te fazer sentir estar brincando de Lego Resgate ou outro brinquedo de blocos. É simplesmente muito legal fazer visuais estranhos.

No entanto, como falei, é um jogo que também envolve física, portanto os visuais não são puramente estéticos, se estiver mais pesado para um lado, você pode ter certeza que a tendência vai ser a virar. Graças a isso eu tive dois barcos que tinham muito peso e acabaram virando de cabeça pra baixo e ficando desse jeito mesmo, pois tinha muita massa na parte de cima.

Depois de construir o visual, é preciso ir pra parte interna, e esse é um dos detalhes que pode acabar limitando o público, pois em jogos desse tipo a coisa costuma ser facilitada demais, porém nesse é necessário colocar um motor e nele tem pontos que devem ser ligados a outras partes, como o botão de ligar na frente do banco, que precisa ser ligado à parte de acionar o motor, assim como os controles de direção. Não é algo extremamente complexo, mas pode deixar muita gente perdida. Porém abre uma quantidade incrível de possibilidades.

Você cria veículos terrestres, aéreos e marítimos, é muito bacana isso. Quando seleciona missões, tem que sair pelo mundo levando cargas e entregando. Dependendo do que for entregar pode ser interessante criar um veículo maior e com mais espaço para colocar carga, ou você pode ir de uma forma lenta e fazer várias viagens para finalizar uma missão.

Visualmente é um jogo bastante bonito em low poly, com aquele visual claro maravilhoso que alguns jogos como Criminal Bundle carregam, apesar de ter quadrados na construção de veículos, ele não é do estilo minecraft como alguns podem imaginar, depois que você termina de encaixar as peças, as divisões dos quadrados desaparecem e fica parecendo apenas algo em low poly mesmo.

Infelizmente o jogo não é apenas brilho e graças ao fato de ainda estar em alpha, eu não diria que está divertido, a não ser para o pessoal que quer focar mais na construção do que na aventura em si. Aqueles que querem testar como um veículo funciona e assim decidem levar uma mercadoria a um lugar apenas pra ver se está tudo certinho.

Enfim, Stormworks: Build and Rescue é um jogo com uma proposta interessante pra caramba e que para aqueles que tem paixão em construir coisas e fazerem com que funcionem, pode ser algo interessante de ver. Você pode achar ele frequentemente em promoção na greenmangaming, que é a distribuidora.

Postar um comentário

0 Comentários