Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Lista dos jogos mais influentes da história (PC Gamer)

Vocês muito provavelmente devem conhecer a PC Gamer, mas caso não saibam, é uma revista de jogos que nasceu na Grã Bretanha no ano de 1993, com temas voltados especialmente para jogos lançados no computador. Obviamente uma empresa com tantos anos de serviço acaba tendo uma quantidade enorme de análises e viu a indústria evoluir.



Esse tipo de empresa também costuma fazer certas listas baseadas em seus pontos de vista, como por exemplo a Lista dos 100 piores jogos já feitos segundo a Games Radar ou exatamente o contrário, como é o caso da Lista dos 100 melhores jogos já feitos segundo a revista EDGE. Obviamente apesar de serem coisas analisadas pelas próprias empresas, no fim das contas acabam sendo algo com um toque pessoal e muita gente fica ofendida com essas listas por ter ou não ter seus jogos favoritos.

A PC Gamer fez uma lista diferente, ao invés de levar como quesito os básicos "pior" e "melhor", ela limitou a coisa a jogos lançados para PC e com um extra, a influência que tiveram na indústria. Ou seja, tem jogos que são lançados, são maravilhosos, bem divertidos mesmo, no entanto não são nada influentes. Sendo assim diversão não significa trazer algo a mais.

Jogos influentes são aqueles que trazem um elemento que na época de seus lançamentos é único ou é um elemento que já foi usado antes, mas que consegue fazer ele se popularizar pois apresenta de uma maneira muito mais atraente que o original. É só ver DOOM, hoje em dia você vai jogar e é um jogo extremamente genérico, quem nunca jogou um jogo de tiro em primeira pessoa? Mas em 1993 pra você ter uma ideia o gênero não era chamado de FPS, mas sim "Estilo DOOM", simplesmente porque não tinha um jogo de sair andando e atirando daquele jeito antes, tão entendendo agora a influência do negócio? Confiram a lista:

- Spacewar! (1962)
- The Oregon Trail (1971)
- Colossal Cave Adventure (1976)
- Rogue (1980)
- Zork (1980)
- Wizardry (1981)
- Pinball Construction Set (1983)
- King's Quest (1984)
- Ultima IV (1985)
- SimCity (1989)
- Commander Keen (1990)
- The Secret of Monkey Island (1990)
- Civilization (1991)
- Dune II (1992)
- Ultima Underworld - The Stygian Abyss (1992)
- Wolfenstein 3D (1992)
- Myst (1993)
- Frontier - Elite 2 (1993)
- Doom (1993)
- Wing Commander III - Heart of the Tiger (1994)
- UFO - Enemy Unknown (X-COM: UFO Defense) (1994)
- Quake (1996)
- Tomb Raider (1996)
- Diablo (1996)
- Ultima Online (1997)
- Half-Life (1998)
- Starsiege - Tribes (1998)
- Thief - The Dark Project (1998)
- Baldur's Gate (1998)
- Everquest (1999)
- Counter-Strike (1999)
- System Shock 2 (1999)
- Quake III - Arena (1999)
- The Sims (2000)
- Deus Ex (2000)
- Medal of Honor - Allied Assault (2002)
- The Elder Scrolls III - Morrowind (2002)
- Battlefield 1942 (2002)
- DotA (2003)
- EVE Online (2003)
- Second Life (2003)
- Half-Life 2 (2004)
- World of Warcraft (2004)
- Dwarf Fortress (2006)
- Team Fortress 2 (2007)
- Spelunky (e o Spelunky HD) (2008 / 2013)
- Minecraft (2009)
- Broken Age (2014)

MENÇÕES DE HONRA:

- Microsoft Flight Simulator (1982)
- M.U.L.E. (1983)
- Wasteland (1988)
- Prince of Persia (1989)
- Another World (1991)
- Outcast (1999)
- America's Army (2002)
- Unreal Tournament 2004 (2004)
- Crysis (2007)
- Mass Effect (2007)
- The Elder Scrolls V - Skyrim (2011)
- Dark Souls (2012)

E aí, o que acharam da lista? Boa parte delas achei bem válida, apesar de não concordar com por exemplo Broken Age, é um jogo fantástico mas não acho adequado para o que a lista propõe, ao menos não de uma forma que eu tenha compreendido, será que foi algo do tipo "Fez os point and click voltarem à moda"? Vai saber né? Por outro lado Max Payne fez ter o estouro do efeito câmera lenta nos video games e não está aí.

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Nossa, cadê Resident Evil aí? Inaugurou um novo estilo de jogo "survive horror", como isso não é marcante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo parca. Nao ha como falar de Survival Horror sem lembrar de Resident Evil. Um dos mais marcantes com certeza

      Excluir
  2. C0NC0RD0 MAX PAYNE NÃ0 P0DIA TER FICAD0 DE F0RA. RESIDENTE ERA MAIS PLAYSTATI0N D0 QUE PC.

    ResponderExcluir
  3. Another World e Prince of Persia ficaram nas menções honrosas, que tristeza, são jogos fantásticos.

    No mais a única coisa que me decepcionou nessa lista (fora os jogos acima ficarem na m. h.) foi o fato de não ter o FUCKING ALONE IN THE DARK! WTF?! O jogo inovou no gênero survival horror, assim como Clock Tower (outra dlç, mas estamos falando de PC) não acredito que ele ficou de fora >_>''

    ResponderExcluir
  4. League of Legends?! Não faz sentido...
    O dotinha que tava lá marcando a origem do gênero desde 2003!

    Alguém explica porque existe Half-Life 1 e 2? Só o 1 não serve? O que exatamente o Half-Life 2 trouxe de tão influenciador para os jogos?

    Achei muito massa eles terem colocado o Medal of Honor, pois realmente, Medal of Honor foi um jogo muito bom que infelizmente influenciou o que hoje é o gênero do CoD...

    Concordo com todos os comentários anteriores que observaram muito bem o fato desta lista negligenciar completamente o gênero Survival Horror, pelo menos um Alone in the Dark ou Resident Evil ou Silent Hill deveriam entrar na lista... (claro que esse gênero foi marcado pelos consoles, então talvez faça sentido ele não aparecer na lista).
    Acredito ainda que talvez Amnesia deveria estar ao lado de Minecraft, pois ao mesmo tempo em que Minecraft estava popularizando os jogos "indie", Amnesia fazia exatamente o mesmo, sem falar que hoje existem trocentos jogos inspirados na mecânica de Amnesia, uma mecânica de terror onde você não é capaz de lutar contra os inimigos (FNaF, Slender, Outlast...).

    Também não vi nenhum representante do gênero Tower Defense, que assim como o MOBA, também surgiu como mods de Warcraft III. Embora TD não seja um gênero tão popular, existem muitos jogos que levam essa mecânica (Orcs must Die, Dungeon Defenders, Plants vs Zombies, Sanctum...).

    Por fim, acho que só pelo fato de ser um caldeirão ferventes de mods interessantes que dão surgimento à novos modelos de jogos (como MOBA, TD, Prop Hunt...) o Warcraft III merecia pelo menos uma menção honrosa...

    ResponderExcluir
  5. Acho que ta faltando gta3 aí hein?

    ResponderExcluir
  6. Qual o jogo que se encontra na imagem??? EU PRECISO SABER

    ResponderExcluir
  7. Não posso acreditar que Resident Evil nem Alone in the Dark não estão ai. Mas a lista está certinha, são os melhores jogos e que ate hoje nos marcam. Parabéns pelo seu post !

    ResponderExcluir
  8. Nossa, os últimos vão ficando bem meia boca mesmo... porque o LoL está ali? Não vejo nada de revolucionário... enfim, acho errado aparecer ultima online invés de Tibia, tendo em vista que Tibia surgiu antes e a formula de Ultima Online não seja muito inovadora, afinal UO é apenas um Ultima mmo, e o Tibia fez isso antes...

    ResponderExcluir
  9. Tem gente perguntando o por que do lol ta na lista, mas não é uma questão de melhor ou pior. E sim de influencia, o League of legends é(ou era ate bem pouco tempo) o jogo mais jogado do mundo, com a popularização da coisa vieram uma caralhada de clones, não necessariamente precisa ser o melhor. Mesma coisa com minecraft, WOW. Rogue eu nem preciso falar, ele nem chegou a ser o primeiro, "Roguelike" antes dele veio o "Beneath Apple Manor". Mas rogue foi tão influente que ser parecido com o rogue virou um estilo, Diablo também fica nesse mesmo patamar, é tanto que não é difícil ver alguém falar de um jogo que é estilo diablo. Wizardry junto com ultima 1 praticamente foram as bases pro rpg que a gente conhece ate hoje. Foram influencia direta pros JRPGs(final fantasy e dragon quest) e pra todos os outros CRPGs que vieram depois deles. Ultima 1 apesar de não ta na lista. Foi alem de tudo que existia na época, jogos simples de matar monstros em um calabouço e salvar a princesa. O criador juntou tudo que ele gostava e o jogo virou um jogo de calabouço, com viagens no tempo, hobbits e naves espaciais. Ultima 4 Revolucionou mais ainda, por que deixa tudo isso pra trás. Todos os problemas do reino foram resolvidos nos primeiros 3 jogos. Você é um herói sem mal a combater, jogo extremamente politico e difícil. A coisa mais normal do mundo é você entrar no jogo e não saber o que fazer(Ganhei o jogo quando criei minha conta no gog, acho que todo mundo recebe ele)Basicamente você tem que dar bom exemplo pras pessoas e se tornar o avatar. Doom já foi explicado na materia. Ultima online pode não ter saido antes de tibia, mas foi bem mais influente, com uma caralhada de mecânicas que ate hoje são usadas nos MMOS(exemplo simples: Montarias). Baldur's Gate por ser basicamente o melhor jogo da existência(sou suspeito pra falar dele), influenciou tantos crpgs e basicamente foi o ápice da infinite engine. Elders Scrolls 3: Morrowind, foi a ia do Elders scrolls pros consoles, Desde sempre os jogos de rpg do computador foram extremamente difíceis, incentivando a exploração ao máximo, os jogadores do computador já estavam acostumados a isso, mas o pessoal do console não. O um jornal com textos detalhes sobre onde você deve ir: Vá ao norte de balmora, encontre um rio, vire a esquerda e encolhe a mina de blabla e tals. Nada de setas apontando o caminho como vemos em skyrim. Por isso a coisa mais normal do mundo era se perder em morrowind. Alem da historia muito boa e todas as possibilidades. Skyrim pode ter sido o mais conhecido, mas nem de longe o melhor Elders scrolls. Medal of honor, praticamente moldou os jogos de guerra. Second life, fez impressas, universidades, bancos e o caralho a 4 comprarem ilhas e abrirem seus negócios dentro do jogo. A maioria parece bem plausível, mas spelunky e broken age me parecem bem forçados.

    ResponderExcluir
  10. Luiz Carlos, desculpa mas não vi você citar nada de importante sobre LoL, só ter sido o jogo mais jogado do mundo não é o suficiente pra dizer que por isso surgiu um monte de cópias, claro que ajudou, mas se for só por isso dota já preenchia seu lugar na lista, afinal com ou sem LoL, certeza que iria surgiu várias outras cópias de mobas... E sobre o Ultima Online montaria não foi grande coisa não, visto que em outros jogos já existia essa ideia... como jogos de cartas por exemplo, que se via guerreiros montados desde cavalos até dragões...

    ResponderExcluir