Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Platypus Mega Pack - Uma adorável coletânea de STG

As vezes eu lembro da minha infância, e penso em algumas obras de animação feitas com a técnica stop motion, usando massinha de modelar para criar os personagens e o cenário. Aquele tipo de animação era simplesmente muito incrível, o nível de detalhes aplicados, alguns inclusive se destacavam e acabaram se tornando ícones da cultura underground, como por exemplo o pinguim Pingo, acredito que todos aqueles que tiveram a infância nos anos 80 e 90 lembram muito bem daquela estranha criatura que se transformava em diversas coisas.

Mas enfim, esses dias eu fui experimentar um pacote de jogos antigos chamado Platypus Mega Pack, que inicialmente eu pensei que tratava-se de uma trilogia, mas a verdade é que são dois jogos da franquia Platypus, e um terceiro que foi desenvolvido pela mesma empresa, tem o mesmo estilo, porém tem o seu toque especial próprio, e se chama Nux. Esses joguinhos são realmente encantadores, e especialmente para aqueles que gostam de visuais em stop motion, irão achar espetacular ao menos visualmente. Mas vamos lá:

Platypus

Esse é um jogo do gênero Shoot 'em Up, com visão lateral, e em geral ele usa a fórmula pura desse gênero, certamente poderia ser considerado clássico se a visão fosse aérea como a maioria das obras que usam esse estilo. Não existe também uma história, basicamente usa um estilo arcade que já tanto conhecemos, onde você começa as fases e começa a jogar, tentando chegar o mais longe que conseguir, até finalmente perder, e colocar o seu nome na lista de jogadores.

Basicamente você controla uma nave com o mouse, e usa o botão esquerdo para atirar, o cenário vai passando automaticamente, sendo que você controla apenas a nave, e não tem como parar o movimento da tela, enquanto isso os inimigos vão entrando e você precisa destruí-los, existe também um sistema de power up que dura por algum tempo, com os seus tiros ficando aperfeiçoados, esse sistema é apresentado através de estrelas que caem de alguns inimigos, cada estrela tem uma cor diferente, e dependendo da cor, a habilidade também é diferente, como por exemplo atirar para três lados de uma vez, ou atirar ondas ao invés de balas.

Platypus 2

Esse jogo é quase que exatamente igual ao primeiro, porém bem mais polido, aparentemente a equipe responsável por criá-lo decidiu pegar alguns modelos já prontos e dar uma aperfeiçoada para ficar ainda mais bonito de se ver. Quanto a diferencial mesmo, dessa vez foi colocado a opção de se iniciar partidas com até três jogadores simultaneamente, no primeiro jogo você pode jogar apenas com uma pessoa. Infelizmente o problema é que nesse essa opção também está limitada a apenas jogos locais, portanto se você quiser jogar pela internet simplesmente não vai poder. O sistema de vida também foi alterado, colocando corações, ao invés de um tiro já destruir sua nave.

Nux

Quando eu joguei esse, eu pensava que seria um tipo de "Platypus 3", porém ao ver a sequencia de lançamentos, percebi que o primeiro da franquia foi lançado em 2004, e dois anos após ele veio Nux, parasó em 2007 sair Platypus 2. Sendo assim, esse jogo acaba parecendo ser mais como um tipo de reelaboração do primeiro jogo, uma visão diferente da coisa.

Aqui você é colocado em uma visão mais clássica, de cima, e tenho que assumir que não me encantou tanto, mas o jogo tem o seu toque especial ao te por em fases diferentes, como em lugares que você vai descendo e tendo que controlar a velocidade para não ver a nave simplesmente ser destruída com o impacto no chão.

Gráficos

Agora o visual desses jogos é que me chamou muito a atenção, especialmente os de Platypus, é lindo de se ver um estilo de massinha de modelar, onde você sai destruindo as coisas, e tudo parece ter sido feito com um carinho enorme. Esse é aquele tipo de jogo que parece te teletransportar de volta para a infância e te deixa impressionado com as pequenas coisas acontecendo. Por exemplo, se você olhar atrás, pode ver pássaros voando, outras naves surgindo e desaparecendo, quedas d'água, e vários outros detalhes, enquanto o combate direto mostra algumas coisas bem interessantes, por exemplo naves mais resistentes, quando você vai dando os tiros nelas, pode ver os pedaços de "metal" se contorcendo aos poucos e ficando danificados a cada tiro, até que finalmente explodem e soltam um monte de frutas em você.

Enfim

Ta aí uma coletânea de jogos simpática e daquele estilo que apesar de ser apenas para passar o tempo, acaba sendo muito gostoso para se jogar com os amigos. Quem estiver procurando por jogos com foco na diversão cooperativa, essas são ótimas opções.

Postar um comentário

0 Comentários