Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você sabe o que é Cultura POP e Cultura Underground?

Uma coisa que costumamos ouvir sempre alguém falar por aí é sobre a Cultura pop, é bem comum ser citado isso em artigos, mas nem todo mundo sabe exatamente o que diabos é a tal da Cultura pop que tanto falam e o que a define. Inclusive existe muita gente que julga de forma errada e pensa que cultura pop é referente a música pop, e que estão falando de gente que curte esse tipo de música, mas não, não é isso. Já a cultura underground é uma expressão que não é muito falada mas que quando se referem a ela, normalmente falam apenas sobre o "meio underground" e há muitos que também não entendem do que se trata exatamente. Então resolvi criar essa postagem com linguagem clara apenas para os leitores entenderem do que se trata e não ficarem mais perdidos.

O "pop" é a abreviação de "Popular" e já deixa mais óbvio o que é a cultura pop. São as coisas que estão na boca do povo. Ela é uma cultura que evolui constantemente e não para de se atualizar, existem certos elementos que em um ano fazem parte constante dela e no ano seguinte simplesmente desparece. Por isso os meios de comunicação são as principais fontes de alimento da cultura pop, principalmente a internet, hoje em dia acredito que a internet seja a alma da cultura pop, já que é nela que "as coisas acontecem". Cinema, música, quadrinhos e diversos outros meios de arte são o combustível da cultura pop e é o que faz ela se mover.



Um bom exemplo de entender o que é cultura pop é observar alguma forma de arte que ficou extremamente popular, pode ser filme, série, o que seja e depois achar na internet uma imagem, música, vídeo ou o que for, que misture essa obra com uma outra. Isso é cultura pop pura. Não que seja obrigatório se misturar, por exemplo os memes, em 2007 quem usava memes? E de repente BUM Ò_Ò! Antigamente só se via o FUUUUUUU por aí, e a maioria nem sabia que se dava o nome de meme a isso, e logo veio o fuck yea e então lotou e o nome meme ficou popular e usado em todo lugar.

Nem todo elemento da cultura pop é constante, alguns são tão poderosos que ficam mesmo por um tempo enorme, super heróis por exemplo, não importa se não sairem filmes novos ou séries do Super Homem ou do Batman, eles estão impregnados. Agora uma música por exemplo que surge, faz surgir diversas coisa se logo morre, é algo que passou pela cultura pop, alguns vão lembrar, mas a maioria vai deixar pro passado e não vai mais querer fazer piadinhas ou coisas do tipo porque não vai ser interessante, terá se tornado algo passado e batido. Claro, isso é só um exemplo, nem sempre as coisas são assim, tem coisas que duram pra sempre e elementos que são lembrados, mas nem tudo.

Então basicamente a cultura pop é isso, todas essas coisas constantes que vemos no dia a dia e que todos conhecem, E não precisa ser nem arte em si, por exemplo brinquedos podem se tornar elementos da cultura pop, acho que o melhor exemplo é o LEGO, simplesmente algo que mesmo quem nunca teve, vê constantemente por aí e sabe bem o que é, já se viu LEGO sendo usado pra tudo quanto é coisa. Senhor dos Anéis, Star Wars e qualquer outra coisa popular e as vezes não popular.

Já a cultura underground, é algo que se opõe à cultura pop, tem muita gente que cultua a cultura underground. Acho que a maioria das pessoas tem um pouco disso, é aquela sensação de querer ser único. Vai dizer que vocês nunca viram um roqueirinho putinho porque a bandinha dele se tornou popular? Pois é, o underground é exatamente isso, algo escondido, não significa que seja bom, mas como vocês devem saber, há muitas preciosidades, músicas, filmes, livros e tudo quanto é coisa tem por aí. O underground é aquilo que é desconhecido por quase todos.

Embora a cultura pop seja algo praticamente impossível de se escapar e de nunca usar nada dela, a cultura underground é muito mais valorizada. Mas nem sempre isso quer dizer que a pessoa queira ser completamente underground e diferente, mas simplesmente porque tem elementos da cultura pop que crescem e ficam tão fortes, que fazem algumas pessoas se irritarem. Os memes mesmo são coisas que por muitos é considerado coisa de completos retardados, daí vem a classificação "modinha" ou "mainstream" se você for americanizado, mas lembrando que modinha não é um termo exclusivo da cultura pop, pode ser usado até mesmo em grupos fechados, e até dentro do próprio meio underground uma coisa se tornar "mainstream".

Hoje em dia existe uma linha muito fina que divide a cultura pop da cultura underground, nos anos 90 elas não estavam tão lado a lado já que a internet não era tão presente na vida das pessoas e a informação era lenta, mas hoje de repente as coisas se tornam super popular do nada. Um ótimo exemplo é o Slenderman, quando ele surgiu em 2009 se tornou um elemento da cultura underground, fotos, vídeos e várias coisas vagavam pelo lado sombrio da internet, e a galera underground conhecia ele. No entanto só em 2012 ele estourou e de repente qualquer patricinha passou a conhecer, apareceram vários especialistas que dizem saber tudo sobre o Slenderman por terem jogado Slender mesmo tendo conhecido uma semana antes e muito bla bla bla.

Mas também acontece o contrário, existem elementos da cultura pop que podem passar para a cultura underground. Por exemplo um filme dos anos 90, pode ser que naquela época ele tenha sido super popular, e todo mundo ficou sabendo do lançamento, mas depois se tornou apenas um filme, mas de repente após anos alguém pegou uma única cena desse filme e fez uma piadinha que se tornou popular no meio underground, normalmente o povo desse meio pesquisa e entende do que se trata o assunto, sabe sobre o filme e etc. Então na época do lançamento ele pode ter causando uma fala fala e algumas pessoas feito umas imagens ou qualquer coisa sobre o assunto, mas logo ele morreu na cultura pop, mesmo assim anos depois foi absorvido na cultura underground. Como falei, são coisas que evoluem.
Então uma coisa que é underground pode explodir do nada, isso deixa o povo que cultuava esse elemento frustrado, porque depois de tanto falar, discutir e viver em um mundo fora das modinhas, aquela coisa que a pessoa tanto gostou pode simplesmente ir pro saco da cultura pop junto com todas as outras. Hoje em dia a melhor fábrica de cultura underground e pop que existe é o site 4chan. Lá a putaria rola solta e é onde as coisas são fabricadas.

Enfim, é isso, espero que vocês tenham gostado e entendam agora quando alguém se refira à cultura pop e ao meio underground, já que é algo tão constante na vida dos internautas. Agora mandem esse diabo dessa matéria pra alguém urgente que esse blog já ficou muito tempo underground e quero ficar rico madafocas Ò__Ò! Confiram diversos livros de pontos variados da cultura pop.

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Acho que me encaixo bem no contesto Underground, ja que conheço de tudo que é desconhecido... caralho, tenho um maldito videogame portatil coreano, o que é mais underground que isso? O_____O
    E pra falar em filmes então, tipo explicar que "A boy and his Dog" é um classico pós-apocaliptico, não um filme da sessão da tarde. Eu me lembro de quando trabalhava na Kabum, os caras la falando que Crepusculo é um ruim por causa do romancinho e tal, e que os vampiros eram bons quando selvagens, e eu fui la explicar que Crepusculo é ruim porque é lixo mesmo (do tipo que brilha no sol) e que "Deixa Ela Entrar" é perfeito pra caramba, mesmo sendo basicamente romance com vampiro. E a cara do meus colegas quando falei isso foi meio "WTF?", e pra explicar do que estava falando. xD

    Anyway, explicou bem Sky, boa materia.

    ResponderExcluir
  2. WFT!!!?? VIDEO WFT!!!???, cara vc na minha opinião vc já é um dos Rico (maybe) madafocas U.U

    ResponderExcluir

  3. Antes de outra coisa eu gostaria de deixar meu ponto de vista crítico/filosófico aqui :P
    [TeoriaCrítica]
    O negócio é que eu acho que "cultura pop" e "cultura underground" são ambos termos que existem apenas naquilo que abrange o que é chamado de "indústria cultural" por Adorno. Nunca vamos ver um estudante de jazz, de Cinema ou mesmo de, sei lá, Belas Artes, dizer "Ah escultura é cultura underground." "Os filmes do Bergman são underground", "John Coltrane é underground." Simplesmente porque esses termos englobam apenas (na maioria das vezes, existem exceções ao meu ver) aquilo que está dentro da indústria e, consequentemente, não pode ser cultura/arte, pois é industrial. [/TeoriaCrítica]

    Agora meu comentário mesmo HAUHAUHAUH

    Mas eu gostei da matéria sim, é uma dessas matérias que você faz que ajudam muito as pessoas que não conhecem os termos que a gente sempre acaba usando e, consequentemente, não conseguem entender o que dizem outras matérias hehehe

    ResponderExcluir
  4. eu gostei da matéria, mas prefiro ficar a cultura pop, sei lá....

    ResponderExcluir
  5. Pop eh a abreviacao de popular kkkkkkkk eu nao tinha me ligado

    ResponderExcluir
  6. E eu pensando que cultura pop era uma coisa boa, kk, odeio forró, me dá vontade de vomitar...

    ResponderExcluir