Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você sabe o que é um jogo do estilo STG e Bullet Hell?

Hoje irei falar sobre os jogos de estilo STG, ou também conhecidos como Shoot 'em up. Eu sei que muitos aqui devem ter lido o nome Shoot 'em up e pensado que é a mesma coisa que Beat 'em up só que apresentando personagens usando armas ao invés de darem porrada nos inimigos, porém essa definição é errada.

Apesar de em certa forma ser correto pensar nesse tipo de jogo, Shoot 'em ups não são um tão fáceis de se definir porém são uma forma direta de se referir mais comumente aos tradicionais "Jogos de navinha". Vocês sabem né? Aqueles jogos em que você sozinho ou com um amigo controlam uma nave e vem um monte de inimigos que vocês tem que destroçar, desviar de balas e pegar itens que deixam cair.

Mas apesar apesar de ser a melhor forma de se referir a esse tipo de jogo, ele não está limitado a apenas veículos aéreos ou espaciais, podem se passar também na terra ou até mesmo com humanos, como é o caso do bizarríssimo Little Red Riding Hood's Zombie BBQ.

É bastante controversa a forma de se considerar um STG e por isso apesar dele ser um subgênero de shooter, é possível encaixar nele mais uma série de subgêneros. Mas apesar disso a forma mais comum de se ver é mesmo o tradicional jogo da navinha, porém é normal ver por aí alguns artigos se referirem a jogos um pouco diferentes como Shoot 'em up, mas lembrem-se que não é qualquer jogo que se atira, para jogos de tiro o termo Shooter é o mais apropriado.

Existe um subgênero do shoot' em up que é muito conhecido, amado e odiado pelos que curtem o gênero, o Bullet Hell. O diferencial é que nele aparecem tantos tiros na tela, que ela fica quase toda preenchida e é praticamente impossível não se tomar um tiro, esse subgênero é mais admirado pelos orientais que pelos ocidentais, sendo assim tem muitos jogos não lançados no ocidente que usam esse estilo.

Bom, é isso aí pessoal, agora quando quiserem relembrar os velhos tempos de Star Fox podem falar com segurança que estão procurando por um STG. Pra quem estiver aprendendo a desenvolver jogos, esse é um dos gêneros mais fáceis de criar.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Dentre os sub-generos, sou fãzaço dos "bullet hell", como mushihimesama futari e do-don pachi. Darei uma bizoiada nesse jogos supracitados!

    ResponderExcluir
  2. Interessante, um jogo Shoot 'em up muito bom que eu jogava na infância era Galaxy, acho que era esse o nome, era uma versão do Megadrive que eu jogava no PC.

    ResponderExcluir