Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Evolução dos gráficos causa lavagem cerebral?

Sabem, eu estava pensando aqui em como a evolução gráfica parece causar uma verdadeira lavagem cerebral em mim. Digo isso porque tem gráficos novos que quando são apresentados, eu não posso acreditar que são reais, parece impossível um gráfico tão lindo rodar em tempo real. Normalmente esses gráficos são apresentados inicialmente com algumas imagens do jogo e eu olho, me impressiono e falo "Ah vai... Sem essa de que isso aí é o gráfico do jogo né?" e fico naquela expectativa de que a qualquer momento a empresa vai dizer que são imagens de uma CG e não do jogo em si.

Então por todo o período em que o jogo ainda não apresentou a jogabilidade, eu fico impressionado demais com o gráfico e não sai da minha cabeça que é um CG aquilo, isso aconteceu por exemplo com o Mafia 2, em que eu e um amigo pensávamos que as primeiras imagens liberadas eram de Artes conceituais, e se você for dar uma olhada, muitas imagens de Mafia 2 realmente parecem pinturas, as que usei na matéria sobre são bons exemplos. Mas parece que essa "magia" é automaticamente quebrada assim que eu vejo o primeiro vídeo de jogabilidade sendo apresentado.

Um belo exemplo disso é o a demo feita pela Square, Agni's Philosophy, quando assisti o vídeo, fiquei impressionado demais mesmo, e ainda fico quando vejo imagens paradas, mas fiquei tendo essa sensação de "Caracas, que surreal". Mas então quando saíram, a sensação mudou:


Eu acho muito estranho isso, é o mesmo gráfico, mas eu já não consigo me ver jogando e tendo essa sensação surreal esquisita que tenho quando não tenho a confirmação de que a jogabilidade de algo é real. Por exemplo nesses vídeos, assim que a tela parou e começou a se movimentar, eu continuei achando o gráfico lindo, mas é como se a "maquiagem" de CG tivesse sido arrancada e eu passasse a observar que é mesmo um gráfico usado na jogabilidade.

Não sei se todo gamer é assim, mas parece que enquanto "é CG" o vídeo é uma deidade, mas no momento em que vira gameplay, já pode ser analisado com outros olhos, ao tipo "Hum... Olha aquele quadradinho ali è_é" uahahahaha. Eu acho esquisito isso porque fico imaginando em como seria se eu continuasse tendo a sensação de CG enquanto jogo, não apenas admirando o gráfico lindo, mas jogar sem acreditar que é realmente possível um gráfico tão bem feito. Talvez o cérebro separe isso para não explodir uahahaha.

A Square anunciou que rodou isso usando uma GTX 680 da Nvidia. Estranhamente eu consigo ter uma sensação semelhante se eu imaginar por exemplo o último Ryu que usei na imagem matéria rodando em um Playstation 1, aí começo imaginar algo tão surreal quanto hehehehe, talvez seja porque imagino que naquela época se eu visse esse Ryu, iria ficar impressionado, não na imagem em especial, mas em outros ângulos de visão em que notavelmente é algo impossível pro console. E vocês, também começam a olhar com outros olhos quando vêem que um gráfico da jogabilidade é real mesmo e não apenas um CG? Ou tem outra forma de avaliar como por exemplo acreditar de primeira que algo é o gráfico da jogabilidade sem receber impacto algum?

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Acho que o que tira essa sensação nostálgica quanto aos gráficos é a jogabilidade, porque por mais realistas que os gráficos sejam (em relação ao que já estamos acostumados né kk, porque por exemplo quando eu via os graficos de play 1/2 anos atrás, não acreditava que poderiam ser centenas de vezes melhores futuramente), a movimentação continua sendo sureal, já que são sempre os mesmos movimentos (algo robotizado, por mais que se preocupem em deixar bem feito) enquanto que em CG's atuais os movimentos não se repetem de forma igual, pois se tratando de uma animação imutável, os responsáveis pelas mesmas se preocupam em animar cada articulação o mais bem feito possível...

    Não só a movimentação na jogabilidade tira essa nostalgia, mas a movimentação da câmera também, como tu já disse numa matéria aqui do blog ^^...

    ResponderExcluir