Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Como configurar características um servidor de minecraft

Se você joga minecraft em servidores, já deve ter notado que há certas diferenças, alguns você se sente mais a vontade, enquanto outros tem características que podem não agradar tanto. Esses detalhes que variam de servidor para servidor, em geral costumam estar ligados a um arquivo que pode ser editado facilmente, porém nem todo mundo sabe exatamente o que se trata e apenas segue os tutoriais da internet de como criar um servidor, graças a isso decidi colocar aqui uma explicação passo a passo de cada detalhe do arquivo server.properties, para que você possa editar adequadamente da maneira que achar melhor se for criar um servidor.

Primeiramente vá até a pasta do servidor e então você deve abrir o arquivo usando o bloco de notas, por isso clique duas vezes em cima dele, e na hora de selecionar o programa que irá abrir, apenas escolha o bloco de notas e você terá todas as propriedades exibidas para poder editar.

generator-settings

Essa configuração é voltada para os mundos Superplanos (ou Superflat em inglês), que são aqueles mundos retos, que o povo usa especialmente para fazer testes. Nessa configuração se põe códigos para que mundos personalizados apareçam, sendo que cada tipo de cubo é simbolizado por um número, que é o seu ID e você pode por a quantidade de camadas em baixo da terra que vai querer de um certo cubo. Se o seu mundo não for super plano, essa característica deve ficar em branco.

allow-nether=true

Como vocês devem saber, em minecraft existe o "Nether World", ou o "Inferno" para alguns, que é um outro mundo que pode ser acessado a partir do mundo normal, porém se você não estiver afim de carregar mais de um mapa no seu servidor, pode colocar para não ser permitido. Então basta mudar o "true" para "false" e não terá Nether no servidor.

level-name=world

Você pode personalizar o nome do servidor para não se perder, e assim basta trocar o "world" pelo nome que quiser por.

enable-query=false

Essa característica pode permitir ou não que o protocolo "GameSpy4" tenha acesso ao seu servidor, e assim pegue informações gerais sobre ele sobre ele. Como as regras do servidor, jogadores, essas coisas... Normalmente se deixa em false, pois se joga com amigos, mas se quiser ativar, pode por true.

allow-flight=false

Essa é a opção que permite os jogadores voarem no modo sobrevivência, se você quiser que seja possível, pode trocar o false por true.

enable-command-block=false

No jogo existem os blocos de comando (Ou "Command Block" em inglês) e esses servem para executar trapaças dentro do jogo. Esses blocos não podem ser obtidos de forma natural, extraindo recursos e forjando, mas sim digitando certos comandos no console. Mas você pode desativar essa opção no servidor. Para ativar basta trocar o "false" por "true".

server-port=25565

Aqui você coloca a porta que terá que ficar aberta para que o servidor seja acessado, normalmente os programas usados já deixam essa porta aberta, caso o contrário você terá que acessar as propriedades do seu modem e abri-la, ou procurar por uma outra porta de acesso para usar aqui. Essa 25565 costuma vir como padrão e normalmente funciona.

level-type=DEFAULT

Aqui você escolhe o tipo de mundo que deseja criar, ele vem Default como padrão, mas você pode modificar, para isso basta modificar o código, existem os seguintes estilos de mundo:

  • DEFAULT (Mundo padrão)
  • LARGEBIOMES (Os biomas como gelo, florestas, planícies, etc, são bem maiores do que o normal)
  • FLAT (Mundo Superplanom ou seja, reto).
snooper-enabled=true

Reúne dados sobre o seu servidor, versão e computador e disponibiliza para outros jogadores. Se você não quiser, basta mudar o "true" para "false".

enable-rcon=false

Isso permite que você acesse configurações do servidor direto do console do jogo. Bom para quem acessa o jogo de um PC onde o servidor não está rodando. Mas na maioria dos casos é algo desnecessário, já que os donos de servidores costumam rodar ele no mesmo PC que jogam. Mas se quiser ativar mude o "false" para "true".

level-seed=

Isso é chamado de "seed", e você pode recriar um mundo exatamente do jeito de um outro que criou. Nesse caso, se você quiser reviver aventuras do zero em um mesmo lugar, digite qualquer coisa aí na frente, e ele será o código que vai gerar o mundo, se no futuro você quiser um mundo igual, basta digitar a mesma coisa. Por exemplo "level-seed=NerdMaldito", "level-seed=NatashaDanadinha", ou o que você achar melhor. '-'

force-gamemode=false

Se estiver ativa, essa característica obriga os jogadores que acessam o servidor a entrarem no modo padrão do jogo, sem poder trocar. Caso você queira ativar, basta trocar o "false" por "true.

server-ip=

Aqui é onde você coloca o ip do servidor, em tempos antigos bastaria por o seu IP, mas hoje em dia com as portas fechadas, acaba normalmente não sendo tão simples e a maioria dos jogadores usa programas para usar um IP falso e facilitar o acesso, como por exemplo o Tunngle. Então nessa característica você coloca o número do IP que vai usar bem na frente do sinal de "igual".

max-build-height=256

Você deve saber que ao menos naturalmente não dá para chegar na lua em minecraft, então existe uma altura máxima que você pode atingir, sendo assim aqui você você define quantos blocos podem ser colocado a partir do nível do mar. No caso vem 256 como padrão.

spawn-npcs=true

Essa é a opção que diz se você quer que aldeões apareçam, se não quiser, é só por "false" no lugar de "true".

white-list=false

Se o seu servidor for privado e você não quiser nenhum vagabundo metendo o nariz onde não foi chamado, aqui você pode por "true" no lugar de "false" e terá que usar o arquivo "whitelist", que também está na pasta do servidor, para dizer que jogadores podem entrar.

spawn-animals=true

Caso você não queira animais no jogo, pode trocar a opção "true" por "false".

online-mode=true

Opção que dá acesso da Mojang(desenvolvedora) ao seu jogo, e fica checando cada um dos jogadores, se suas contas são originais, e etc. Se coloca false quando você não quer que ela fique checando, quando os servidores deles estiverem offline, ou mesmo quando você estiver offline e estiver jogando em uma rede local.

op-permission-level=4

Aqui você define o poder que os administradores tem no jogo, que vai do nível 1 a 4, sei que pode parecer estranho, mas é uma boa forma de limitar os poderes e evitar a tentação de se acomodar e não querer fazer mais nada no jogo, sempre usando cheats para acelerar, e assim tirando boa parte da diversão do modo sobrevivência.

pvp=true

Aqui você define se os jogadores podem causar dano uns nos outros, se você não quiser pancadaria entre jogadores é só trocar o "true" por "false".

difficulty=1

Essa característica do servidor diz o quanto ele vai ser difícil indo do número 0 a 3, sendo que por 0 significa sem dano, e 3 será uma porrada inesquecível que os monstros irão dar na sua fuça.

gamemode=0

Aqui é onde você escolhe o modo de jogo que vai querer, colocando o número referente a ele na frente, existem os seguintes:

  • 0 - Survival
  • 1 - Creative
  • 2 - Adventure
  • 3 - Spectator
max-players=20

Aqui você escolhe a quantidade máxima de pessoas que poderão ficar online, lembrando que quanto mais gente, mais memória será usada, então se segura!

spawn-monsters=true

Se você quiser um jogo pacífico sem monstros, basta trocar o "true" por "false" e não aparecerão criaturas no servidor.

generate-structures=true

Se você quiser que o ambiente seja completamente natural e não apareçam coisas construídas por humanos, como templos escondidos, minas abandonadas, vilas e essas coisas, é só trocar o "true" por "false".

view-distance=10

O mundo de minecraft é aberto, e por isso você pode ir a vários lugares, mas é possível definir o quanto os jogadores verão distante as coisas, isso para evitar lag. E aqui você define essa distância, que vai de 3 a 16. Você experimenta para ver o que é melhor, naturalmente ver coisas distantes torna o jogo mais bonito, porém pode comprometer a jogabilidade. Se quiser mais informações sobre mundo aberto recomendo ler minha matéria sobre como funciona.

motd=A Minecraft Server

Aqui você pode descrever o seu servidor, falando um pouco sobre ele, basta apagar o trecho "A minecraft Server" e por o que você quiser.

Então é isso aí galera, espero que tenham gostado e que tirem proveito das informações. Recomendem para os seus amigos.Veja também o como criar curta metragens de minecraft.

Postar um comentário

0 Comentários