Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Evacuation | Retorne ao mundo de Half-Life nessa pequena aventura grátis!

Desde o lançamento de Half Life 2: Episode 2, as pessoas não pararam de infernizar a Valve pra lançar uma sequência na Steam, e tivemos inclusive o roteiro de Half-Life 2: Episode 3 vazado na internet, mas o jogo em si, nada! E quando veio Half-Life: Alyx, muita gente ficou frustrada por ser um jogo VR exclusivo, e acusaram a Valve de só fazer o game pra vender os óculos de realidade virtual HTC Vive e Oculus Quest 2. Mas felizmente, a comunidade não deixou o jogo morrer, e o mod Evacuation é uma prova disso. Desenvolvido pela Evac Dev. Team e distribuido pela SMRC, é perfeito pra quem sente falta de Half-Life 2: Downfall,

Dessa vez você não assume o papel de Gordon Freeman, mas sim um dos rebeldes que sobreviveram à guerra dos sete horas. No entanto, após entrar em combate em um helicóptero, o exército Combine, o veículo acaba sendo atingido e perde o controle. Dessa forma, a única coisa que te resta é um rádio para conseguir informações sobre como sair dessa.
Apesar da própria Valve ter lançado uma quantidade enorme de histórias em seu universo, como Half-Life: Decay pra HL1, ou a tech demo jogável Half Life 2: Lost Coast, uma das coisas que a empresa mostrou desde o início, era em como o maravilhoso mundo dos mods dava possibilidades fenomenais, como Cry of Fear. E aqui nós assumimos o controle de um personagem não jogável normalmente, um dos vários NPCs da resistência.
Apesar de não ter a presença da tão marcante arma gravitacional, o jogo conta com um monte de elementos marcantes e como tem umas duas horas de gameplay, carregadas de história, acaba sendo algo muito gostoso. Ficou muito bem elaborado colocar coisas como você em uma torre dando cobertura em um colega que atravessa um campo, ou puzzles onde é preciso achar itens pra solucionar. Não chega a ser algo com a complexidade de um Role-playing Game ou o frenesi de um Battlefield, nem a estratégia de um Command & Conquer, mas tem muitos elementos concentrados em algo rápido, então acaba sendo bem agradável.
O ambiente que você enfrentará é completamente hostil, indo desde ameaças tradicionais como headcrabs, até soldados combine, e mesmo veículos pesados. Itens de outros jogos da Valve são usados, o que dá uma sensação meio Garry's Mod para quem conhece outros jogos da empresa, portanto não ache que apenas vai ver os tradicionais itens do jogo do Lambda.

É muito bacana a forma como você se comunica com seu aliado e ele vai auxiliando, dando dicas e às vezes você precisa ir para um lugar completamente novo, fazer algo, dar a volta e quando menos esperar, vai estar novamente no início, só que dessa vez com uma porta aberta ou preparado para ativar a energia.
Apesar de terem sido usadas todas as estruturas e elementos que vemos originalmente, você percebe que rolou um trabalho bacana para preparar uma ambientação que te faça se sentir no universo de Half-Life, mas ao mesmo tempo em um ambientação inédita, como se fosse uma pequena expansão. Isso também acaba mantendo os mesmos requisitos mínimos, é claro.

Em determinados momentos o ambiente vira um verdadeiro campo de batalha, com humanos e alienígenas se atacando, e você precisa atravessar e lutar contra os dois grupos, ou pelo menos tentar passar sem ser atingido demais, ao mesmo tempo em que o seu companheiro sempre fica do seu lado, pronto para te ajudar.
Esse tipo de obra vindo da comunidade é um alívio e felizmente desde Team Fortress Classic a Portal 2, a Valve sempre foi bastante aberta, é inclusive possível ver que a Epic Games Store tem uma baita inspiração em relação à parte de criação da comunidade Steam. E isso não é surpresa, já que os gamers conseguem fazer maravilhas com jogos de PC e os manter vivos por muito mais tempo, é só ver aqueles 4 mapas de Left 4 Dead 2 melhores que os originais.

Enfim, Half Life é uma daquelas obras antigas que deixaram sua marca e muito amor de fãs que sempre relembram, tipo Shadow of the Colossus ou Soul Reaver. Mas felizmente se manteve vivo mais que a maioria por causa dos próprios gamers. E a comunidade faz coisas maravilhosas, desde jogos indies de terror como Garten of Banban até mods notáveis, e tá aí uma baita obrinha muito gostosa que vai te fazer se sentir em casa sem necessidade de tutorial, que você vai pegar e se apaixonar. Você pode fazer o download de Evacuation aqui.

Postar um comentário

0 Comentários