Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Silt | Um fundo do mar obscuro e misterioso, porém magnífico!

Ao ver esse jogo a primeira vez, acabei me encantando pela belíssima atmosfera. Hoje em dia já é bem normal ter jogos em preto e branco, tipo Gato Roboto, Zombie Night Terror, The Bridge, e até mesmo alguns jogos em 3D decidiram se arriscar em lançar um jogo completamente sem cores, como é o caso de Concluse ou do extremamente belo Trek to Yoki. Então só esse detalhe não dá mais pra se destacar como foi quando esses jogos começaram a aparecer. Porém esse me encantou...
A história é completamente misteriosa, se passando em ruínas submersas de uma civilização há muito tempo esquecida. Nesse mundo habitam seres aquáticos dos mais variados, porém muitos são perigosos e em especial estão os titãs, criaturas gigantescas que você deve localizar e extrair seus olhos, que são as fontes de seus poderes.

Esse é um jogo que usa aquele estilo de jogos artísticos com uma experiência meio relaxante, meio complexa, com quebra-cabeças. E no caso, algo que consegue fazer os olhos brilharem por sua beleza incrível, apresentando ambientes grandiosos. É com certeza o tipo de jogo que atrai fãs de obras como Braid ou Gris.
Mas sem sombra de dúvidas existe uma obra que se destaca na hora de comparar, e é Limbo. Inclusive quando fiz as lives jogando ele, mais de uma pessoa comentou sobre ser um "Limbo subaquático". E de fato realmente acho que é a comparação mais adequada no fim das contas, pois apesar de muitos jogos como Deadlight e Gloom usarem essa ambientação obscura, esse aqui parece mesmo ser muito mais próximo do que seria o mundo de Limbo se mostrassem como é o fundo de seus Oceanos.

Então aqui você assume o papel de um mergulhador e por algum motivo tem poderes psíquicos de controle mental. Não existe uma explicação muito profunda, é um daqueles jogos puramente misteriosos em que você tem que se jogar na coisa e apenas sentir a essência, pois ele é bastante focado na atmosfera e não em uma explicação do que está rolando.
É possível assumir o controle dos corpos de peixes e outras criaturas, se concentrando e lançando um tentáculo de luz para tentar tocar nelas. Se você conseguir alcançá-las, pode ficar o tempo que quiser em seus corpos para que assim possa liberar o caminho e seguir em frente. Por exemplo, um peixe pequeno pode passar por pequenas brechas na água.

Mas além do tamanho das criaturas, elas também contam com habilidades próprias e assim às vezes é preciso sair passando de corpo em corpo para conseguir o objetivo. Uma enguia elétrica é capaz de fazer algum equipamento voltar a funcionar, um caranguejo tem uma casca tão dura, que é capaz de destruir hélices, uma piranha pode cortar cordas, e assim vai...
A ambientação é simplesmente maravilhosa! Misteriosa demais e te faz ficar vendo a quantidade de detalhes e admirando. Me lembra alguns jogos sombrios com elementos épicos em sua arte, como Death Crown ou o tão amado Hollow Knight. E assim às vezes você passa por alguns lugares e consegue observar a parte de trás super graciosa.

Como existe muito um contraste entre luz e sombras, frequentemente você acaba descobrindo que certas coisas não são o que parecem. Indo desde vegetação que logo se mostra ser um agressivo monstro que dá um certo toque de terror com sustos no jogo, até cenários gigantescos que ao se afastar, você percebe que era um monstro.
O jogo conta com alguns puzzles que achei bastante inteligentes, e que vi que é preciso ficar atentos, pois interpretá-los errado pode gerar uma certa frustração. Como por exemplo uma vez que fui envenenando uma por uma de um grupo enorme de plantas carnívoras, e depois percebi que só precisava passar por elas com um peixe e envenenar uma no final pra abrir caminho e eu passar.

Enfim, somos acostumados a jogos de mergulho como World of Diving e Beyond Blue, mas esse apresenta algo diferente, usando a mecânica de jogos que normalmente vemos fora d'água. Levei umas três horas pra zerar, então é pra quem quer uma experiência bela e rápida. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Nuuvem antes de comprar na loja direta, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários