Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Gloom - Roguelike lovecraftiano com estilo minimalista

Faz tempo que não falo sobre um jogo do gênero roguelike, não? Mas chegou a hora de quebrar esse jejum e de quebra ainda é uma obra lovecraftiana e com os gráficos pixelizados que tanta gente ama demais. Mas já aviso que o nível de dificuldade é tão alto que facilmente é capaz de frustrar muita gente.


Bom, a história do jogo é muito misteriosa, você é alguém que está sonhando, mas não tem ideia de muita coisa na realidade, sabe apenas que está preso em um lugar misterioso, cheio de criaturas estranhas e com pessoas que lhe dão informações confusas. A única coisa que você sabe com clareza é que a resposta poderá ser encontrada nas páginas do Necronomicon.

Vi que tem muita gente confundindo esse jogo com um Soulslike, porém essas pessoas certamente acham que Dark Souls foi o primeiro jogo propositalmente difícil, sendo que tiveram muitos antes dele e pra uma obra ser considerada Soulslike não é necessário apenas ser difícil. Por outro lado Gloom tem exatamente os elementos principais de um roguelike, cenário gerado aleatoriamente e morte permanente.

O jogo tem um estilo bem puro de roguelike, ou seja é tudo bem direto ao ponto, essa forma minimalista pode frustrar, pois enquanto a maioria dos roguelikes é enfeitada com diversos elementos que te permitem sobreviver por mais tempo, nesse aqui você pode morrer tão rápido e recomeçar tantas vezes seguidas que alguns jogadores certamente não terão paciência.

Por outro lado, ele é um jogo bastante viciante, por mais que você morra rápido esse é o tipo de obra que você começa a observar e calcular melhor a movimentação dos inimigos. Aprende com os erros de ter dois tipos diferentes e sabe que movimentos você deve se preparar pra fazer pra certas ocasiões.

Existem as "páginas do necronomicon", que são itens, boa parte elementos da Cultura Pop, por exemplo você pode achar a boneca Annabelle e cada item dá um bônus diferente. No menu você pode acessar "Necronomicon" e lá você pode encontrar todas as páginas que encontrou com a descrição do efeito e uma história sobre, a cada jogo você vai pegando novas páginas e enchendo mais o livro.

Os gráficos são daqueles pixelizados em 2D, graças ao nível de dificuldade tem muita gente falando que até o visual parece Dark Souls por ser sombrio no estilo de Limbo, mas sinceramente o estilo dos personagens me faz lembrar muito mais Bloodborne do que Dark Souls.

Enfim, Gloom é um jogo simpático porém extremamente hardcore, é pra aqueles jogadores que querem uma experiência bem pura, que te coloca de forma seca em ambientes para lugar contra criaturas e chefes, mas rapidamente a festa acaba com você morrendo. Esse com certeza é um jogo de nicho. Você pode conferir o jogo na steam.

Postar um comentário

0 Comentários