Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A Ubisoft pode deletar sua conta do Uplay! Se cuida!

O Ubisoft Connect (Ou Uplay) é um concorrente feito para a Steam. Mesmo que você compre algum jogo atual da desenvolvedora francesa na plataforma da Valve, isso só vai significar que você precisará abrir a Steam e logo depois o Ubisoft Connect pra então poder abrir o jogo. Ou seja, muita gente tem mesmo que não tenha comprado nada por lá. Só que um relato de um usuário deixou a comunidade um tanto arrepiada, especialmente aqueles que pagaram por algum jogo lá. Um cara teve a conta deletada por inatividade em 6 meses!

A verdade é que não é incomum que empresas deletem contas após um certo tempo. No entanto, normalmente essas contas são gratuitas e sem nenhum dinheiro investido ali. Por exemplo, contas de e-mail constantemente são deletadas, até porque muita gente cria uma conta apenas para usar em algum cadastro e abandonam. As empresas não querem ficar pagando pela manutenção de algo que jamais será usado novamente e por isso colocam esses tempos.

No entanto quando é algo onde rolou um investimento, a coisa muda bastante. A Steam não tem tempo de uso e por isso é normal achar pessoas por aí com mensagens como "Fulano não está online há 1500 dias". Porém cada contrato varia e fica difícil ler tudocom tantas plataformas concorrentes como GOG Galaxy, Origin, Epic Games, Battlenet, Microsoft Store e até alguns desconhecidos de empresas super populares, tipo o Bethesda Launcher e o Social Club da Rockstar.

Apesar da regra no contrato dizer que vai deletar contas que ficaram inativas por 4 anos, existe uma outra cláusula muito mais apelativa em que diz que à partir de 6 meses de inatividade (Cláusula 8.2 do contrato em inglês), eles têm a liberdade para deletar ou não a conta por algum motivo. E esse foi o caso de um jogador que decidiu vender o PC em 2020, mas ao comprar um novo em 2021 e acessar a conta pra jogar os jogos que tinha comprado, descobriu que não existia mais. Ao ver seus e-mails, achou isso:
É um típico aviso de que se a pessoa não fizer um login em 30 dias, a conta irá ser deletada. E foi exatamente o que aconteceu. Apesar de não ser certo de que se em apenas seis meses, a desenvolvedora já vai deletar a conta, isso acabou deixando a comunidade em alerta para fazer login em locais que tiver investido dinheiro em algo.
 
Lembrando, que cada plataforma tem as suas próprias regras e naturalmente existe também a opção de procurar o Procon. Nenhuma cláusula ou contrato é capaz de sobrepor o código de defesa do consumidor. É só ver o que rolou com o Procon em cima do Paypal e não teve outra... Deu cupons de R$50, tirou após fraudes e teve que devolver na marra. Então se rolar com algum de vocês, procurem seus direitos!

Postar um comentário

0 Comentários