Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Redes Sociais e Jogos | 5 Dicas de Como se Proteger Online

As redes sociais e os jogos online fazem parte do nosso entretenimento diário. Hoje em dia, quase todo mundo tem Facebook, Instagram, Twitter ou participa de joga algum jogo na Internet. É algo maravilhoso, porém naturalmente muitas pessoas acabam sendo muito ingênuas e nem todo mundo nasce sabendo, o que pode resultar em surpresas bem desagradáveis.

Nos últimos anos, o número de usuários nessas redes aumentou consideravelmente, e com tantas pessoas fazendo uso desses sites, os perigos também aumentaram. Muitos hackers e pessoas mal-intencionadas se escondem por trás de perfis falsos nas redes para atacar e fazer novas vítimas. Portanto, ao navegar nas redes ou jogar online é preciso estar atento e saber como se proteger. Pensando nisso, listamos aqui 5 dicas para manter sua segurança online. Confira!

1. Preste atenção na sua caixa de mensagens
Pode parecer óbvio, mas é algo que precisa ser ressaltado porque talvez seja a principal forma de se infectar, especialmente pessoas não tão acostumadas com a internet. Tanto nas redes sociais como nos jogos, a sua caixa de mensagens pode ser uma porta de entrada para criminosos e pessoas mal-intencionadas. Portanto, abra somente mensagens de pessoas conhecidas e confiáveis.

Se a mensagem vier de um desconhecido pedindo dados pessoais ou com algum link suspeito, não clique! Bloqueie e denuncie, assim você evita problemas.

2. Cuidado com as VPNs

Muitos jogadores usam VPN (Virtual Private Network) para simular a localização de acesso em outros países. E embora isso facilite muito a vida, é preciso ficar atento que a grande maioria dos VPNs gratuitos não é segura e tem diversas brechas onde hackers conseguem acesso aos dispositivos do usuário, além de roubar informações pessoais e espalhar malwares.

Por isso, tenha sempre uma proteção antimalware e um antivírus instalado no seu computador para evitar uma possível contaminação ou roubo de dados.

3. Verifique a autenticidade dos apps

Aplicativos de redes sociais e jogos devem ser sempre originais. Não arrisque sua segurança baixando aplicativos piratas ou de fontes não confiáveis. Verifique sempre a procedência dos apps nas lojas como Google Play e App Store. E dê uma conferida nos comentários, pois até mesmo a Google Play já teve várias incidências de vírus. Então dar uma olhadinha rápida no que está baixando pode fazer toda a diferença.

4. Proteja sua webcam

Isso é assustador pra caramba, mas vocês lembram de uma imagem antiga do Mark Zuckerberg em que flagraram o notebook dele com o microfone e webcam cobertos. Pode parecer paranoia, mas a verdade é que os tempos mudaram e dispositivos conectados à Internet, como webcams e dispositivos de áudio, ficam vulneráveis a ação de invasores. Para evitar ter sua webcam invadida, além de ter um antivírus ativo, você pode manter a câmera desligada ou virada para uma parede e conectar somente quando for usar.

Caso a sua webcam seja integrada (como as de notebooks), você também pode cobri-la com um adesivo ou post-it: uma solução rápida, segura e barata.

5. Cuidado com pagamentos online

Essa é aquela dica de algo que enquanto alguns são desesperadamente preocupados, outros não estão nem aí, mas é possível encontrar o meio termo e não ser extremista em nada. Muitos jogos online e algumas redes sociais oferecem a opção de realizar compras e pagamentos através de suas plataformas, mas toda essa facilidade pode esconder perigos.

Nunca salve o número do seu cartão em nenhum dispositivo, especialmente se não for seu. O negócio é que navegadores podem ser infectados e de repente o que era seguro, pode começar a coletar dados de cartão. E se não for um dispositivo seu, mas for exatamente o mesmo navegador, não significa que esteja seguro. Sempre verifique sua fatura a procura de cobranças indevidas.
 
Gostou das dicas? O que você faz para se proteger nas redes sociais e nos jogos online? Compartilhe nos comentários!

Postar um comentário

0 Comentários