Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Shoppe Keep 2 | Sua loja medieval em coop online!

Muitos se perguntam como seria viver na era medieval, tem quem até sonhe e lamente. Ninguém pensa sobre as péssimas condições de higiene, a falta de internet, a desigualdade social, a peste negra... Mas sim em toda a magia da coisa. E felizmente o mundo dos jogos nos traz algumas opções de simular a coisa, e em Shoppe Keep 2 você pode ser o dono de uma loja com os amigos!



A primeira vez que joguei esse jogo foi no Twitch do Nerd Maldito, e quem assistiu viu minha frustração em inúmeros momentos. Logo comecei a comentar sobre como ia descer o cacete na análise. No entanto tinha um pequeno detalhe que eu tinha deixado passar, eu joguei em acesso antecipado! Ou seja, um jogo ainda em desenvolvimento e por isso mais fácil de perdoar os problemas.

Esse um jogo que me atraiu de imediato por sua proposta divertida, administrar um negócio em um reino de fantasia medieval e ainda com modo cooperativo. Existem vários jogos de administração bacana como Project Highrise e This is the Police. No entanto essa ideia de fazer isso em um ambiente medieval acaba dando um charme diferente como vimos em Reigns e Painters Guild.

Infelizmente o primeiro contato acabou não sendo dos melhores, já que o tutorial apresentado foi bem  horrível e algumas missões meio confusas, dando a entender que você poderia fazer algo por um certo lugar, sendo que nada tem a ver com aquele lugar. Existem jogos que é interessante a ideia de deixar você se virar, mas no caso desse, ele dava informações que indicavam que você poderia fazer algo por um lugar e nada tinha a ver com aquilo.

Exemplo, o jogo tem um tutorial inútil, você entra, aprende que no menu deve comprar móveis para por na sua loja. Aí você entra no jogo, tem a missão de comprar móveis, você entra no menu e... "CADÊ OS MÓVEIS?", se irrita, fuça, tenta falar de novo com o NPC, não entende, afinal de contas o tutorial disse que era ali, recomeça o jogo porque acha que deu pau. Depois de muito fuçar descobre que os móveis são vendidos por um comerciante em um ponto da cidade e que só depois de fazer umas missões é que libera pra comprar no meu. E o pior é que tudo é chatinho assim, informações confusas.

O jogo tem uma proposta interessante, você não administra apenas a sua lojinha, mas sim uma vila inteira, sendo que você começa com a loja e depois evolui comprando novos estabelecimentos e dando upgrades neles. E pode sair da vila para se aventurar pelo mundo, indo desde coisas tranquilas como plantar e pescar até coisas mais agitadas como combate com criaturas.

A coisa é mesmo um tipo de survivor, só que o foco não é coletar recursos para sobreviver, mas sim fazer sua vila evoluir. Sendo que a lojinha de vender coisas é o foco principal, mas você também é que tem que melhorar outros estabelecimentos e aos poucos ir tornando a sua vila melhor, podendo fazer isso com os amigos ou fazendo bots trabalharem.

Existem certas coisas que você precisa aprender a lidar, como ter que reparar os móveis antes que caiam aos pedaços e seja necessário comprar um novo, ou se preocupar com furtos na loja. E isso vai sendo meio que o desafio da coisa, não apenas ter que evoluir, mas se preparar para problemas que possam surgir.

Graficamente o jogo é bastante simplório, meio bobinho até em certos quesitos, porém dessa simplicidade acaba surgindo um certo charme. Dependendo da pessoa, esse estilo pode ser visto com bons ou maus olhos. Afinal que é simples, isso é óbvio, mas também é bastante limpo, sem exageros, o que pode ser visto como ponto positivo.

Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na steam, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários