Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

CEO da Epic Games ridicularizou Microsoft com a ideia de comprar Steam por 16 bilhões

Não é surpresa pra ninguém o sucesso da Steam e o quanto mexe com gamers. Coisas como o DualSense Edge, item cabuloso que devia ser usado só por donos de Playstation 5, é adquirido por muitos exclusivamente pra usar na Steam. E existem várias outras monstruosidades que são usadas na plataforma, indo desde o HyperX Cloud Alpha, fone sem fio que em outra época provavelmente só DJs ou algo assim iriam comprar, e não um fã de videogame. O mesmo pra aquele volante gamer da Logitech, que parece algo focado em uma simulação pra algum estudo. Logicamente o falatório sobre a Microsoft comprar a Steam, deu o que falar, mas nem todo mundo falou de forma animada.

Vocês devem lembrar que a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft foi em um valor tão estratosférico, que estourou a bolha dos videogames e chamou a atenção de pessoas nada a ver. Tanto que o presidente do Banco Mundial resolveu dar uma esculhambada na Microsoft. E, obviamente, isso fez as pessoas se perguntarem sobre o que ela poderia comprar depois. Com isso, em maio de 2024 apareceu um boato de que a Microsoft pretendia comprar a Steam por 16 bilhões!

Com a força da plataforma, e tanta gente que ama e odeia a mãe do Xbox, isso gerou falatório, fazendo as pessoas logo imaginarem em como seria o Xbox Game Pass e Steam juntos. Possibilidades foram faladas, mas também preocupações. Muitos falaram sobre melhorias com a influência da Microsoft, enquanto o escândalo da abertura do estúdio Elsewhere, fez pessoas se perguntarem sobre o poder destrutivo disso. Obviamente a concorrência também ficou de olho, e no Twitter, um usuário perguntou a Tim Sweeney, CEO da Epic Games Store, sobre o assunto, e a resposta foi:

Usuário: Olá, Tim. Temos tido algumas discussões sobre a perspectiva de parceria com a Microsoft ou aquisição da Valve. O que você acha disso do ponto de vista do consumidor? Também do ponto de vista do concorrente? Obrigado.

Tim Sweeney: Preocupo-me que os criadores do Edge, Bing e Windows Store possam ter dificuldades com o conceito de gerenciar um serviço que as pessoas QUEREM usar!

A resposta foi relacionado ao fato do navegador Edge estar atrás do Chrome, o Bing estar atrás do Google e a Windows Store estar atrás da Steam, Epic Games Store, Origin, GOG, Ubisoft Connect e de tudo quanto é loja online de games. Mas nem todo mundo gostou, logo apareceram pessoas descendo o pau na Epic e ridicularizando, enquanto outros apoiaram.

E vocês? Acharam plausível a fala? Confira também como "A Nova Forma" fez Destiny 2 dominar a Steam, e se procura por um entretenimento nacional, Stand By Me é um jogo brasileiro que surpreende demais com sua proposta inusitada. E, se você quer pular para outras médias, confira o anime de Elden Ring.

E se quer comprar games sem gastar muito, dá pra conseguir keys baratinhas de diversos jogos da Steam, recomendo sempre dar uma olhadinha nos preços das keys da Steam (e outras lojas) à venda na GMG, muitas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e comprando keys lá, você acumula XP, que gera várias vantagens como descontos extras nas próximas compras e até jogos grátis! Dê uma conferida aqui:
 
(Sempre fique de olho na página inicial da loja, que frequentemente aparecem cupons de descontos!)

Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!
 
Sobre Plataformas de Games
 
Hoje em dia, plataformas digitais de games para PC como Steam, GOG, Origin e Ubisoft Connect (antigo Uplay) se tornaram parte essencial do universo dos jogos. Essas plataformas não apenas revolucionaram a maneira como os jogadores acessam, compram e jogam seus games, mas também transformaram o mercado de jogos em uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. Antes, os jogos de PC eram vistos como um extra interessante que os computadores ofereciam. Afinal, os PCs sempre foram pensados como ferramentas de multitarefa, usados para trabalho, estudos e outras atividades do dia a dia. No entanto, com o passar do tempo, essa percepção mudou radicalmente.

A Steam, por exemplo, é uma das plataformas mais populares e pioneiras nesse campo. Lançada em 2003 pela Valve Corporation, a Steam trouxe uma nova forma de distribuir jogos, sem a necessidade de mídias físicas. Isso facilitou muito a vida dos jogadores, que agora podem acessar uma biblioteca enorme de games com apenas alguns cliques. O sucesso da Steam inspirou outras empresas a criarem suas próprias plataformas, como a Origin, da Electronic Arts, e o Ubisoft Connect. Cada uma dessas plataformas busca oferecer benefícios exclusivos, como jogos gratuitos mensais, descontos especiais e acesso antecipado a lançamentos, para atrair mais usuários e se destacar no mercado.

O impacto financeiro dessas plataformas é gigantesco. A receita gerada pelo mercado de games para PC é impressionante e continua crescendo a cada ano. A facilidade de compra e download de jogos, aliada à oferta constante de promoções e eventos, incentiva os jogadores a gastarem cada vez mais. Além disso, a introdução de microtransações dentro dos jogos e a popularização dos eSports também contribuíram para o aumento significativo dos lucros. As empresas perceberam que os games podem ser um negócio extremamente lucrativo e investiram pesado em marketing, desenvolvimento e infraestrutura para melhorar a experiência do usuário.

Hoje, muitas pessoas compram computadores pensando principalmente em jogos. A evolução dos componentes de hardware, como placas de vídeo e processadores, tornou possível a criação de máquinas potentes e acessíveis para gamers de todos os níveis. Jogar no PC deixou de ser uma atividade secundária e passou a ser o foco principal para muitos usuários. Esse público busca não apenas jogar, mas também participar de comunidades online, assistir a streams e até mesmo criar conteúdos sobre jogos. O PC se consolidou como uma plataforma completa e multifuncional, mas com um destaque especial para os games.

A GOG, por sua vez, se diferencia ao focar em jogos clássicos e sem DRM (Digital Rights Management), atraindo um público que valoriza a posse definitiva dos jogos e a preservação dos títulos antigos. Já plataformas como a Epic Games Store entraram no mercado com uma abordagem agressiva, oferecendo jogos gratuitos semanalmente e exclusividades temporárias de grandes títulos, desafiando a dominância da Steam e criando uma saudável competição que só beneficia os jogadores.

No fim das contas, as plataformas digitais de games para PC se mostraram uma evolução natural e necessária para a indústria dos jogos. Elas proporcionam uma conveniência incomparável para os jogadores e criaram novas formas de as empresas se conectarem com seu público. O que antes era um simples passatempo, hoje é uma atividade principal para milhões de pessoas ao redor do mundo. Seja para matar o tempo, se conectar com amigos ou competir em alto nível, os games no PC encontraram seu espaço de destaque e mostram que vieram para ficar.

Postar um comentário

0 Comentários