Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

This House Has People in It | Curta bizarro que parece uma obra do Junji Ito em live action

Enquanto o mangaká Junji Ito tem algumas obras que tem um certo pé no chão, como sua maravilhosa reinterpretação de Frankenstein, que chegou a ser premiada internacionalmente décadas depois, todo mundo sabe que esse autor gosta mesmo é de algo surrealmente cabuloso, é só ver As Egocêntricas Maldições de Souichi, que ele notavelmente tenta se segurar e dar explicações no começo, mas de repente se solta e fica bizarríssimo. Sendo assim, o que ele ama mesmo é fazer histórias perturbadoras sem explicação, como o brutal Contos Esmagadores. E hoje vou falar de um curta que parece uma adaptação de uma dessas tramas.

This House Has People in It é um curta do diretor Alan Resnick, que faz parte do grupo Wham City Comedy, mas apesar do nome, apresenta obras surreais de terror. E esse foi lançado em 2016 de uma forma um tanto tenebrosa. Às 4 horas da manhã no Adult Swim, colocaram no ar, seguindo a tendência bizarra que vimos em Too Many Cooks. Como se trata de um curta experimental, a coisa foge do padrão, podendo ser encaixado como terror analógico, apesar de não ter o costumeiro visual de algo muito antigo.

Esse curta apresenta uma família inicialmente em um dia normal, com suas alegrias e problemas. O filho do meio está fazendo aniversário e esperando pessoas para a festa, a avó assiste TV, um especialista em câmeras de vigilância trabalha no porão, enquanto o casal discute na cozinha por causa da filha que os decepcionou mais uma vez e está deitada no chão há um tempão, gerando uma discussão. Mas é então que a bizarrice começa... Confira:
Como vocês podem ver bem, a situação é completamente surreal com a menina afundando no chão. E facilmente pode ser comparada a uma obra do Junji Ito, com esses elementos de horror cósmico e aparições que não parecem ter muito sentido. Além do mais é o tipo de coisa que você facilmente pode perder detalhes ao não olhar para o local certo.

A obra por si só é interessante pra quem não exige respostas certinhas, porém a grande surpresa é que no fim das contas ela oferece muito mais do que parece. Vocês estão lembram da Mitologia da Bruxa de Blair em português? Até hoje muita gente não faz ideia do quanto aquilo foi robusto. Resumindo, além do filme A Bruxa de Blair, existe um imenso universo por fora que só se você for atrás que descobre e entende muitos detalhes.
E isso aconteceu também com This House Has People in It, que enquanto a obra oferece menos de 12 minutos, pra quem vai atrás, são mais de DUAS HORAS de conteúdo extra! E o que temos não é meramente uma bizarrice, mas algo mais robusto e cheio de coisas escondidas. De certa forma me lembrou obras como Bird Box, com um evento apocalíptico acontecendo no mundo e afetando humanos.

Mas indo direto ao ponto, o cara das câmeras de vigilância trabalha para uma empresa, a "AB Surveillance Solutions", que se você observar, aparece o site dela, o ABSurveillanceSolutions.com, que infelizmente hoje em dia não existe mais. Porém quando você entrava, era como se fosse uma empresa especializada em vigilância de casas e por isso a instalação de câmeras em todos os cômodos.
Muitos detalhes são mostrados nas telas azuis e pretas durante o curta, inclusive detalhes sobre "00437"  que é o número equivalente a essa família e também o login do site, e a senha bedsheets. E se você usasse eles no site, tinha acesso a uma penca de áudios, textos, imagens e vídeos da família! E assim podia montar o que estava acontecendo. 
 
Coisas como membros se arrastando no chão, eles comendo argila, a obsessão por seus rostos, o técnico não sair, um ser rosa que vaga pela casa, detalhes sobre uma doença chamada Lynks e etc fizeram as pessoas pegarem e tentarem montar uma ordem e criar um significado. Apesar de não ser mais possível acessar o site, felizmente fãs salvaram e aqui está em ordem cronológica, ou ao menos a interpretação do cara que montou o vídeo (Infelizmente só em inglês):
Isso me fez lembrar muito o universo de creepypastas catalogados como as Backrooms ou mesmo a SCP Foundation. E vocês, o que acham? Têm teorias sobre o que aconteceu? Digam aí!

Postar um comentário

0 Comentários