No
entanto, as pessoas ainda fazem muitas perguntas sobre sexualização e se
os jogos tornam os jogadores masculinos mais sexistas em relação às
mulheres ou se as jogadoras femininas experimentam mais insatisfação
corporal e outras preocupações com o bem-estar. É um campo de pesquisa
muito menor do que o campo da violência, por isso esperávamos trazer
alguma clareza quanto a isso."
"No geral, o “pânico moral” sobre jogos e a sexualização está seguindo o padrão de “pintado por números” do debate sobre videogames. Muita hipérbole e indignação moral, mas pouca evidência de que os videogames estão causando qualquer 'prejuízo' a jogadores masculinos ou femininos.
Como uma questão puramente de ‘saúde pública’, isso não parece ser uma grande preocupação. Isso não significa que as pessoas não possam defender melhores representações das mulheres nos jogos. Elas só precisam ser cautelosas para não fazerem alegações de 'danos' que podem ser facilmente desmascaradas, questionando assim o que poderia ser objetivos razoáveis."
"A principal ressalva é simplesmente que muitos dos estudos não são muito
bons. A boa notícia é que os estudos de maior qualidade eram menos
propensos a encontrar evidências de efeitos negativos do que os estudos
de qualidade inferior. Em alguns casos, os estudiosos provavelmente
inseriram suas opiniões morais pessoais nos estudos, mesmo que não
intencionalmente. É verdade que ainda é uma área de pesquisa bastante
pequena, mas esses dados iniciais foram tão decepcionantes que não tenho
certeza de que haja muito a ser extraído aqui."
"Obviamente, passamos por esses ciclos de culpar a mídia por problemas sociais. Pelo menos com a mídia fictícia, as evidências geralmente revelam que provavelmente estamos usando a mídia como bode expiatório e a ficção raramente causa problemas sociais. Mais uma vez, para ser justo, defender uma melhor representação das mulheres nos jogos pode ser uma causa digna, mesmo que os jogos não causem efeitos prejudiciais. Eu apoio esses esforços, apenas espero que os defensores não deturpem as evidências como parte de seus esforços (o que, infelizmente, é muito comum entre os grupos de defesa)."
Normalmente esse é um tema que costuma dar o que falar, às vezes até as próprias empresas parecem dar a louca. Tipo a Blizzard, que fez a publicidade de Overwatch completamente concentrada na bunda da Tracer, apresentando em toda santa imagem a mulher dando um jeito de virar a bunda pra câmera, mas se revoltou quando descobriu o tipo de imagem que os fãs estavam fazendo por aí. Enfim... Fiquem com esse vídeo da Bayonetta depois que abandonou toda essa luxúria e se entregou pra igreja:
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