Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Codename Gordon - A versão em 2D de Half Life

Eu sei que vez ou outra eu acabo falando sobre Codename Gordon aqui no blog, no entanto eu nunca parei pra escrever mesmo uma matéria sobre o assunto e para algo tão bem feitinho assim acho que merece um espaço só para ele, então chegou a hora de falar especialmente sobre esse clássico do mundo dos demakes.


No ano de 2004 o povo estava eufórico! Isso porque era o ano de lançamento do épico Half Life 2! Isso porque Half Life 1 foi extremamente aclamado e abriu uma série de portas, além de ter uma baita de uma influência no mundo dos jogos. Por exemplo foi graças a ele que surgiu Counter Strike, que na época era só um mod do jogo, mas ainda assim ironicamente era mais popular que ele.

E em meio a euforia, fãs já estavam trabalhando em coisas como imagens, vídeos (embora fosse bem mais raro na época) e outras coisas. Esses projetos que tanto vemos hoje em dia. E um deles foi o jogo Codename Gordon, feito por um fã mas que acabou decidindo apresentar para a valve, algo bem ousado afinal de contas empresas adoram dar um processo.

Para a sorte do cara a reação da empresa foi bem favorável e eles não apenas aprovaram a coisa como decidiram ir além a publicar no steam antes mesmo de Half Life 2! Ficando assim como um jogo gratuito que servia também como uma maneira de promover aquele universo. Todos ficaram muito satisfeitos e saíram ganhando.

Para quem nunca jogou, Codename Gordon é mais ou menos algo oficial, apesar de ser um spin off não feito pela valve, recebeu sinal verde da empresa e tem uma historinha que consegue se encaixar, apesar de ser voltada para o humor. Nela um experimento foi feito e uma dimensão inteira foi perdida, fazendo assim com que o 3D tenha virado 2D, Gordon Freeman precisa arrumar um jeito de restaurar essa dimensão!

O jogo é feito para ser jogado de uma só vez, contendo apenas seis capítulos rápidos. Apesar de tudo muito da jogabilidade de Half Life 2 foi adicionada, então inclui coisas como a arma de gravidade, os painéis de recuperar vida e energia da roupa, carro, os sons do jogo, os inimigos e muito mais coisas, além de cenários muito conhecidos.

Não preciso nem falar do visual né? Simplesmente muito lindo! Como vocês podem ver pelas imagens o jogo foi feito com um baita de um carinho e assim aqueles que já jogaram com certeza vão sentir um baita calor no coração ao novamente se ver passando por ambientes familiares e lutar contra soldados e criaturas interdimensionais.

Enfim, o criador do jogo vacilou e deixou o site oficial expirar, e assim foi comprado por outra pessoa que passou a usar pra espalhar vírus e pornografia. O resultado foi a retirada do jogo da steam, mesmo assim você ainda pode baixar usando um método diferente que é deixar o steam aberto e acessar esse link no navegador steam://install/92
 

Postar um comentário

0 Comentários