Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Narcos - Série da netflix sobre tráfico com Wagner Moura

Vocês já devem saber muito bem que a série 3% é a primeira série brasileira a se tornar uma Original Netflix, no entanto a série Narcos veio antes e pode acabar gerando confusão, isso porque é algo que se passa na América do Sul, é dirigido pelo José Padilha e o personagem central da trama é interpretado nada menos que o Wagner Moura. Ou seja o diretor de Tropa de Elite e o ator que interpreta o Capitão Nascimento. Eu mesmo fiquei meio confuso se essa era de fato uma série mundial ou algo com foco na América Latina. Mas sim, isso é uma série mundial, e não, ela não é brasileira, os roteiristas e a produção é toda americana.

A história é baseada em acontecimentos reais, mostrando como o narcotráfico estourou no mundo e assim é apresentada a vida de Pablo Escobar, seus sonhos e sangrenta luta para conseguir se tornar o presidente da Colômbia, porém sendo um poderoso traficante de drogas e importando para os Estados Unidos, ele chama a atenção dos americanos, que estão sentindo o peso da droga no país e logo os dois governos começam a trabalhar em conjunto. O agente da DEA, Steve Murphy, é enviado para investigar Escobar e passa a dedicar sua vida completamente a isso.



Bom, eu faria uma matéria longa e detalhada sobre todas as maravilhas desse seriado, mas a matéria de Sense8 foi praticamente ignorada graças ao tamanho, então para não correr o risco, vou ir mais direto ao ponto aqui, pois também tive um imenso carinho por esse seriado e espero sinceramente que vocês deem uma conferida, pois além de intensa, também pode ser bastante educativa.

Quando essa série saiu, fui voando, eu nem sabia qual era a história nem nada, vi que iria lançar e que era sobre bandidagem, mas não procurei muito a fundo, queria me surpreender, e tomei um susto ao ver que se passava nos anos 80! Quem leu Folhas Secas Daquele Outono sabe o quanto sou apaixonado por coisas que se passam no passado, e a série inclusive já começa citando a limitação tecnológica, falta de celulares, falta de computadores, e como as coisas eram, além do cenário todo apresentado, os carros, as roupas, os telefones imensos... A fotografia da série é fantástica!
Eu fiquei impressionado em como o Pablo Escobar realmente se impregnou na Colômbia e em como o cara conseguiu ser tão poderoso. Digo isso porque normalmente bandidos parecem ser só os vilões que estão ali e um grupo de "heróis" vai lutar pra acabar com ele. Mas ver Narcos realmente te faz ver que ele realmente fez a Colômbia sangrar, você se sente sem saída, chega a ser claustrofóbico imaginar uma situação tão horrível.

A trama constantemente mostra os jogos políticos, porém qualquer movimento daqueles que tentam se livrar de Escobar é catastrófico. A sensação é de falta de esperança, ou você o aceita, ou o país inteiro vai sofrer. Os atentados, a revolta da população, e o horror presente te faz perceber que os colombianos foram verdadeiros reféns dentro do próprio país.

Não existe aquilo dos personagens falarem duas frases em espanhol e depois usar uma desculpa do tipo "Vamos falar em seu idioma pra você entender bem!" e aí o resto da conversa ser em inglês. Aqui a coisa realmente varia de personagem pra personagem, quando o agente da DEA está sendo mostrado, os diálogos dele são em inglês, mas quando muda para qualquer latino, incluindo o próprio Pablo, é tudo em espanhol.

Isso ficou realmente bem fantástico, tão natural a coisa, mesmo colocando dublado, as vozes em espanhol não mudam e você é obrigado a se acostumar com o ambiente. Tem um momento inclusive que é engraçado, o agente Steve Murphy está com seu companheiro e esse está falando espanhol com um informante, então Steve diz "No hablo español" e o cara olha pra ele e diz "Y yo no hablo ingles" e continua falando com o outro hahaha. Mas não se preocupem, é tudo legendado.
Wagner Moura não sabia falar espanhol, ele aceitou o papel e seis meses antes das gravações começarem, ele foi morar em Medellín para estudar e aprender na marra a falar com os habitantes do lugar, além de absorver o máximo possível.

Como disse, eu cheguei a pensar que essa série tinha foco na América Latina de tão surreal que foi ver algo assim pela Netflix, e como já vimos no anime Knights of Sidonia, que também é um original Netflix, e que obviamente não é voltado para todos os públicos, ela poderia ter começado a fazer coisas assim voltadas só para uma área. Mas foi quando fui ver as críticas e tinha de toda parte do mundo Alemanha, Paquistão, Canadá, Reino Unido, Itália, Estados Unidos e muito mais!

Em geral a série foi extremamente bem recebida, e nesse momento em que estou escrevendo essa análise, ela está com 9,2 no IMDB, ou seja altíssima! No entanto na Colômbia as análises desceram o cacete! Esculacharam pra valer o negócio e foram poucos os colombianos que não vi falando muito mal. As críticas eram completamente concentradas no acento de Wagner Moura.

Pelo o que vi no twitter, nem todos os colombianos foram pesquisar sobre a produção da série, pois vi vários falando coisas do tipo "Tem uma explicação do sotaque de Pablo Escobar ser tão estranho em Narcos?" e uma comparação constante com a série colombiana "Pablo Escobar, O Patrão do Mal", onde o ator fazia uma ótima interpretação do sotaque bem próprio que aparentemente o Escobar real teve.
Mas apesar das críticas ao sotaque do Wagner Moura, muitos desceram o cacete no sotaque de todo mundo, isso porque tem atores de toda parte do mundo e que ficaram também estranhos para eles. Por exemplo sabem o Oberyn? O Víbora Vermelha de Game of Thrones? Pois é, ele é um dos personagens principais na série, só que ele é Chileno. Para quem é nativo é mais fácil disfarçar e imitar sotaques, assim como nós brasileiros podemos reconhecer e imitar sotaques brasileiros ou mesmo o sotaque português. Mas para Wagner Moura que nem falava espanhol a coisa é diferente.

No entanto é preciso notar que os colombianos se deixaram levar pelas emoções, dá pra se colocar no lugar dos caras, afinal de contas é muito fácil dizer "Ah, que caras frescos, estão fazendo algo sobre o país deles na Netflix, eles tem é que agradecer!". Mas imaginem se a Netflix faz uma série sobre o Lampião, chama um argentino que não fala português pra atuar como protagonista e um monte de gringo pra ser o resto do elenco principal, deixando os brasileiros para os coadjuvantes.

Porém a lição que aprendemos com os colombianos, é que quando algo assim acontecer com o Brasil, antes de se deixar levar pelas emoções é preciso ver as coisas além. Narcos não é uma série direcionada para a América Latina, mas para o mundo inteiro, e assim praticamente ninguém que não nasceu na Colômbia vai sentir esse peso do sotaque.

Enfim, já falei mais do que eu prometi, mas é que realmente tem muita coisa pra falar e eu poderia dizer ainda muito mais sobre essa série, porém a matéria ficaria muito longa. Sendo assim eu apenas recomendo que vocês vão logo assistir, pois é maravilhosa! E se antes de tudo você quiser conhecer a história de Pablo Escobar de forma mais profundas, no Brasil existem várias opções.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Huahuahua, série do Lampião seria foda, ótimo post Sky.

    ResponderExcluir
  2. Sky, esclarece o seguinte, ouvi flar que é melhor que breaking bad, confere? É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Cara eu não acho que sejam concorrentes, é cheio das drogas e tal, mas são atmosferas diferentes. Se fosse uma obra que usasse a fórmula americana daria pra comparar.

    ResponderExcluir