Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

The Maker's Eden - Ficção científica com um toque noir

Esse é um daqueles jogos que não demora muito para você perceber que o clima é bastante intenso, com foco muito forte na história. Ele apresenta um universo de ficção científica onde androides são comuns na sociedade, além de certos elementos muito presentes em filmes futuristas, como por exemplo carros voadores. Para aqueles que são fãs de obras do tipo "Eu, Robô", O segundo renascer, ou Ergo Proxy, certamente irão se sentir em casa.



A história apresenta um personagem que de repente desperta em um apartamento, onde duas pessoas o observam e começam a fazer perguntas estranhas, mas logo descobrem que você não é capaz de responder tudo e parece não lembrar de algumas coisas. Isso faz com que eles peçam para que você fique no lugar e saiam, porém em meio as dúvidas, e estranhando ser detido no lugar, acaba fugindo e aos poucos vai adentrando no submundo e descobrindo qual exatamente é o interesse dessas pessoas em você.

O universo desse jogo mistura o presente com o futuro, colocando cidades com um visual padrão que temos na atualidade, prédios de concreto, ruas sujas, etc... Porém ao mesmo tempo adiciona os elementos futurísticos, então há todo um novo sistema de leis, e androides já fazem parte do dia a dia da população, algo com aquele toque bem Blade Runner. Há todo aquele climinha noir, e isso é um ponto muito positivo para o jogo, isso de se viver no submundo, esquivar da polícia e atravessar a cidade em uma noite chuvosa, dá um gostinho muito especial a atmosfera.

A jogabilidade é a de um point and click, no entanto existe uma certa limitação, deixando as coisas ainda mais simples do que esse tipo de jogo costuma apresentar. Segundo a descrição oficial, trata-se de uma versão em primeira pessoa de um hypertext adventure, que para quem não sabe, são aqueles jogos que eram famosos na era do DOS, onde você ia lendo o que estava acontecendo, e fazendo suas escolhas sobre o que acontecia depois. Mas realmente eu achei mais para um point and click padrão, mas sem certos elementos como o de combinar itens. Porém com quebra cabeças que mudam para certas telas especificamente para apresentar o que está rolando.

O visual do jogo é realmente muito bonito, ele tem um formato de motion comic, então você vê personagens na tela em formas de imagens, e o mesmo para cenários, só que existem várias camadas, e assim é possível ver efeitos bem legais, como estar em uma rua, e ao fundo ver uma moto passando, ou mesmo em alguns momentos em que os elementos mostram claramente que há uma profundidade nos objetos, deixando um efeito 3D, mesmo você vendo claramente que são apenas imagens, isso meio que descarta a sensação de serem apenas papéis colados uns em cima dos outros e te faz sentir que está em um lugar 3D mas onde apenas imagens estão presentes e posicionadas em lugares variados.

Enfim, The Maker's Eden é um jogo para quem gosta de atmosfera, se sente bem lendo histórias com climinha noturno, e é uma ótima opção para jogo de final de noite, onde você apenas quer jogar algo calmo antes de ir dormir. Infelizmente está disponível apenas com idioma em inglês, e como os textos são frequentes e a história é o ponto principal, aqueles que não falam o idioma acabam tendo que ficar de fora. Quem se interessar pode dar uma conferida no site oficial do jogo.

Postar um comentário

0 Comentários