Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Adventurezator: When Pigs Fly - Um belo jogo brasileiro!

Eu mal posso conter a minha empolgação em escrever sobre esse jogo, não por ser brasileiro, mas por ter me surpreendido bastante e ser muito mais do que eu esperava. Isso sem contar que tive o prazer de experimentá-lo ainda em sua versão antecipada, mas que foi o suficiente para me fazer ver o potencial incrível e o quanto a equipe realmente trabalhou de forma notável. Esse é daqueles jogos que você observa o quanto foram feitos com amor, e posso dizer com certeza que um jogo nacional não me empolga assim desde Outlive (Porque afinal vocês estão ligados né? Outlive é aventura, é amor, é magia, ação, é adrenalina! Outlive é ousadia, Outlive é Outlive, é perfeito!).

Porcos são criaturas sem dúvidas notáveis, podem ser vistas desde seres nojentos e imundos a adoráveis como o Gaguinho do Looney Tunes. E são as "estrelas" desse jogo, quando vi, a primeira coisa que me chamou atenção foi o subtítulo When Pigs Fly (Quando porcos voam), que apesar de um tom de humor, soa um tanto poético e achei que ficou bem estiloso. Mas tenho que assumir que o que me fez mesmo virar os olhos pro jogo, foi o fato de ser brasileiro, como gosto de analisar obras nacionais, especialmente as que vão parar na steam, eu sabia que ia acabar analisando esse. Não procurei pesquisar muito sobre, e apenas vi algumas screenshots, pois sabia que ia analisar mesmo, sendo bom ou ruim, ser nacional já o tornava interessante o suficiente para apresentar pro povo.

Mas eu tenho que assumir que me surpreendi pra valer, isso porque pelas imagens de um jogo com gráficos bonitos com visão isométrica, eu esperava algo apenas meio genérico onde você controlava algum porquinho e ia passando pelas fases, mas a verdade é que o jogo é muito mais intenso do que eu imaginava.

Essa é daquelas obras que assim que você vê a abertura, já sabe que foi feita com um enorme carinho e que tem uma personalidade própria, o que é simplesmente maravilhoso. Na abertura tudo começou com uma animação bem tosca e algo fazendo referência ao desenho "Pink e Cérebro", quando de repente foi mostrado que aquilo era uma imagem dentro de um computador e aparece o criador do jogo explicando algo sobre, e nessa parte que as coisas começaram a ficar bem interessantes, porque o que pensei foi "Caramba pera aí... Esse aí não é aquele cara lá do estúdio Double Fine? Não... Não pode ser, afinal de contas esse jogo é brasileiro... O criador desse jogo então deve só ser muito parecido com ele e... Mas ei... Pera aí, aquilo ali no canto não é um poster parecido com o de Brütal Legend? É sim... Aquilo ta igualzinho O_O!" quando menos eu esperava, BUM Ò_Ò me aparece que aquilo também era uma tela de computador e aí sim aparece a equipe do jogo, mas a equipe também está dentro de uma tela de computador, que por sua vez está sendo programada pelo Cthulhu uahahahaha. E assim vai, mostrando várias referências, sendo que essa abertura com esse toque de humor tão próprio já foi o suficiente para me cativar.

Quando a tela inicial abriu, já fiquei imaginando sobre o que diabos era o jogo, afinal de contas a abertura não me fez imaginar nada. E assim fui fuçar as opções e logo descobri, que esse é na verdade um jogo para criar jogos point and click, vindo com uma aventura pronta, porém com um criador, sendo assim ao mesmo tempo em que você pode jogar, é possível criar suas próprias histórias, compartilhar com outras pessoas da internet, e baixar histórias de outros jogadores.

O jogo tem muita coisa bastante intuitiva, mas a interface em geral é bem fácil de se compreender, assim como os tutoriais que vão direto ao ponto, apresentando uma tela com setinhas apontando para cada lugar e dizendo o que aquilo faz, sendo que essa tela some se você fazer algum clique, mas basta apertar F1 e lá está a tela de novo com todas as setinhas mostrando o que cada coisa faz. Isso te coloca para entender facilmente.

Você pode criar cenários no maior estilo The Sims, com várias opções em baixo onde você clica e uma nova tabela aparecerá com subdivisões. Por exemplo, se você clica em paredes, abrirá uma tabelinha com paredes, portas e janelas pra você construir, se apertar em móveis, terá cadeiras, mesas, etc... E assim vai. Desse jeito você pode criar cenários que variam e vão desde casas até pequenas vilas.

Também é possível se criar certas condições, como para onde é o norte e o horário, e ainda é possível se fazer as suas próprias apresentações que ocorrerão em momentos determinados por você, e assim é possível brincar com a câmera, colocando um ponto inicial, e depois um ponto final para ver ela se movendo. Quanto aos personagens você também pode por falas, e opções para que esses interajam, até mesmo em objetos é possível se por opções para interagir. É possível ainda criar os seus próprios personagens, não existem apenas porcos, existem diversos tipos de personagens, incluindo humanos e orcs, e você monta da forma que achar mais adequada, e depois é só colocá-los em cena, e assim criar ações para eles.

Graficamente o jogo é lindo demais, ele usa um visual Cel Shading, e as texturas em geral são ótimas, você aproxima bem a câmera e pode notar o quanto os objetos foram feitos com cuidado, é bastante maravilhoso, isso sem contar com efeitos colocados, por exemplo se você colocar uma luminária em uma parede, dependendo da posição, as sombras irão acompanhar, e as vezes é possível até mesmo se ver detalhes interessantes, como por exemplo o efeito do fogo se movendo fazendo uma sombra ficar trêmula.

Enfim, ta aí um jogo brasileiro maravilhoso e feito com um cuidado incrível, o toque de humor apresentado é muito agradável e transmite bem uma personalidade própria capaz de fazer até o mais rabugento gargalhar. Vale a pena dar uma conferida no site da G2A, pois lá eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários