Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A incrível forma de se gravar certas coisas...

Sabem, eu assisto muitos filmes para poder fazer análises, no entanto não sou cinéfilo, é bem difícil eu acompanhar a produção de um filme e também tem muitos elementos técnicos que eu não sei do que se tratam. Porém apesar de tudo eu não consigo evitar parar de admirar certas cena que são apresentadas e percebo que a maioria das pessoas só fica fascinada mesmo com o entretenimento que a obra é capaz de proporcionar.

Mas a verdade é que um vídeo pode ser pura arte não apenas na história em si, mas na forma que é apresentado. Tem certas coisas que me fazem ficar pensando em como foram filmadas. Eu sei que hoje em dia com o avanço da computação gráfica já é possível ver qualquer coisa que se imagina. Simplesmente se você imaginar algo, essa coisa pode ser feita em um computador e colocada lá, mas existem filmes antigos e até mesmo filmes atuais que você vê cenas que sabe muito bem que não usaram computação e fica pensando "Como os caras fizeram isso?".

Bom, até mesmo filmes em preto e branco, tem alguns que quando assisto eu imagino como alguns efeitos especiais foram feitos, afinal em uma época sem computadores, aquilo realmente podia ser chamado de "A verdadeira magia do cinema" porque o que os caras faziam era simplesmente fora do normal, lindo demais. Fico pensando em como algumas ideias foram fodonas para serem aplicadas.

Eu fico vendo por exemplo filmes até mesmo toscos como o Pneu Assassino e imagino, como diabos eles fizeram para o Pneu andar? Tem algumas cenas que até que dá pra imaginar, porque a câmera não pega ele inteiro, mas tem outras que são mesmo um pneu andando sozinho, e se já imagino algo difícil com uma roda, imagina o brinquedo assassino? Eu via que os caras usaram algumas técnicas que eram sacadas ótimas pra disfarçar, outras parecem ter colocado um anão ou uma criancinha vestida de Chucky, mas tem certos momentos, que nossa, são incríveis mesmo!

E as cenas com animais? Sempre aparece aquele negócio de "Nenhum animal foi machucado durante as filmagens" mas por exemplo no próprio pneu assassino, o escorpião que foi esmagado, eu me pergunto, será que os caras se deram mesmo o trabalho de mandar fazer um escorpião falso esmagado pra usar na cena? Ou será que simplesmente mataram o bicho e ninguém saberia? Quem iria atrás pra ver se ta vivo? E como iriam provar que não machucaram mesmo? Kkkkkk. Além de cenas com crianças também, tem coisas traumatizantes, fico pensando "Como fizeram essa criança chorar?" será que deram um susto no pirralho pra ele chorar naquela hora? Será que a mãe toparia por causa da grana? Uahahahhaha.

Agora sem dúvidas o que mais me surpreende e me chama a atenção são os ângulos de câmera e forma como são capturadas. Tem certos detalhes que vejo que a maioria simplesmente não para pra pensar, afinal é algo como "Ah é um filme... Os caras sabem como fazer então tanto faz..." mas por exemplo tem obras que pegam tomadas inteiras de uma só vez, por exemplo essa cena de OldBoy:

Nossa eu sei que é uma cena de pancadaria, mas olha o tamanho da cena mostrada de uma única vez, não há cortes por um período enorme, portanto a atuação dos personagens tem que ser sincronizada enquanto a cena durar. E esse é um exemplo que se pode até disfarçar levemente porque tem muita coisa acontecendo e com socos pode se errar mesmo, no entanto tem obras que conseguem criar cenas fabulosas e que não se pode errar nem um pouco, tem que ser absurdamente sincronizado. Um exemplo bom é a cena de introdução de Donnie Darko na escola, é simplesmente maravilhosa! E não lembro qual episódio de Arquivo X é, mas tem uma cena com a Scully em que ela começa em um andar e a câmera vai acompanhando e ela usa até o elevador, desce e a sequencia continua em outro andar, mostrando ela falando com outros personagens e coisas indo acontecendo. Agora imaginem que dificuldade em fazer tudo sair perfeitinho? O câmera entrando junto com ela no elevador e tudo mais? Uahahhaha, se alguém tiver manda nos comentários.

Outro tipo de coisa quanto a câmeras que me fascina também são ângulos, tem alguns que são muito impossíveis e me faz pensar "Esse cenário é falso e arrancaram a parede?" ou até mesmo "Nossa, como conseguiram capturar isso sem ter pego a câmera? Um bom exemplo é o filme O maníaco, é fabuloso como tem cenas no espelho olhando tão diretamente, algumas é até possível perceber que há uma leve torcidinha onde se pode esconder a câmera, só que tem umas que eu via e só pensava "Nossa... Será que tem uma câmera escondida na roupa do Elijah Wood capaz de gerar essa qualidade?".

Enfim, essa é só uma postagem para mostrar o quanto fico fascinado com certos detalhes de filmes e acho que muita gente poderia tirar muito mais proveito se parasse para admirar também algumas maravilhas que certos diretores fazem.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Uma vez fiquei curioso sobre cenas de sexo em filmes, alguns (praticamente todos, os atores ficam de tapa sexo e se usa um jogo de camera pra parecer que tao fazendo amor (ui amor XD).), mas tem alguns filmes que realmente o bicho pega *---* , deve ser (bomXD) tenso....

    ResponderExcluir
  2. Fiquei impressionado quando vi como eram feitas as cenas com hobbits e anões nos filmes do LOTR e do próprio O Hobbit. No LOTR foram usados esquemas de câmera e dubles baixinhos, e hobbit computação mas dentro do bolsão o bixo pega. No LOTR tinha, além dos ângulos, objetos esticados ou adaptados para fazer atores que estão em distancias diferentes parecerem estar de frente um para o outro, tudo sem computação. No hobbit foram criados dois cenários em proporção, Gandalf no grande, hobbit e anões no menor atuando como se estivessem no mesmo espaço, e depois juntaram tudo. Cara, impressionante.

    ResponderExcluir
  3. Cara, esse é o pensamento que eu sempre tive quanto a filmes. Você expressou da mesma maneira que eu analiso. xD

    ResponderExcluir