Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Pessoas que não entendem o problema dos DLC's

Às vezes eu me pergunto se algumas empresas são mesmo muito burras ou simplesmente gostam de se fazer de desentendidas. Mas logo tiro isso da cabeça e chego a conclusão de que estão mesmo fingindo não entender o problema, afinal existem milhares de pessoas para explicar pra elas qual o problema e esse papo de "Não entendi" simplesmente não cola. No entanto eu vejo que tem pessoas que também acabam perdidas ao verem que tem gente que aplaude alguns DLC's e xinga outros.

Muitos jogadores acham esquisito o ódio por DLC's por acharem que são equivalentes a expansões de jogos que bem antes da popularização dos DLC's já estavam na ativa. Outro motivo para que as pessoas achem estranho é porque ninguém é obrigado a comprar, basta a pessoa ignorar o extra e pronto.

O DLC em si não é um problema, pelo contrário, esse tipo de conteúdo é muito bem vindo, no entanto as empresas matam o sentido deles para poder lucrar mais em cima. A capcom por exemplo quando lançou Street fighter X Tekken para consoles colocou um DLC dentro do próprio disco. Ou seja isso foi praticamente dizer que as pessoas iriam pagar pelo jogo e mais pra frente teriam a opção de pagar novamente por algo que já estava ali disponível. Quando os jogadores descobriram que estava no disco já tinha o DLC com vários personagens extras, eles arrumaram uma forma de destravar e jogar, e o mais surpreendente é que a CAPCOM ficou indignada como se tivesse sido roubada. Na certa ela imaginou que ao invés de ter que pagar servidores, seria mais barato já colocar no disco assim além dos jogadores terem que dar mais dinheiro pra ela, ela ainda não teria que investir nem na transferência de dados.

Depois do escândalo a empresa decidiu "resolver" o problema na versão de PC e ela ouviu os gamers vendo que não gostaram dela ter feito isso, e o que ela fez? Simples, decidiu que o conteúdo extra não viria mais no disco, ao invés disso ela iria vender por download! E ela fica nessa de fingir que não ta entendendo o que está acontecendo.

Eu sei, tem gente que está se perguntando ainda "Mas e daí? É só não comprar!" só que o problema é o desrespeito. Empresas que anunciam um jogo já falando do DLC que vai vender depois poderiam muito bem colocar esse conteúdo já no final do jogo e não dizer que separou uma parte pra vir depois. Agora se a empresa tempos depois oferecer um DLC é outra coisa, isso significa que ela viu que poderia colocar algo a mais no jogo e decidiu criar isso, o que é diferente de já fazer o produto e separar pra poder cobrar mais depois.

É lógico que pode ser também que uma semana antes do lançamento por exemplo os funcionários da empresa tenham uma ideia e decidam falar logo pro publico que vão lançar um DLC, mas realmente não pega bem, é melhor que os caras deixem em segredo ou esperem ao menos um dia após o lançamento para dizer que estão fazendo mais coisas. A sensação é de ser enganado.

Então o ódio por DLC's específicos não é por puro preconceito com certas empresas, e com certeza o problema não é pagar, afinal convenhamos que custa dinheiro criar algo e nada mais justo do que pagar pelo investimento da empresa. Claro que de graça é sempre mais gostoso e tem empresas que fazem bonito como a Valve por exemplo oferecendo DLC's de graça pra PC, no entanto se a empresa cobrar mas fazer as coisas direito, com certeza não receberá críticas pesadas em cima da atitude que tomou.

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Vale lembrar que nem sempre "É só não comprar"... Por exemplo pra quem joga um jogo de luta a nível competitivo, é fundamental saber enfrentar cada um dos personagens e daí um que já está no disco você tem que pagar a mais por eles?

    ResponderExcluir