Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O Nintendo futurístico dos anos 80 nunca lançado!

A Consumer Electronics Show é uma feira profissional que acontece nos Estados Unidos todos os anos, o objetivo dessa feira fechada é apresentar novos produtos tecnológicos. E na edição de 1985 a nintendo estava participando, pois em breve lançaria o Nintendinho e assim tinha que apresentá-lo. No entanto uma coisa muito interessante é que ao contrário do que a maioria pensa, a Nintendo não pretendia lançar o console que todos conhecem hoje em dia, mas sim algo muito mais futurístico.



Como o seu objetivo era chamar muita atenção com o lançamento internacional de seu produto, ela decidiu reestruturar ele de uma forma que fosse inovadora, e assim criou um novo design e adicionou uma série de melhorias ao seu video game para apresentar na Consumer Electronics Show. E o resultado definitivamente foi surpreendente.

A nintendo decidiu que iria fazer um PACTO Ò_Ò com a Atari para criar algo diferente e assim nasceu o Advanced Video System, que se trata do Nintendo 8 bits aprimorado. Esse além de ter um design diferente, muito mais polido e adulto, era cheio de itens muito bacanas que davam um adicional a mais na coisa.

Vinha acompanhado com com dois controles, um teclado estilo de computador, um teclado musical, uma pistola, uma unidade para armazenamento de dados e um manche para simuladores de voo. Daí você começa a falar "Nossa, quanto fio, imagina isso tudo ligado?" mas aí vem a surpresa, era tudo sem fio! O console vinha com sensores infra vermelho que se conectava aos seus dispositivos.

O visual era muito mais moderno que o Nintendo 8 bits que todos conhecem em vários detalhes, não apenas o console, mas seus acessórios traziam certos detalhes que só anos depois se tornariam padrão, por exemplo o teclado de computador não tinham as tradicionais letras grandonas pra fora, mas era fininho e haviam várias ainda funções de computadores da época que podiam ser usadas, o video game não seria usado apenas para jogar mas também para compor músicas e editar os próprios jogos.

Infelizmente o projeto foi por água abaixo porque a nintendo estava secretamente licenciando uma versão de Donkey Kong para uma concorrente da Atari chamada ColecoVision, o que ela não esperava é que um executivo da Atari acabasse descobrindo e aí já viram né? A treta rolou solta! Ò__Ò.

Mas o fato desse executivo ter descoberto e acabado com a festa não significa exatamente que esse console viesse a ser lançado. Uma série de problemas ocorreram na época, o custo de produção era altíssimo devido à tecnologia aplicada, isso com certeza iria assustar o publico apesar da quantidade de vantagens que um aparelho desses trazia. Mas imagina se tivesse acontecido? Nós vemos os consoles atuais da nintendo e pode ser que nenhum deles existisse da forma que é.

O fogo de video games da época eram crianças e o design era muito adulto, claro que isso poderia não ser problema pois adultos acabariam se atraindo pelas outras opções que o aparelho oferecia, já que ele tinha também opções de PC's da época. O infravermelho estava dando problema, logicamente como era um protótipo, poderia ser aperfeiçoado ainda, mas vai saber né? Isso nos leva às mesmas perguntas do que aconteceria se aquele projeto da "Steam" brasileira dos anos 80 tivesse feito sucesso.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. po sky... fiquei com preguiça de ler esse texto pq mt gigante... mas eu li aquela frase com o "PACTO" pq me chamo atençao... e ja tem erro de portugues ¬¬ "que se trata do nintendo 8 bits aprimirado"

    ResponderExcluir
  2. Isso não foi um erro de português meu caro, foi um erro de digitação. Mas obrigado, arrumei.

    ResponderExcluir
  3. cara eu nunca itendi esse bagulho de infra-vermelho por so da época q tinha acabado de lançar o bluetooth, meus amigosfalavam de passar coisa por infra-vermelho mas nunca vi a diferença dos dois

    ResponderExcluir