Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Pluto | Mangá do mesmo criador de Monster apresenta versão de Astro Boy para adultos

É verdade que temos diversos mangás não muito adequados para menores, obras como Uzumaki ou mesmo Chainsaw Man podem ter conteúdos perturbadores para algumas pessoas. No entanto ser chocante é diferente de ser maduro. E quando procuramos algo focado no público adulto, fica bem mais difícil, sendo fácil mencionar obras-primas como o maravilhoso Monster, já que o mundo dos mangás é dominado por obras Infantojuvenis. No entanto nem todo mundo sabe, mas nem todo mundo sabe que o autor Naoki Urasawa tem mais obras, e Pluto é um grande destaque.
 
O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.
 
É impressionante como nossas paixões de infância podem fazer surgir verdadeiras maravilhas quando ficamos adultos. E Pluto é o resultado disso! Astro Boy é um mangá lançado em 1952 que conquistou as crianças japonesas daquela época. Embora Naoki Urasawa tenha nascido somente em 1960, o mangá de Osamu Tezuka foi publicado até 1968, e se manteve em alta mesmo após o fim, por causa da adaptação para anime em 1963, que foi um marco, já que foi a primeira série animada japonesa, o que o faz ser considerado o primeiro anime nos padrões modernos.
Já era possível ver como Naoki Urasawa era fã, você vê pelo seu traço tão diferenciado, que parece muito mais uma mistura de um mangá clássico com imagens realísticas do que o padrão de mangás genéricos que conhecemos atualmente. Mas também é possível ver nas obras, como o Dr. Tenma de Monster, que é o responsável por fazer uma criança voltar à vida. Já em Astro Boy temos o Dr. Tenma, responsável por criar o Atom (O Astro Boy).

E assim, em 2003, aproximadamente meio século após o mangá original, Urasawa decidiu colocar pra fora de vez o seu amor, e lançou Pluto. A coisa começa curiosa já pelo nome, ao invés de "Astro Boy", o título do mangá é o do mais poderoso vilão da obra de Tezuka. E ao invés de algo para crianças, ele fez uma trama complexa e realista, apresentando uma visão muito séria desse universo.
Você com certeza vai ficar maravilhado ao ver um universo que era fofinho, ser usado como um suspense policial cabuloso difícil de se achar. Digo isso, porque mesmo obras com forte teor psicológico, como o aclamado universo de Evangelion, você nota que tem muitos elementos de anime padrão, climinha de aventura, piadinhas, etc... É difícil achar um que mantenha a compostura e tente algo bem realista, como é esse caso.

Dá pra contar nos dedos as obras futurísticas que fazem isso, como é o caso de Akira, que apresenta um conceito maduro pra caramba e que qualquer parte engraçada se encaixa exatamente porque são entre membros de uma gangue, e não personagens de alta patente querendo fazer piada. Outro exemplo é The Ghost in the Shell, que embora tenha piadas, a história é tão robusta, bem detalhada e profunda, que chega a ser uma leitura um tanto chata e difícil de ler de uma só vez e o fato de não tem o "climinha de aventura", faz com que qualquer alívio cômico não tenha impacto algum na seriedade da obra.
Já Pluto, o foco é realmente em algo para simular um possível futuro para a humanidade. Não é uma história do Astro Boy como super-herói. Na verdade ele nem é o protagonista da história. Existem múltiplos personagens e pontos de vistas, mas o principal foco é no investigador Gesicht, da Europol, que entra em um caso macabro envolvendo robôs.

Nesse futuro, a inteligência artificial evoluiu tanto, que chegou ao nível humano. Isso fez com que os direitos dos robôs fossem aumentando a ponto de começarem a simular pessoas. É um mundo de paz entre humanos e máquinas, existindo uma boa harmonia. Até que o mundo é pego de surpresa, quando  Mont Blanc, um dos mais poderosos robôs do mundo é destruído. E não demora para um segundo também ser. Os dois casos tem uma semelhança, foram deixados chifres como "assinatura" do responsável.
Enfim, Pluto é um mangá focado no público adulto com uma história intrigante que envolve organizações internacionais, corrupção, guerras, injustiças sociais e você pode notar um baita de um mundo construído de forma elegante e com notável amor extremo do autor. No Brasil foi publicado inicialmente pela Panini completo com 8 volumes em 2018, e então em 2023, com a vinda do anime, ela lançar a em edição de luxo. Confira:

 
O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.

Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!
 

Sobre Naoki Urasawa

O mundo do mangá é um terreno fértil para artistas e escritores talentosos, e um dos nomes mais proeminentes nesse cenário é o de Naoki Urasawa. Nascido em 2 de janeiro de 1960 em Tóquio, Japão, Urasawa conquistou reconhecimento internacional por suas histórias envolventes, personagens complexos e estilo de desenho distintivo. Ele é amplamente considerado como um dos mestres da narrativa no mundo do mangá e tem um legado duradouro na indústria.

Obras Notáveis

Urasawa é conhecido por várias obras notáveis que cativaram leitores em todo o mundo. Aqui estão algumas de suas séries mais icônicas:

  1. Monster (1994-2001): Uma das obras mais famosas de Urasawa, "Monster," é uma história complexa que gira em torno do cirurgião Dr. Kenzo Tenma, que se envolve em uma trama de assassinato após salvar a vida de um paciente que se torna um serial killer. A série é um thriller psicológico que explora temas de moralidade e responsabilidade.

  2. 20th Century Boys (1999-2006): Esta série épica acompanha um grupo de amigos que se tornam adultos e, eventualmente, se encontram envolvidos em eventos misteriosos que eles mesmos previram quando eram crianças. A história envolve conspirações, cultos e reviravoltas surpreendentes.

  3. Pluto (2003-2009): Inspirado no trabalho de Osamu Tezuka, criador de Astro Boy, "Pluto" é uma releitura moderna de uma das histórias do Astro Boy. A série examina temas de humanidade, identidade e conflitos entre humanos e robôs.

  4. Billy Bat (2008-2016): "Billy Bat" é uma narrativa intrincada sobre um desenhista de quadrinhos que descobre que a criatura fictícia que ele criou, Billy Bat, pode estar ligada a eventos reais e conspirações que se estendem por décadas e continentes.

  5. Master Keaton (1988-1994): Esta série segue as aventuras de Taichi Hiraga-Keaton, um arqueólogo, historiador e ex-membro da SAS britânica que viaja pelo mundo resolvendo mistérios e problemas para pessoas comuns.

Estilo Distintivo e Narrativa Profunda

O trabalho de Naoki Urasawa é conhecido por seu estilo de desenho detalhado e realista, o que contribui para a imersão do leitor em suas histórias. Além disso, suas narrativas são ricas em complexidade, com enredos interligados, personagens bem desenvolvidos e reviravoltas surpreendentes. Ele tem a habilidade de criar mundos autênticos e personagens memoráveis que ressoam com o público.

Urasawa é mestre em explorar temas profundos, como moralidade, identidade, responsabilidade e as complexidades da natureza humana. Suas histórias muitas vezes questionam as fronteiras entre o bem e o mal, levando os leitores a refletirem sobre questões existenciais e éticas.

Reconhecimento Internacional

O talento de Naoki Urasawa não se limita apenas ao Japão; suas obras ganharam aclamação global. Ele é frequentemente convidado a participar de convenções de quadrinhos em todo o mundo, onde compartilha suas ideias e experiências com os fãs. Suas obras foram traduzidas para vários idiomas, permitindo que uma audiência diversificada tenha acesso a suas histórias fascinantes.

Conclusão

Naoki Urasawa é um dos mangakas mais influentes de sua geração, e sua contribuição para a indústria do mangá é inegável. Com suas narrativas envolventes, personagens cativantes e estilo de desenho distintivo, ele cativou leitores de todas as idades e origens ao redor do mundo. Sua capacidade de explorar questões profundas e morais, enquanto mantém o público ansioso por mais, faz dele uma figura destacada no mundo do mangá. A influência duradoura de Naoki Urasawa é um testemunho de seu talento e dedicação à arte da narração de histórias em quadrinhos.

Postar um comentário

0 Comentários