Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Eresys | Jogo coop lovecraftiano onde você é um cultista do horror cósmico

Já postei uma tonelada de assuntos relacionados a horror cósmico aqui no Blog Nerd Maldito, e chegou a hora de falar sobre mais uma obra do gênero. Mas ao contrário da maioria das adaptações lovecraftianas, que tem forte foco em uma jornada solitária. Hoje é dia de um jogo que mostra um outro lado de duas formas. A primeira, é que se trata de um game cooperativo e a segunda é que aqui você é um cultista e não um dos mocinhos! Então se você amou a proposta do RPG Cultos Inomináveis, mas queria algo digital, vai adorar esse aqui.

Na história, um culto adora a entidades antigas e incompreendidas pela humanidade. Elas são extremamente perigosas e por isso agem com cautela. No entanto, um membro começa a passar dos limites, até finalmente ser expulso. Porém, ele vai até uma ilha e executa sozinho um ritual que abre um portal, despertando o horror e liberando criaturas no lugar, que rapidamente destroem os habitantes e causam destruição. Agora, um grupo de cultistas é enviado para executar um ritual que feche a passagem para o além.
Normalmente jogos lovecraftianos são mais focados em experiências singleplayer, como é o caso do maravilhoso Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth, que é uma das melhores adaptações que já vi, ou o mais conhecido Call of Cthulhu, além de várias outras obras como Elden: Path of the Forgotten, a pequena obra prima que é Darkwood, o insano Stygian: Reign of the Old Ones, o solitário Sunless Sea, o absurdamente viciante Eldritch, entre muitos outros! Mas aqui a coisa te coloca para enfrentar o horror com os amigos!
 
Eresys é um jogo online cooperativo inspirado no universo de H.P. Lovecraft, que oferece uma experiência imersiva e desafiadora para jogadores que gostam de trabalhar em equipe para enfrentar entidades aterrorizantes. Os jogadores precisam explorar uma ilha isolada, coletar recursos, e enfrentar monstros que calculam suas ações e reagem de maneiras diferentes.
Não vou dizer que foi o primeiro jogo multiplayer lovecraftiano ou o primeiro a colocar os personagens como malvados, já que tem jogos com leves toques lovecraftianos que são multiplayer, além de obras puramente lovecraftianas, como o survival cooperativo lovecraftiano em mundo aberto, Fade do Silence. Mas ele com certeza foge do padrão, usa elementos clássicos como a ideia de mar e ilha tão padrão e que vemos em obras como The Chant, mas coloca jogadores do outro lado da história, como já vimos em Cultist Simulator. Mas aqui temos esses dois elementos, o multiplayer e o fato de ser um cultista.

Mas só pra deixar claro, o jogo também tem singleplayer, porém é notável que ele foi projetado pra ser uma experiência cooperativa. É possível jogar desde sozinho até em grupos de quatro jogadores. Tudo começa com vocês chegando à ilha e tendo uma certa quantidade de suprimentos disponíveis para pegar e usar durante a jornada. E então precisam fazer uma série de coisas pra conseguir concluir o ritual e banir o antigo dessa dimensão.
Os itens básicos que cada um vai carregar são lamparinas e óleo para abastecê-las. Nem sempre todo mundo vai ter uma, portanto pode ser que vocês precisem ficar uns próximos dos outros. A luz ajuda a proteger, mas também pode atrair alguns tipos de inimigos. Você precisa ficar preparado pra forma que vai usar, além de ter que ficar de olho na quantidade de óleo que tem.

Um tomo no estilo do Necronomicon também está presente, e tem 30 páginas espalhadas pela ilha. Somente um jogador pode carregar o livro. Ele brilha com a presença de páginas próximas e assim ajuda a localizar cada uma. Se um jogador coleta uma folha, ele tem que ir até aquele que carrega o livro pra entregar. Somente com o livro completo, será possível fazer o ritual completo.
Também é necessário achar frascos para coletar sangue cerimonial de vítimas de sacrifício e usar em altares para fazer surgirem esferas. É preciso de sangue o bastante para formar uma esfera e é necessário conseguir quatro esferas para poder completar o ritual de banimento. As coisas do jogo aparecem de forma aleatória.
Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!

A ilha também está repleta de locais como cavernas, casas em ruínas, altares e etc. É cheio de pequenos elementos interessantes como o fato de que você não pode olhar diretamente para algumas das criaturas, pois isso afetará sua visão. Existem terras amaldiçoadas ou "cervos infestados" que trazem maldições e precisam de luz para que a maldição passe, pois se não for retirada, o jogador será perseguido constantemente por entidades.
Também estão presentes elementos de stealth que caem muito bem, indo desde se abaixar para fazer menos barulho, até ficar em silêncio quando estiver na presença de entidades, pois aquele grito de "Socorro, tem um deles aqui", não vai ser ouvido apenas por seus amigos, mas também pelas criaturas presentes, o que pode garantir que vão pra cima de você.

Quanto mais fundo vocês forem nos rituais, mas agitadas ficarão as entidades, que vão passar a caçar o grupo com mais ferocidade. Você escolhe como jogar dependendo da habilidade dos seus amigos. O básico é todo mundo andar junto, mas podem se dividir em dois ou se forem muitos habilidosos, cada um pode ir para um lado na ilha, coletar sozinho o que achar e depois retornarem para o início com o que têm.
Enfim, esse jogo lembra coops como Phasmophobia, Devour, Stay Close, Lunch Lady e outros games de terror cooperativo. Então é aquela coisa feita para uma partida rápida e também o tipo de jogo que você repete de novo e de novo. Normalmente você vai gostando mais a cada vez que joga, pois percebe que consegue ir mais longe.

E se quer comprar games sem gastar muito, dá pra conseguir keys baratinhas de diversos jogos da Steam, recomendo sempre dar uma olhadinha no preços das keys da Steam (e outras lojas) à venda na GMG, muitas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e comprando keys lá, você acumula XP, que gera várias vantagens como descontos extras nas próximas compras e até jogos grátis! Dê uma conferida aqui:
 
(Sempre fique de olho na página inicial da loja, que frequentemente aparecem cupons de descontos que são cumulativos com promoções já aplicadas!)

 
A popularização do horror cósmico fez o desejo por Games lovecraftianos crescer cada vez mais
 
O horror cósmico é um subgênero da ficção científica e da literatura fantástica que envolve a exploração de temas como o universo, o sobrenatural, a mitologia e a religião. A popularização desse tipo de horror tem crescido nos últimos anos, e isso tem levado a um aumento no desejo por jogos que são inspirados em escritores como H.P. Lovecraft, que é considerado o pai do horror cósmico.

O crescimento da popularização do horror cósmico pode ser visto em vários aspectos da cultura pop, incluindo filmes, séries de TV e, claro, jogos. E obviamente, com a quantidade de pessoas demonstrando interesse, os games lovecraftianos têm ganhado destaque nos últimos anos, e isso tem sido impulsionado em parte pela popularidade dos jogos de terror em geral.

Os jogos lovecraftianos geralmente envolvem monstros, criaturas alienígenas e outras formas de terror cósmico. Os jogadores são frequentemente colocados em situações de perigo, tendo que lidar com criaturas e fenômenos paranormais que desafiam a compreensão humana. O objetivo do jogador é geralmente sobreviver e descobrir os segredos ocultos por trás do terror que enfrentam.

Entre os jogos lovecraftianos mais populares está "Call of Cthulhu", que é inspirado nos escritos de Lovecraft e apresenta elementos como a Necronomicon, Cthulhu e outras criaturas e eventos dos mitos lovecraftianos. Outro exemplo é "Bloodborne", um jogo que apresenta uma ambientação sombria e uma trama que envolve mistério, horror psicológico e monstros grotescos.

Um aspecto interessante dos jogos lovecraftianos é que muitos deles envolvem elementos de culto e adoração a entidades cósmicas. Os jogadores geralmente têm que lidar com cultos que tentam trazer essas entidades para o nosso mundo, e isso pode adicionar uma camada extra de mistério e tensão ao jogo.

Embora os jogos lovecraftianos sejam geralmente associados ao horror e ao sobrenatural, muitos deles também envolvem elementos de aventura e fantasia épica. Os jogadores podem se encontrar em mundos de fantasia sombria, lutando contra monstros e enfrentando perigos que desafiam sua coragem e sua inteligência. Lembrando que, apesar de não ser tão falado, o próprio Lovecraft criou seu universo de fantasia que é dentro dos Mitos de Cthulhu, estou falando do Ciclo dos Sonhos.

A popularização do horror cósmico tem levado a um crescimento no desejo por jogos lovecraftianos. Esses jogos apresentam elementos de terror, mistério e sobrenatural, e são frequentemente diretamente inspirados nos escritos de H.P. Lovecraft e outros autores que exploram temas similares. Com uma crescente demanda por jogos desse tipo, é provável que vejamos ainda mais títulos surgindo nos próximos anos, oferecendo aos jogadores uma variedade ainda maior de experiências de terror e aventura.

Postar um comentário

0 Comentários