Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Cultist Simulator | Se torne um cultista e desvende o desconhecido

Nós sabemos muito bem que existem vários livros sobre ocultismo, e é aquele tipo de coisa que deixa as pessoas intrigadas. Mas já pensou como seria entrar em um culto relacionado a uma força sinistra? Nesse simulador de cultista você passa por todos os passos, indo desde uma pessoa que não entende nada, até um líder fanático que atrai novos membros.



A história se passa na década de 1920 e você assume o papel de personagens da época, sendo que na primeira jogatina é uma pessoa que teve uma educação precária, mas quer crescer na vida, e assim arruma um emprego em um hospital para pessoas com problemas mentais. Porém algo curioso acontece, você conhece alguém peculiar e logo começa a ter sonhos estranhos, assim como parece entrar cada vez mais em um mundo que desconhece.

Esse jogo é realmente curioso em sua apresentação, ele é do mesmo criador de Sunless Sea, o que deixou muita gente empolgada imediatamente e nem preciso falar que tem inspiração na obra de H.P. Lovecraft, e a coisa foi realmente a fundo, apresentando cultos, entidades, loucura e até mesmo algo semelhante ao Ciclo dos Sonhos.

O jogo é uma mistura de livros jogos com Doodle Devil e um toque de The Sims. Essa estranha combinação acaba gerando algo bastante diferente, te dando uma sensação de imensa liberdade, mas ao mesmo tempo apresentada de forma minimalista, sendo bem compacta em sua essência. Naturalmente é o tipo de obra que pode causar muito vício.

A partida é toda apresentada em uma mesa, nela existem as peças interativas que estão ali para você fazer ações ou para simbolizar algo que está acontecendo. Cada uma delas apresenta uma contagem regressiva quando está ativa. Algumas como a "Tempo" são ativas permanentemente e ficam em contagem regressiva constante, sendo que cada vez que atinge zero, consome recursos seus.

As cartas são das mais variadas, indo desde pessoas até informações. Recursos básicos como saúde e dinheiro também são representados por cartas, sendo que você tem uma quantidade delas que vai diminuindo à medida que o tempo passa ou que você as usa para tentar novas coisas, como gastar recursos em pesquisa.

A parte que me referi a parecer com um livro jogo, é que você escolhe o que vai fazer e como vai fazer. Existem outros jogos que as escolhas são baseadas em cartas como Chainsaw Warrior: Lords of the Night, Hand of Fate ou Reigns, no entanto esse se destaca porque a coisa não é linear e você tem múltiplas cartas que usa como escolhas.

Já o que quis dizer quanto a se parecer com Doodle Devil, é que você tem que combinar as cartas, colocando-as nas peças interativas. Por exemplo existe a peça "Falar", você pode colocar uma carta de personagem ali e receber informações novas, que podem ser novas cartas com novas possibilidades ou novas peças interativas, que abrirão novas possibilidades.

E em relação a The Sims, é o fato de que você não apenas escolhe o caminho do seu personagem, mas precisa também mantê-lo vivo, podendo entrar em empregos para se manter vivo, e também precisando ficar de olho nos seus atributos. Por exemplo se suas cartas de  vitalidade acabarem, você morre por não ter mais saúde e o jogo acaba.

A verdade é que essa não é a primeira vez que o universo de Lovecraft é transformado em experiência narrativa no mundo das cartas. Existe por exemplo o Mythos, que é um jogo físico. Mas o maior diferencial de Cultist Simulator é a quantidade de possibilidades. Aqui você realmente vê uma narrativa inteira.

O visual do jogo é muito bonitinho, com imagens simples e limpas. No entanto o maior desafio pode ser o fato de que é totalmente em inglês. Isso faz com que seja necessário dominar a língua ou ter uma força de vontade imensa. Boa parte das cartas pode ser decorada e quando se joga bastante, muitas delas  você já sabe do que se trata só pelo tipo, mas no início pode ser cansativo.

Enfim, Cultist Simulator é um daqueles jogos indie que juntam vários elementos em um e acabam conseguindo encantar por isso, especialmente se a pessoa for fã de H.P. Lovecraft. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na steam, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários